TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética em foco

Seminário: Ética em foco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto: Ética em foco

Fundamentação:

A Escola é um lugar ideal para a circulação do pensamento crítico, para o debate instigador, para a pesquisa e produção intelectual. Assim, é fundamental incentivar o aluno para que seja o sujeito de seu próprio desenvolvimento, tornando-se partícipe na construção de uma sociedade mais sintonizada com os princípios da ética solidária.

Neste sentido, a fim de que o aluno seja agente transformador da sociedade, não basta apenas ter acesso a informações. Mesmo porque com vulgarização dos meios de comunicação, em especial a Internet, o homem vive bombardeado de informações, porém sem ao menos dar conta de processá-las ou refletir acerca de seus significados.

Esta postura de receptor passivo diante dos acontecimentos, impede que o indivíduo perceba o surgimento de um mundo novo e diferente, fruto das inovações científicas e tecnológicas, do fenômeno da urbanização em massa e das transformações no campo da política e da economia.

Ora, o aluno não pode ficar alienado diante da dinamicidade do mundo. Ele tem que encontrar na Escola um lugar da busca, do saber-fazer, do saber-ser e do saber-conviver. E este será exatamente o grande intuito do grupo de alunos que estará em torno deste Projeto, trazendo à baila o questionamento, a reflexão, a discussão e a crítica sobre todos os acontecimentos de relevância social, em especial, aquilo que se relaciona à ética na política, na economia e no modo de interação do homem com o meio ambiente.

Objetivo Principal:

- Proporcionar ao grupo um espaço privilegiado para o cultivo do pensamento crítico e criativo, fomentando em cada participante o gosto pelas múltiplas dimensões do conhecimento humano.

Objetivos Complementares:

- Incentivar a leitura de livros, artigos e reportagens relacionados ao universo da política, da economia, da ciência, do meio ambiente ou até mesmo da religião;

- Debate franco e aberto sobre os temas selecionados, evitando qualquer cerceamento de pensamentos, desde que bem fundamentados;

- Produção de textos e publicações;

- Participação em eventos culturais;

- Promoção de cafés-filosóficos.

Metodologia

O grupo de estudos tomará como metodologia de trabalho a discussão dialógica e crítica. Caberá aos integrantes do grupo a efetiva produção intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com