TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação Linguística do Capítulo 13 de Coríntios

Por:   •  26/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.411 Palavras (18 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 18

O capítulo 13 de Coríntios, é um dos mais conhecidos textos bíblicos que existem. Sua temática, o amor, apresenta importância não só para a realidade da igreja cristã, mas também para a sociedade num todo pois, o que mais acontece atualmente são conflitos e desavenças, e em Corinto, aparentemente aconteciam as mesmas dificuldades entre os seus membros. Desse modo, se analisará o capítulo exegeticamente tendo como base teórica Platão & Fiorin na obra Para entender o texto: leitura e redação, Entendes o que lês de Gordon D. Fee e Douglas e o Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo testamento de William Edwy Vine, todas as obras afim de tratar as questões relacionadas às concepções de leitura e interpretação tendo como pontos de partida a significância de língua, texto, sentido e contexto. Para início da exegese, é preciso entender o capítulo 13 no todo. Propõe-se, então, apresentar a o texto completo na tradução mais aceita que é a João Ferreira de Almeida:

1.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;9. Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito em parte será aniquilado. 11.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12.Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 13.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, mas, o maior destes é o amor.

 MacArthur, p. 1548-1549

Nota-se que Paulo quer proporcionar orientações para os cristãos de Corinto. Todas essas orientações fundamentadas no amor, e as peculiaridades desse amor (v. 4-7) são apresentadas em um de pontos positivos e negativos.

Como dito, não se pode analisar um texto ou um trecho de texto isoladamente, pois, assim o removeríamos do seu contexto principal. Portanto, para se entender o que se passa no capítulo 13, temos que saber o que o acontece nos capítulos que o precedem e procedem.

Segundo FEE & STUART (p 68 -69), é importante situar como as cartas paulinas se configuram, para que se possa estruturar cada capítulo. Geralmente, Paulo divide as suas cartas em três partes principais: 1 – parte introdutória (1.1-9), contendo os destinatários, remetente e palavras de saudação; 2 – parte principal, mencionando o conteúdo central da carta (1.10 -16.12); e 3 – conclusão, trazendo saudações finais (16.13 -24. Assim, os capítulos 11, 12 e 14 são de extrema importância para que possamos definir qual o contexto menor, em que o capítulo13 está inserido.

Coríntios 11.2-16 trata de questões relacionadas ao culto público e ao casamento, especificamente como homens e mulheres deveriam se comportar dentro de uma comunidade de fé, igreja ou ato religioso. Os v. 17-34 do mesmo capítulo falam de distinções e divergências que aconteciam nas reuniões da comunidade. Paulo se refere à santa ceia, que não estava sendo realizada de maneira exemplar e correta. Os mais ricos tinham o que comer, enquanto os pobres, acabavam passando fome. Em 1 Coríntios 12.1-11, Paulo afirma que, no Corpo de Cristo (expressão usada para se referenciar a Igreja), cada membro recebeu dons diferenciados do próprio Deus. Já os v. 12-31 do mesmo capítulo enfatizam que cada dom deve ser utilizado para preservar a unidade, pois todos são importantes para a edificação da comunidade. Já em 1 Coríntios 14.1-15 vemos que alguns membros diziam que o dom de falar em línguas era o mais importante na comunidade, em contrapartida a outros que consideravam o dom de profecia o mais essencial. Nos v. 26-40 do mesmo capítulo, Paulo afirma que o culto estava em total desordem por causa dos dons de falar em línguas e profecia. A fala das mulheres no culto também contribuía para isso. Assim, ele exorta a comunidade para que haja decência e ordem entre eles. O capítulo 13 é o centro de toda a discussão descrita em 1 Coríntios 11 ao 14, principalmente os conflitos a respeito dos dons do levam Paulo a escrever o capítulo toso sobre o amor, já que a desigualdade social ocorrida na hora da ceia e os comportamentos inadequados no culto público também indicavam falta de amor entre os membros da comunidade:

A maior parte dos nossos problemas em interpretar as epistolas

ocorre pelo fato de estas serem ocasionais. Temos as respostas, mas

nem sempre sabemos quais eram as perguntas ou os problemas —

ou até mesmo se havia um problema. Isso e muito semelhante a

escutar alguém conversando ao telefone e tentar descobrir quem está

do outro lado e o que esta pessoa invisível está dizendo. Em muitos

casos, no entanto, é especialmente importante para nós tentar escutar “o outro lado”, a fim de sabermos o que é que produziu a resposta encontrada na passagem que estamos estudando.

FEE & STUART, p 71.

De acordo com Fiorin & Platão (2007, p.45), um texto se estrutura em níveis de abstração de modo crescente, e para se chegar a estrutura mais profunda, deve-se agrupar os significados que nos foram apresentados e os significados que possuem algo em comum.

Para que o texto possa ser interpretado, alguns termos serão avaliados, Todos a luz de seu contexto original (ou seja, o grego), tendo como base o Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo testamento, de William Edwy Vine para se ter uma noção centrada na época da escrita da carta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com