TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urss

Artigo: Urss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, também conhecidas por União Soviética ou simplesmente URSS, foi um país de proporções continentais, que cobria praticamente um sexto das terras emersas do planeta e fazia fronteira com 12 países. Fundado em 30 de dezembro de 1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império Russo, na Europa e na Ásia, tinha como vantagens a grande ocorrência de recursos minerais e sendo autossuficiente na maioria dos recursos. Como desvantagens a localização entre 35 a 80 graus de latitude, o que deixa a região com 200 dias abaixo de gelo. A maioria da população era formada por eslavos do leste (russos, ucranianos ) grupos que atingiam mais de dois terços da população total no final dos anos 1980. O russo era a língua oficial da URSS, mas mais de 200 outras línguas e dialetos eram falados. O número de repúblicas que o constituíram variou ao longo do tempo, mas foi de quinze durante a maior parte da existência do país. Em 1990, penúltimo ano de existência, a União soviética contava com 20 repúblicas autônomas, oito províncias, dez distritos, seis regiões e 114 províncias. A União dissolveu-se oficialmente em 26 de dezembro de 1991.

A União Soviética seguiu sempre o sistema político-econômico socialista. Havia um sistema político baseado num partido único (PCUS), que governava a União soviética de forma centralizada e sem abrir espaço para opositores. Muito pelo contrário, o regime perseguiu e prendeu milhares de opositores políticos, principalmente até a década de 1970.

A economia era estatizada, todos os meios de produção (indústrias, fazendas, bancos, etc.) eram controlados pelo governo. Os salários também eram controlados pelo governo, de forma que houvesse uma equiparação salarial, evitando assim a formação de desigualdades sociais. URSS na Segunda Guerra Mundial ficou ao lado dos aliados durante o conflito, junto com Estados Unidos e Inglaterra, foi de extrema importância no combate ao regime nazista de Hitler, após a o conflito, já como uma das principais potências vencedoras, exerceu grande influência nos países do leste europeu. Mas ate a década de 1970, a União Soviética apresentou um formidável desenvolvimento econômico. Porém, na década de 1980 a crise começou a ameaçar a grande potência socialista. As indústrias ultrapassadas não conseguiram acompanhar o desenvolvimento tecnológico necessário para abastecer aquela imensa população. A falta de produtos, principalmente alimentos e bens de consumo, passou a ser constante e gerar grande insatisfação popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com