TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  17/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

EXERCÍCIOS FINAIS

Aluna : Daniella Passos Assunção de Oliveira                             Matrícula : 474722

Curso : Arquitetura e Urbanismo

Textos 1 ao 9 :

Leia os 9 textos: “Paradoxo”, “Superação dialética”, Reinventar-se”, Persistência”, “Ternura fascinante”, “Criticidade” “Questionar”, “Solidariedade” e “Não nascemos prontos”. Fundamentando-se nessas 9 reflexões sobre o ser humano, ESCREVA um texto pessoal posicionando-se criticamente sobre a idéia de PESSOA trabalhada pelos autores.

Os textos apresentados fazem reflexões sobre o ser humano em aspectos distintos. Assim pude perceber o quão diverso e complexo é o ser humano. Nós somos seres paradoxais, estamos em processo de superação e transformação todos os dias,  em todos os momentos, os quais são trabalhados e organizados pelo homem através da inteligência.

Além disso uma das grandes potencialidades do ser humano é a criticidade, o olhar e a visão crítica e interpretativa,  promovendo pessoas mais lúcidas e autônomas com o auxílio do questionamento, importante ferramenta para abrir espaço a rupturas históricas e alterações de hegemonia de sociedades conservadoras. Nós não nascemos acabados, somos seres de insatisfação, de ambição, de inovação.

Outras três características importantes do ser humano são a persistência, a ternura e a solidariedade. A primeira é um fenômeno que tece o ser humano, que nos faz sustentar a vida com decisão e bravura superando problemas e obstáculos. A segunda é uma dimensão humana que traz lucidez, firmeza, autenticidade e preserva a humanidade . E a terceira e última, talvez a mais importante, é um valor medular para o destino da humanidade, o qual funde, integra a vida em sociedade.

Texto 10 :

FUNDAMENTANDO-SE NA LEITURA DO TEXTO “Paradigmas Humanos”, DO PROFESSOR AMAURI, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.

1. O que há de comum e de diferente na visão de mundo do homem antigo e o paradigma cultural do homem medieval?

A concepção do mundo  antes dos tempos modernos era aquilo que podemos chamar de cosmovisão . A visão de mundo do homem antigo e do homem medieval, se caracterizava por ser uma cosmovisão cosmológica, ou seja, que existia uma idéia de "Cosmos" como uma ordem natural acabada, fechada, perfeita, e, portanto, estática. Uma ordem natural em que o homem estava inserido como um de seus elementos, com a particularidade apenas de que ele podia compreendê-la; mas não profundamente. Assim, a principal atitude do homem diante do "Cosmos", era a contemplação. Apesar dessas características comuns, existe uma diferença importante entre a cosmovisão do homem antigo e a cosmovisão do homem medieval: ambas são cosmológicas, mas a cosmovisão do homem antigo, além de cosmológica, era cosmocêntrica, enquanto a visão do homem medieval era cosmológica, mas por sua vez, teocêntrica.

2. Com o surgimento do cristianismo, o que muda na forma de o homem encarar a natureza, o tempo e o espaço e que consequências isto acarreta?

Com o cristianismo, houve a revelação bíblica, o fato histórico do Cristo, o que introduziu na visão cosmológica, visão tradicional, uma grande e profunda transformação. De repente o mundo deixou de sustentar-se em si próprio, deixou de ser auto-suficiente e passou a ser visto como um mundo criado; um mundo criado por Deus e um mundo que se destinava também, algum dia, a ser destruído por Deus. O homem estava neste mundo de passagem, nu, de itinerário curto, o seu destino seria voltar ao Deus de onde viera e para onde se dirigia. Por isso a visão do homem medieval se era por um lado cosmológica, porque interpretava toda a realidade do mundo a partir da idéia de uma ordem natural, era teocêntrica por outro lado, porque esta ordem natural era vista como uma ordem criada por Deus e porque toda a vida do homem medieval estava centralizada em Deus e na esperança da salvação.

3. O que é que acontece na idade moderna que provocará profundas alterações no paradigma cultural do ocidente?

Na idade moderna haverá a desagregação da visão cosmológica do mundo, residindo a raiz teórica e última dos grandes problemas do pensamento moderno. A crise começa com a Renascença. O conteúdo essencial do Renascimento, do ponto de vista filosófico,é o humanismo. A preocupação do homem deixa de estar voltada apenas para o mundo e para Deus, deixa de ser cosmológica e teocêntrica, e passa a centralizar-se no próprio homem. Pouco a pouco, através desta inversão humanista do renascimento toda a visão medieval vai ser transformada.

4. Que consequências positivas e negativas decorrem destas alterações de paradigma?

As consequências que decorrem destas alterações de paradigmas são que À medida que desenvolve sua ciência e sua técnica, o homem moderno vai se tornar cada vez mais nacionalista, ou seja, vai cada vez mais ter fé, sobretudo e antes de tudo, em sua razão, em seu poder criador. Assim, a visão medieval vai ser, progressivamente, substituída por uma visão tipicamente humanista, porque parte do homem para explicar tudo, até a própria ordem natural. O poder de conhecer e o seu conhecimento não são um simples conhecimento da natureza, mas é uma certa recriação da realidade objetiva. Neste sentido a posição do homem, a sua atitude diante da natureza, já não é uma atitude meramente passiva, contemplativa; ao contrário, no próprio ato de conhecimento da natureza, o homem tem uma atitude ativa, ele recria a natureza. Então o homem já não é o homem-espelho da visão cosmológica; Ele é, agora, o homem conhecedor, o homem-sujeito. Porém, além disso, na medida em que desvenda a ordem natural, o homem descobre que tem o poder de utilizar seu conhecimento para transformar a própria realidade natural. A ciência moderna culmina e desemboca na técnica moderna. A revolução científica se coroa numa revolução tecnológica. O homem realmente é um sujeito, é uma subjetividade criadora. Esta é a grande descoberta. É o grande mergulho do homem moderno. Mas ao mesmo tempo em que se  descobre como sujeito, ele,necessariamente, se descobre como um ser histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (217.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com