TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanização Em Santo André

Casos: Urbanização Em Santo André. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 3

A Prefeitura de Santo André quer concluir ainda esse ano a urbanização da Vila Homero Thon. As obras foram iniciadas logo que ocorreu a remoção de famílias que habitavam na margem do córrego Cassaquera e demolição de casas já desocupadas. 

Homero Thon possui 538 imóveis não regulares, sendo que desse total, 323 famílias serão encaminhadas para alguns conjuntos habitacionais na Vila Linda. 65 casas já foram desocupadas, com os moradores mudando para as novas habitações, as outras 67 famílias podem sair até o fim do mês, e assim completam os 132 apartamentos prontos, com 43 m², playground e salão para festas entregues no Juquiá mês passado. A população que ergueu suas casas na beira do rio, faz parte dos núcleos Pedro Américo, Centreville e Homero Thon. Alguns ex-moradores já estão em suas novas casas e estão muito felizes. 

“Conforme a área for liberada, a empresa contratada para executar o projeto começa as obras para implementação de rede de água e esgoto, drenagem, pavimentação e abertura de vias, além de paisagismo com iluminação”. (PROIETI, Cadu; 2014)

Por esse projeto ser antigo, alguns moradores não acreditam muito na hipótese de melhorias. Novos projetos estão em fase de contratação junto ao Programa Minha Casa Minha Vida, para as obras dos conjuntos habitacionais: Nova Zelândia, Olarias e Okinawa, também em Santo André. A previsão é de construir 836 apartamentos no total, e o investimento previsto para esse projeto é de R$ 80 milhões.

Segundo Paulo da Silva Amorim (2014), diretor de habitação de Santo André as obras de urbanização no Homero Thon irão ser acompanhadas pela construção da avenida na beira do córrego Cassaquera. Esse projeto será iniciado após as 323 famílias deixarem suas casas desocupadas, não foi informado ainda o valor do investimento desse projeto.

Após a construção da via, a intenção da administração municipal é conectar dois dos principais eixos do Grande ABC. Em uma ponta, o Trecho Sul do Rodoanel. Na outra, a Avenida dos Estados - separados por quatro quilômetros e meio por este caminho. Da divisa com Mauá, o motorista pegaria a Estrada do Guaraciaba até o cruzamento das avenidas Anhaia Melo e Pirelli. A partir deste ponto, subiria e desceria pelas pistas do Viaduto Cassaquera e chegaria à Avenida dos Estados (PROIETI, Cadu).

“A Prefeitura de Santo André quer acabar com os congestionamentos na alça de acesso do Complexo Cassaquera na Avenida Giovanni Battista Pirelli. Para isso, vai construir viaduto e eliminar os semáforos da passagem” (VIEIRA, André).

Pretende também ligar a Avenida Professor Luís Ignácio Anhaia Melo, com a estrada do Guaraciaba e fazer um corredor com o caminho mais rápido para o trecho Sul do Rodoanel, por uma Avenida em Mauá. Essa é uma intervenção grande e cara. Além do Trânsito, esse projeto tem ajuda da Semasa e da Pasta de Habitação.

O primeiro passo é canalizar o Córrego, “que margeia a Anhaia Melo”, o segundo passo foi retirar as famílias que moravam na beira do rio. O segundo passo já foi realizado, mais ainda falta o primeiro.

Da divisa com Mauá, o segmento que se prolonga da Estrada do Guaraciaba até o cruzamento das avenidas Anhaia Melo e Pirelli terá 3.500 metros de extensão. A partir deste ponto, mais 1.000 metros subindo e descendo pelas pistas do Complexo Cassaquera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com