TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho social e política

Tese: Trabalho social e política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  4.627 Palavras (19 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 19

FAbordamos neste trabalho temas pertinentes de maneira crítica e consciente relacionados ao Serviço Social, analisando sua atuação junto ás políticas sociais no contexto político atual.

Cita pontos relevantes apresentados no filme: Gandhi, com direção de Richard Attenborough destacando as principais questões sociais por ele mostradas, sob o ponto de vista do profissional da área do Serviço Social.

Questionará os direitos dos cidadãos garantidos pela o artigo 6° da Constituição Federal de 1988, mostrando como a população esta tendo acesso a eles.

E por fim faz uma reflexão sobre o que é cidadania com o intuito de saber se no Brasil ela acontece de forma plena.

ETAPA 1

Serviço Social e a Política

Ao analisarmos o tema Política, diversos significados foram encontrados, pois, desde a sua origem ela vem se modificando e aprimorando de acordo com o desenvolvimento da sociedade.

Para exemplificar melhor temos Aristóteles de Estagira com uma das definições precoces sobre política. Para ele a Política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana. Seu propósito com o texto Política é a investigação das formas de governo e instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão e a comunidade.

Porém Karl Marx foi um intelectual e revolucionário mais significativo com as suas ideias sobre o Capitalismo, mudando a visão da política contemporânea, pois tinha como concepção que a distribuição de renda deveria ser justa e equilibrada, pois para Marx a sociedade capitalista era uma forma de produção coletiva de riquezas, porém esta acumulação de bens se tornara privado. Karl Marx entendia que a diferença entre o valor da mercadoria produzida, a soma dos meios de produção e o valor do trabalho que era a base do lucro no sistema capitalista, isso é o que chamamos de Mais Valia ou sendo, o proletariado são forçados a vender a sua força de trabalho por um salário mísero do valor real da mercadoria que produzem, enquanto os proprietários detêm o restante do dinheiro do produto final. O resultado dessa exploração se deu no confronto entre classes antagônicas, burguesia e proletariado, o que denominamos de luta de classes, estes lutam por interesses políticos, econômicos e ideológicos.

Essa é a linha de inicio para as políticas criadas para os trabalhadores, pois, foi a partir da contradição entre o sistema capitalista e as lutas de classes que surgiu para a legitimação da profissão do Serviço Social, levando a criação de Políticas Sociais.

Neste contexto a política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum, o assistente social se utiliza dela visando garantir direitos e assistência para a população desamparada. O faz por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os socialmente desamparados. Ela está presente em todos os aspectos da vida, sejam eles públicos ou privados.

A Política social, por exemplo, tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população.

ETAPA 2

A Questão Social no Brasil

Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

Essas desigualdades devido ao sistema Capitalista têm consequência para a sociedade não somente no Brasil, como em todos os países. Então a questão social são problemas que deixam de ter um grau “normal” tornando-se desequilibrado. As questões mais vistas são o desemprego, a violência, pobreza, fome, falta de hospitais entre muitos.

Com o filme Gandhi, enxergamos várias questões sociais na Índia que no Brasil também existem, algumas são de particularidade do país de Mahatma Gandhi como a intolerância religiosa entre hindus e mulçumanos que era tão forte que quando a Índia se tornou independente levou a ser criado outro país o Paquistão para dividir tais religiões.

A questão social semelhante em todo o mundo é a pobreza. Esta divide classes, levando a ramificação dos problemas. Cada tipo de classe social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos. Nesse sentido vemos que há exclusão social da classe pobre, tornando-os carentes em vários aspectos. Faltam a eles o que é estabelecido nos direitos sociais como saneamento básico, transporte, emprego, saúde, moradia, educação, estes trazem como consequência a marginalização, descriminalização, trabalho infantil, evasão escolar, violência, déficit habitacional. Há também particularidades na questão social, pois o mesmo problema que assola uma comunidade não é o mesmo em outra.

O Estado para sanar essa desigualdade social cria mecanismos para garantir um ”bem estar social” para as camadas necessitadas, tentando resolver o problema econômico dos mesmos com programas e políticas sociais. Mas essas políticas são desenvolvidas baseadas na sociedade capitalista então ela responde principalmente, aos interesses da classe política e econômica dominantes.

ETAPA 3

A Cidadania no Brasil

Para haver cidadania plena é preciso que o cidadão tenha consciência de seus direitos e deveres. Não somente conhecer, mas também distingui-los e respeitá-los. Vivenciá-los no dia a dia. Oferecer ao outro a mesma liberdade que busca para si. Viver em equilíbrio, respeitando o planeta como nossa casa. Possibilitar a sustentabilidade da vida para gerações futuras.

Ao analisarmos a construção da cidadania e a afirmação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com