TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Estima E Ansiedade

Por:   •  16/4/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

emergentes tem vindo a afectar a empregabilidade de algumas economias, não perder o emprego passou a ser uma das maiores preocupações da maioria das pessoas, mas por vezes as circunstâncias não permitem que mantenha a tão desejada estabilidade profissional. Perder o emprego pode trazer algumas consequências nefastas além da questão financeira, a autoconfiança sofre um abalo quando se depara com o desemprego na sua vida. Neste artigo irei descrever a minha versão do que penso que irá suceder na sua vida após perder o emprego, a nível pessoal e familiar, bem como a melhor forma de recuperar a sua auto-estima mantendo níveis aceitáveis de ansiedade.

Ser despedido ou perder o emprego e a autoconfiança

Perder o posto de trabalho sem ter qualquer culpa provoca uma quantidade enorme de stress e ansiedade, podendo ser comparado a um divórcio, a morte de um familiar chegado ou mesmo ir para a cadeia. É uma das situação mais stressantes a que uma pessoa pode ser submetida na nossa sociedade, nem todos sentem o mesmo nem reagem da mesma forma, isso porque a autoconfiança varia de pessoa para pessoa.

As pessoas que fazem parte da vida de quem perdeu o trabalho e agora se encontra no desemprego, não entendem o turbilhão de emoções, sentimentos e pensamentos que de um momento para o outro passam a fazer parte da vida daquela pessoa. Caso se encontre nesta situação, entenda, as pessoas que fazem parte da sua vida estão apenas a tentar ajudar, mas como não passaram pelo mesmo é difícil para elas entender o seu sofrimento, as pessoas que o rodeiam sentem de forma diferente a situação pela qual está a passar neste momento.

A sua dor é real, a ansiedade que está a sentir neste momento é real, não a negue, perder o emprego deixa um vazio enorme e é normal sucederem ataques de pânico. O que é normal pois é uma situação que pode ser comparada ao luto, o seu trabalho foi sem dúvida uma grande parte de si, por vezes misturando a sua identidade pessoal com o seu trabalho que desempenhava, “Olá, eu sou web designer…” é um dos exemplos de como se passa a identificar com o seu trabalho.

Procurar emprego, o regresso ao trabalho

Quando se sentir preparado para regressar ao mercado de trabalho, e esse momento irá chegar, mais tarde ou mais cedo, comece a registar as suas capacidades técnicas e profissionais adquiridas ao longo do seu percurso profissional. Depois de colocar no papel todas as valias que adquiriu analise se existe alguma coisa que precise aprender ou melhorar para voltar em força num emprego que seja do seu agrado.

A medida que vai adquirindo novas valias a sua autoconfiança irá aumentar e a ansiedade diminuir, irá sentir-se novamente de volta ao jogo e com mais força que nunca. Encare este processo como uma oportunidade para se renovar e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com