TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Do Advogado

Trabalho Escolar: Ética Do Advogado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3

Bom , podemos iniciar dizendo que Advocacia é algo bem maior que uma simples profissão , que envolve muito mais que comprometimento e dinamismo .

Para ser um advogado , é necessário ter idoneidade , e não se corromper , assim como vemos diversos jurisprudentes se corrompendo e levando o Brasil a chegar onde está . No código de ética , assim como no PLT está claro que o dever do advogado é auxiliar pessoas desamparadas , a reivindicar seus direitos , ou seja , quando uma pessoa vai até um advogado , ela provavelmente esta desesperada , desamparada , o que no caso seria uma porta aberta para que o profissional tirasse dela quanto lhe fosse conveniente , mas de acordo com a Ética não só jurídica , mas humana , é incorreto utilizar-se de situações deploráveis para obter seu crescimento financeiro .

É muito simples exemplificar tal enriquecimento ilícito nos dias atuais , começando pelos crimes que são de esfera Federal , que atingem o dinheiro público , onde nós cidadãos pagamos nossos impostos para mantermo-nos idôneos e pessoas com um pouco mais de estudo , malícia , ou talvez até mais oportunidades , se ache no direito de se utilizar de verbas que são destinadas à outros fins que não os particulares .

O ADVOGADO COMETE FALTA DE ÉTICA AO DAR TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE OS CLIENTES DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIAIS ¿

Bom, essa pergunta acaba sendo até um pouco complicada de ser respondida , até porque como o próprio PLT diz , o advogado é um prestador de serviços , então nesse caso poderíamos generalizar nos perguntando se um supermercado , uma concessionária de veículos cometeria falta ética ao tratar de forma diferente , clientes de diferentes classes sociais , mas quando o assunto chega ao advogado , ele se complica , porque temos um código de ética que deve ser seguido , e lidamos com pessoas e não apenas com mercadorias , alimentos , ou veículos .

Na minha opinião , creio que não , até porque a diferença não está apenas na classe social mas também no tipo de caso . O advogado cometeria falta de ética sim , se desse PRIORIDADE aos assuntos de uma pessoa com mais condições e deixasse os assuntos de alguém com menos condições em segundo plano , ou seja , a Deus dará .

Creio que o tratamento seja diferenciado até mesmo pela vivência de cada um , mas não que tratará o rico como rei e o pobre como lixo , há na verdade esse paradigma de que só porque o tratamento é diferenciado , a pessoa está sendo menosprezada , mas na verdade não é isso o que estamos abordando , o que quero dizer é que o advogado deve ser como um camaleão e se adaptar à diferentes situações , diferentes gêneros de pessoas , assim como em nossa vida pessoal , será que seria faltar com ética tratarmos as pessoas de formas diferentes ¿ Obviamente não , até porque cada pessoa é única e deve ser tratada como tal .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com