TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ansiedade

Por:   •  24/5/2018  •  Ensaio  •  3.744 Palavras (15 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 15

Ansiedade

"Não andem ansiosos por coisa alguma..." Filipenses 4:6

         Ouço pessoas ao meu redor, principalmente mulheres, dizerem o quanto são ansiosas. Muitas dizem ser algo "de família" justificando seu estado. Não dormem, comem muito, ou comem pouco, se preocupam o tempo todo.

         O semblante do ansioso é fácil de se perceber. O rosto fica caído, olhos opressos, respiração alterada. A pessoa pode estar em uma festa, cercada de amigos, mas não consegue relaxar. Pode estar em meio a mais linda natureza, no melhor hotel, mas o peso de suas preocupações a oprime.

        O ansioso carrega consigo uma bagagem constante, um peso que arrasta  para todos os lugares. Estar ansioso é muito  mais que estar com a mente pesada, é  de fato carregar um fardo consigo em todos os aspectos da sua vida. No trabalho, está sempre cansada. Na vida familiar, sempre irritada, indisposta. Na saúde, todas as doenças estão relacionadas ao desequilíbrio: diabetes, pressão alta, artrite, depressão.

                 O portador do mal da ansiedade , afirma sempre ter um motivo para estar ansioso. Diz que é ansioso pois tem um problema na família, por estar desempregado, por estar passando por uma fase difícil. Mas a verdade é que existem pessoas que estão passando pelas mesas situações e não estão ansiosas, dragadas pelos problemas.

         Ora, não me refiro à dor. Dor é pessoal, intransferível e  imensurável. Pessoas que passam por mesmas situações reagem a elas de maneiras diferentes, mas o mal da ansiedade não está diretamente relacionado a uma situação específica.

         O ser ansioso e um "estado de espírito" uma postura de vida, uma forma de ver o mundo. Prova disso, é que, independente da situação, o "ansioso" continua o mesmo. Se alega estar ansioso por um problema no trabalho, ao se resolver o problema, ele começa imediatamente a estar ansioso por outro problema. O foco muda, mas o estado não.  

         Assim , a cura da ansiedade, como toda a doença da alma, não está nos problemas que afligem o individuo mas sim no próprio indivíduo, pelo poder do Espírito Santo de Deus, através da sua Palavra de vida.  

         Três passos podem mudar a vida de quem sobre for este mal: Identificando o problema, curando a ferida e mudando o pensamento.

         Identificando o problema e curando a ferida: humildade e submissão

Identificar o problema não é tão fácil como parece. O ansioso muitas vezes está em um lugar de vítima, e usa a ansiedade como forma de defesa para sua postura perante a vida. Gosta de atrair olhares, gosta de se lamentar com os outros, e cria para si um muro em que nunca irá lutar para sair.

         Deve-se admitir estar em ansiedade, deve-se confessar esse pecado, esta postura e clamar a Deus que mude sua mente e coração. Deve-se ser humilde, despir-se da soberba.

O apóstolo Pedro, à Igreja de Cristo:

"Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

1 Pedro 5:5-7

         Existe na passagem acima o princípio da hierarquia, da submissão na igreja , no contexto de aliança com irmãos da fé. Normalmente o ansioso, não se firma na igreja,não serve na congregação, não tem ninguém a quem se sujeitar. Gosta de estar cercado de pessoas para lamentar-se, mas não se sujeita humildemente. Muitas vezes é no conselho da igreja, é na palavra do irmão que somos exortados e edificados. A Palavra é simples e direta "sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". Receber a graça de Deus é receber o favor imerecido do pai. É reconhecer que não mereço nada, e tudo que Deus me dá é lucro portanto, seja qual for o problema que me afligia, Deus tem me dado graça para vencê-lo.

          Semelhantemente, deve-se humilhar " debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;". Outra característica do ansioso é não saber esperar. Fica ansioso por uma festa que se aproxima, por uma solução que está demorando. Reconhecer que Deus é onipotente, e que Sua mão está sobre mim, e que Ele nunca se atrasa, é cura para a alma aflita e ansiosa.

                  Mudando o pensamento: jogando fora a ansiedade

         Finalmente, "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.". Só após nos sujeitarmos, humilharmos ao Senhor, reconhecendo Sua graça, e seu domínio sobre tudo e todos é que seremos capazes de Lançar sobre Ele o peso que nos afligia.

         O Lançar da ansiedade é abrir mão da bagagem emocional que nos aflige, mas que também nos esconde, nos faz certa companhia. Com a ansiedade por perto, abafando sua alma, sentimento e pensamentos, a pessoa não terá que submeter a Deus seus medos, desafios, suas vitórias. Não haverá luta, confronto. O "Lançar" a ansiedade para Deus é abrir mão daquela dor e transformar sua forma de ver o mundo, a si mesmo e a Deus.

         Deus nos ensina como o Lançar sobre Ele a ansiedade.  O apóstolo Paulo, nos escreve :

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."
Filipenses 4:6-8

         EM TUDO apresentar os pedidos a Deus. PELA oração e súplicas COM ação de graças. Em cada detalhe, uma compra, uma dor de cabeça, uma luta na família, em tudo mesmo, apresentar os pedidos a Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com