TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santo Andre

Monografias: Santo Andre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

A cidade de Santo André está situada na região do Grande ABC, dentro da Região Metropolitana de São Paulo, estrategicamente localizada a 18 km do centro da cidade de São Paulo e a 55 km de Santos. Por estar próximo a maior cidade do hemisfério sul e ao maior porto da América Latina, o município é de importância ímpar e a história da industrialização do país passa por seu território.

Com área de 174,38 km2 e população de 667.891 habitantes (Fonte: IBGE/ 2007), a cidade é umas das mais importantes do Estado de São Paulo. Ela está situada entre o Planalto Paulista e a serra do mar, com altitude predominante variando de 750 a 800 metros. Está subdividida em três distritos: Sede (dividido em dois subdistritos), Capuava e Paranapiacaba / Parque Andreense. Pouco mais de 38% de sua área é urbana, enquanto o restante constitui-se de zonas de proteção ambiental. O perímetro urbano do município é banhado por bacias hidrográficas: Tamanduateí, Ribeirão dos Meninos e Ribeirão Oratório. Na área de proteção de mananciais, predominam as bacias do rio Mogi e do Reservatório Billings.

Breve histórico

Em 8 de abril de 1553, surge a vila de Santo André da Borda do Campo, tendo como patriarca João Ramalho, português que vivia no Brasil e conseguia comunicar-se com os índios aqui existentes. O surgimento da vila marca o aniversário do atual município de Santo André, mas, na verdade, pouco tem a ver com a cidade.

Em 1560, devido a dificuldades de subsistência e de proteção, a vila deixou de existir, tornando-se apenas local de passagem entre o litoral e o interior do estado de São Paulo. Em meados do século XIX, com a instalação da São Paulo Railway (atual Estrada de Ferro Santos Jundiaí) para escoar a produção paulista de café, a região começou a se modernizar. Atraídas pela facilidade de transporte, indústrias predominantemente químicas, têxteis e de móveis instalaram-se em áreas adjacentes ao rio Tamanduateí. Em 1889, é criado o município de São Bernardo, que abrangia toda a área do atual Grande ABC.

Em 1910, ressurge a denominação Santo André com a criação de um distrito com esse nome próximo a estação de trem da cidade. No fim da década de 30, toda a área do atual Grande ABC passa a se chamar Santo André, com a transferência da sede do até então município de São Bernardo. Nos anos seguintes, os vários distritos iniciam um processo de emancipação e o Grande ABC como o conhecemos hoje começa a aparecer. A partir da década 1950, com os investimentos e a abertura econômica do governo Juscelino Kubistchek, a verdadeira vocação de Santo André e da região fica mais evidente.

Indústrias dos setores automobilístico, metalúrgico, mecânico e de material elétrico vieram para o Grande ABC. Em Santo André, prevaleceram as autopeças. A patir da década de 1990, o comércio e serviços da cidade também se desenvolveram fortemente. Com quase 700 mil habitantes e bom Índice de Desenvolvimento Humano, Santo André é muito atrativa. Junto com o restante do Grande ABC, forma o terceiro maior mercado consumidor do Brasil. Além disso, situa-se ao lado do maior centro econômico do país: a cidade de São Paulo.

Pujança Econômica

Com boa infra-estrutura e mercado consumidor altamente desenvolvido, dono de grande poder aquisitivo, Santo André segue atraindo indústrias de diversos ramos. Segundo a Gerência de Planejamento Tributário da Secretaria Finanças da cidade, a quantidade bruta de estabelecimentos industriais existentes no município cresceu mais de 60% de 2000 a 2006, passando de 1015 para 1631.

Além disso, Santo André destaca-se pela indústria de auto-peças presente na cidade e pelas atividades ligadas ao Pólo Petroquímico.O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa que, no ano passado, o município já superou a marca de duas mil empresas do ramo industrial. No mesmo período, o crescimento do comércio e serviços também foi expressivo. O número de estabelecimentos comerciais passou a 11424, aumento de quase 20%, e postos e locais de prestação de serviços expandiram-se pouco mais de 14%.

Surpreende ainda a ampliação no setor financeiro, no qual a quantidade de instituições (incluindo agências bancárias, agências de valores, títulos e poupança e companhias de seguro e previdência privada) mais que dobrou, passando de 288 a 596 no período de seis anos. Dessa maneira, a balança comercial de Santo André teve, em 2006, um saldo positivo de aproximadamente 211 milhões de reais, representando mais de 7% do ganho da região metropolitana de São Paulo e aproximadamente 0,46% do saldo comercial brasileiro.

Segundo dados do IBGE referentes ao Produto Interno Bruto de 2005, Santo André fica em oitavo lugar entre as cidades paulistas e na 22ª posição em nível nacional, representando sozinha 0,53% das riquezas produzidas no país naquele ano. De 2004 a 2005, o PIB de Santo André expandiu-se quase 19%, valor muito acima do crescimento do país.

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »