TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ansiedade e estresse no trabalho

Artigo: Ansiedade e estresse no trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Artigo  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Estácio da Bahia

Curso Superior

Gestão da Segurança Privada

Alunos:

Disnei F. Melo

Gestão de Segurança Privada

Relacionamento Interpessoal

Trabalho AV- I – Estácio 2013.1

Ansiedade e estresse no trabalho.

Em uma sociedade cada vez mais separatista, de um mundo globalizado, de mercados cada vez mais competitivo, de um lado o dia de hoje buscando entender o ontem pra produzir o amanha, encontramos pessoas. Pessoas estas, que por muito estão ao meio deste colapso mundial da competitividade. De um mundo separatista, englobado a tantas mudanças que por muito não conseguimos acompanhar, porem as pressões vem a atormentar nossos dias e a invadir nossas noites, causando verdadeiras insônias, logo o corpo tendo a pagar o peso da mente. Inicia-se um final muitas vezes fatal ao indivíduo, ao indivíduo que sobrecarrega se das atividades muitas vezes impostas por seus lideres, e com isso uma pesada e sublime ansiedade, acarretada de males que a saúde vai regredindo com fortes consequências.

Encontramos casos em que todos esses males pode até levar o cidadão a um trágico fim de percepção da saúde, os casos de saúde mental no trabalho é tão serio que algumas sociedades vem estudando e buscando entender como resolver situações do tipo.

“Recentemente, o Instituto Nacional para Saúde e Excelência Clínica (Nice), entidade da Grã- Bretanha que ajuda a regular questões de saúde naquele país, emitiu diversas recomendações aos empregadores da Grã- Bretanha para proteger a saúde mental dos trabalhadores. Segundo o Nice, o governo local gasta cerca de 46 bilhões de dólares por ano com doenças mentais associadas ao trabalho, problema que atinge o mundo todo”.

Fonte: (http://www.jajapersonal.com, 26/03/2013)

Estresse e ansiedade causados por problemas no trabalho podem ser danosos para a saúde geral do empregado, assim muitos estudos apontam e as empresas já começam algumas empresas buscam meios para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, aumentar o rendimento de seus trabalhadores.

É no ambiente de trabalho, no cumprimento de tarefas ocupacionais, que as pessoas passamos grande parte de suas vidas. Por isso, precisamos sentir- se bem neste ambiente, valorizadas, fazendo parte do contexto e em um clima favorável à ascensão profissional, avalia a Psiquiatra Eunice Zanatta.

Fonte: (http://www.jajapersonal.com, 26/03/2013).

Situações de estresse e ansiedade eventualmente ocorrem em todo ambiente de trabalho, mas o problema surge quando esse estresse e ansiedade se tornam patológicos, prejudiciais a saúde do trabalhador. Talvez o ambiente de trabalho tenda a se modificado e acompanhar o avanço das tecnologias com mais velocidade do que a capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral, com o dia a dia de cada empresa, escritório, fabricas, etc; Entender a discriminação de cada problemática é a intenção de quem deve querer resolver esta incógnita que é as doenças psicológicas do trabalho, o que ainda pode trazer outras maléficas a saúde dos trabalhadores, como por exemplo, por problemas psicológicos o trabalhador pode adquirir sequelas por acidentes de trabalho, todas essas maléficas geram transtornos incalculáveis tantos as empresas como aos trabalhadores e familiares.

O desgaste emocional a que pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator muito significativos na determinação de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, etc. As pessoa com esse tipo de estresse ocupacional não responde à demanda do trabalho e geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com