TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Relações Interpessoais

Por:   •  6/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE MARIA MILZA

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

ALINE KAREN

ARIANE

BRENNO BULHÕES

JOVANA MAIA

RESUMO

GOVERNADOR MANGABEIRA – BA

2021

ALINE KAREN

ARIANE

BRENNO BULHÕES

JOVANA MAIA

HABILIDADES SOCIAIS

Trabalho apresentado ao docente Frederico Medeiros, articulador da disciplina Relações Interpessoais, como requisito parcial de nota do segundo bimestre letivo 2021.1 do curso de bacharelado em Nutrição da Faculdade Maria Milza – FAMAM.

GOVERNADOR MANGABEIRA – BA

2021

A pessoa inteligente não é somente aquela que possui a capacidade mental para aprender, raciocinar e aplicar conhecimento, mas também, aquela que tem habilidade para se adaptar a novos ambientes, locais, circunstâncias, bem como, aquela que consegue compreender ideias, pensamentos, relacionamentos e sentimentos. Além disso, um indivíduo inteligente é aquele que detém da capacidade de interagir com o meio em que vive, superando os desafios e situações encontradas, solucionando problemas e sabendo se relacionar da melhor forma possível com familiares, amigos, colegas de trabalho, e até mesmo, com pessoas desconhecidas.

A inteligência se subdivide em oito tipos, sendo eles: linguística, musical, lógica/matemática, visual/espacial, corporal/cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. A inteligência linguística é aquela em que o indivíduo sabe lidar perfeitamente com palavras, utilizando a comunicação oral e a escrita para este fim; a musical, é aquela em que a pessoa produz e diferencia sons, ritmos e timbres; a lógica/matemática, é aquela em que o indivíduo tem facilidade em resolver cálculos e problemas; na visual/espacial, as pessoas possuem muita desenvoltura para a visão do todo, 3D; na corporal/cinestésica, ocorre a  utilização do corpo para desenvolver-se profissionalmente, principalmente; a interpessoal, é a inteligência que ajuda o indivíduo com gestos e palavras, ou seja, que o auxilia a se relacionar socialmente, permitindo a empatia; a intrapessoal, é aquela que possibilita à pessoa se compreender e se controlar internamente; a naturalista, possui relação com questões da natureza e ajuda o indivíduo à sobreviver.

A inteligência emocional está intimamente associada com a inteligência interpessoal e com a inteligência intrapessoal, visto que relações saudáveis consigo mesmo e com outros indivíduos precisam ser conduzidas através da administração de emoções. Logo, a inteligência emocional, define-se como a capacidade do indivíduo de detectar, avaliar e saber lidar com sentimentos, tanto pessoais, como de outras pessoas, ou seja, é uma habilidade que proporciona ao ser humano compreender e gerenciar da melhor maneira as emoções, sem causar prejuízos a si mesmo e aos que estão ao seu redor.

       Autoconhecimento e autoconsciência é conhecer e entender suas próprias emoções e sentimentos. O ponto de partida para isso é ter uma noção muito real de quais são seus pontos fortes e fracos sendo que é preciso tomar cuidado para não exagerar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos. O Autor ressalta que as pessoas de sucesso raramente exaltam seus pontos fortes, no entanto, preocupam- se bastante com suas debilidades e fraquezas; ao passo que as pessoas medianas frequentemente exaltam seus pontos fortes e minimizam seus pontos fracos, o que é bastante preocupante, pois neste caso a debilidade permanece quando não é reconhecida, já que ninguém procura melhorar aquilo que já considera excelente.[pic 2]

       Autocontrole é trabalhar com as emoções. Identificar e controlar emoções é um desafio, as pessoas costumam concentrar a atenção aos pensamentos conscientes e deixar as emoções operar em segundo plano, até o momento em que elas se tornam devastadores e chamam a atenção. A habilidade de autocontrole das emoções está relacionada a conseguir controlar o stress, o nervosismo, o choro e os impulsos.

         Empatia é reconhecer emoções nos outros. Compreender o que a outra pessoa está sentindo é uma importante habilidade da inteligência emocional. Conseguir colocar-se no lugar do outro e entender como ele se sente, como ele pensa, porque age de determinada maneira, como ele sofre, vibra ou analisa determinada situação é importante para o equilíbrio das relações interpessoais.

        Habilidade social é relacionar-se com outras pessoas. A habilidade social é fundamental para que alguém possa relacionar-se de maneira harmoniosa com as outras pessoas e com os grupos dos quais faz parte. É importante desenvolver a tolerância, o respeito e a flexibilidade. Para estabelecer uma relação socialmente harmoniosa é preciso saber comunicar-se, expressar-se bem, da mesma forma que é importante saber ouvir e apoiar alguém quando precisa de ajuda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com