TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 Corintios

Artigos Científicos: 2 Corintios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 13

Novo Testamento sobre a doação - 2 Coríntios 9

Este estudo é uma continuação do estudo respectivo de 2 Coríntios 8. A riqueza de informação dada em 2 Coríntios 8 relacionada à doação continua em 2 Coríntios 9 também.

2. Coríntios 9:1-5: o presente como uma benção e não como cobiça

2 Coríntios 9:1-5

“Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos. Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos, a fim de, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonhemos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória. Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.”

A palavra “benção” na última sentença da passagem acima vem da palavra grega “eulogia”, que tem o mesmo significado de “benção”. Também o que está traduzido como "avareza” é a palavra grega "pleonexia", que significa "cobiça".

Paulo chama o presente de “benção”. Não é um dízimo, não é nem uma doação forçada. É uma benção! Assim é como nós devemos também pensar de nossos presentes para os pobres santos: como bênçãos! Paulo estava excitado que os Coríntios quisessem dar tanto, mas ele não os estava pressionando sobre isso. O presente era “ser feliz como uma benção [grego: eulogia]: e não como cobiça [grego: pleonexia]”. Aqui está o que um comentarista diz sobre isto (Barnes: Notas sobre a Bíblia, de Albert Barnes):

“A palavra usada aqui (pleonexia) significa normalmente cobiça, ganância por ganho, que conduz uma pessoa a defraudar as outras. A ideia aqui é que Paulo teria isto como um ato de generosidade, ou de liberalidade da parte deles, e não como um ato de cobiça de sua parte, não conforme exortado por ele vindo deles"(ênfase acrescida)

Paulo queria o presente dos Coríntios como uma benção, e não algo que fosse tirado de alguém, por cobiça. É uma pena que haja pessoas hoje que façam o que Paulo faria: usar de manipulação e incitação para exortar presentes das pessoas. As pessoas hoje não se preocupam com os meios tão longo como seus objetivos são obtidos. Isso não seria desta forma. Isto não é de forma alguma o que Deus quer. O que ele quer é que seu presente seja uma benção, um ato de liberalidade, algo que você deseja e você pode dar, e não é, de forma alguma, algo que seja tirado de você por culpa, incitação, ou qualquer outra das técnicas que são muitas vezes usadas hoje. De volta a Paulo, ele não teria ganancioso em relação ao presente. Ele queria que os Coríntios doassem, mas ele era muito cuidadoso, muito gentil. Ele estava cuidado em 2 Coríntios 8 e está cuidadoso aqui também. Conforme Barnes diz corretamente, ele queria o presente fosse um ato de bondade, de liberalidade, por sua parte e não por um ato de cobiça de sua parte. O quão libertadora é a Palavra de Deus e como tanta distorção existe na forma que muitos demandam dinheiro.

2 Coríntios 9:6-7: a lei da semeadura e colheita e (novamente) como doar

2 Coríntios 9:6-7

“E digo isto: que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."

Se nós tivéssemos ouvido algo, e isto muitas vezes, de 2 Coríntios 9 é o versículo 6 (“quem o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará”). Mas Paulo não usa o versículo 6 para manipular os crentes a darem. Ele já falou por quase um capítulo e meio sobre como se dar, antes que ele chegasse neste versículo. O que Paulo faz em 2 Coríntios 9:6 é estabelecer a simples verdade: se você semear pouco, você colherá pouco, e se você semear com abundância, você também colherá abundantemente. De acordo com o que você semeia você também colherá. Haverá um retorno para seu presente, e este retorno está de acordo com quanto você dá. NO ENTANTO, a doação tem de ser voluntária, do coração. Nenhum presente é bem vindo se ele for dado relutantemente, com pena, sem ser feliz com isso, ou se é dado de forma compulsória ou "por necessidade" (2 Coríntios 9:7). "Por necessidade" significa porque você tem de fazer isso. Você não quer dar, mas você, de alguma forma, é forçado a dar. E isto é o que acontece muitas vezes com o dízimo. Os pregadores surgem, começam a recitar Malaquias e o Velho Testamento, em passagens sobre o dízimo e terminam dizendo ou implorando que, se você não dá o dízimo para a igreja você está contrariando Deus (ou está próximo a contrariá-lo) e você o despreza. Então você segue em frente e coloca dinheiro no cesto de dinheiro em resposta a isto. Na verdade você não deu de forma voluntária, mas você deu porque você não queria importunar Deus e contrariar – como o pregador lhe disse. Você preferiria alimentar os pobres, comprar alguns sacos de arroz para as crianças no Haiti e dar apoio a aquele evangelista que espalha a mensagem gospel na Índia. Mas agora você foi forçado pelo pregador a dar alguma coisa mais que você na verdade não queria dar. Então você dá com culpa, por causa da condenação. Agora, se não for dar com tristeza e dentro de suas condições eu me pergunto o que seja . Caro irmão, você não tem que se sucumbir a tais chamados! O que você disse não é simplesmente a voz da Palavra de Deus, mas a voz da tradição e da religião que distorce a Palavra de Deus. Você não deve doar porque alguém força você a doar-se, mas porque você na verdade queria dar de coração. Se você der por culpa, se você tiver que sofrer por isso, o presente não será de maneira alguma bem vindo por Deus. Também, para aqueles que usam a condenação e a culpa como técnicas para forçar as pessoas de Deus a dar por seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com