TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URSS

Exames: URSS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

As ideias socialistas se fundamentaram a partir dos estudos de Karl Marx, esse filósofo acreditava que somente um governo que pregasse a igualdade de direitos teria o suporte para o desenvolvimento. Contudo, o socialismo pregado por Marx nunca existiu, não conseguiu alcançar todos os benefícios do comunismo.

O URSS focou toda sua economia só para armas e qualquer coisa que os colocassem a frente dos EUA, em avanços bélico ou aeroespacial. Mas esqueceram de investir nos setores pra população.

A União soviética seguiu sempre o sistema político econômico socialista. A economia era estatizada, ou seja todos os meios de produção (industrias, fazendas, bancos, etc.) eram controlados pelo governo. Os salários também eram controlados pelo governo, de forma que houvesse uma equiparação salarial, evitando assim a formação de desigualdade social.

Até a década de 1970, a união soviética apresentou um formidável desenvolvimento econômico. Porém na década de 1980 a crise começou a ameaçar a grande potência de 1980 a crise começou a ameaçar a grande potência socialistas.

As industrias ultrapassadas não conseguiram acompanhar o desenvolvimento tecnológico necessário para abastecer a população. A falta de produtos, principalmente alimentos e bens de consumo, passou a ser constante e gerar grande insatisfação da população.

O crescimento dos movimentos separatistas, principalmente nas republicas bálticas, crescia colocando em risco a unidade política da URSS.

Buscando resolver os graves problemas políticos e econômicos, o presidente Mikhail Gorbachev implantou uma série de reformas na URSS. Porem estas reformas não apresentavam grandes efeitos positivos e a crise continuou. E em Dezembro de 1991 foi o fim da URSS.

Enfim, o socialismo foi uma ideologia que não deu certo, ele foi vencido pelo potencial do capitalismo e atualmente vivemos em uma sociedade extremamente capitalista, ou seja, que visa o consumo acima de todas as circunstancias. Talvez o regime socialista não tenha se efetivado pelo fato de não ter sido empregado corretamente, o estado abusou do poder e desrespeitou os direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com