TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de Falar

Por:   •  26/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  2.522 Visualizações

Página 1 de 4

4 - Demonstrar o crescimento de sua liderança e habilidade no ensino, completando quatro dos seguintes requisitos:

  1. Fazer uma dissertação sobre a arte de falar para adolescentes, de três a quatro páginas.

Arte de Falar para Adolescentes

A primeira lição a ser compreendida é que não é fácil falar e entender um adolescente, pois a comunicação com os adolescentes pode ser complicada, especialmente para os pais, que estão em uma nova situação, antes do que muitos gostariam.

Com relação aos pais os mesmos devem entender que, para comunicar-se com um filho adolescente, é fundamental reconhecer que a situação mudou. A adolescência é um período importante na vida das pessoas, sendo necessário adaptar-se para compreender o que está acontecendo.

  • relevante ressaltar que, os adolescentes começam a falar a sua própria linguagem, a se vestir de maneira diferente, a escutar outro tipo de música e a ver outro tipo de filmes.

Para conectar-se e se comunicar com um adolescente é necessário que façam as perguntas da forma adequada. É importante favorecer a interação em vez de fazer perguntas fechadas que só permitem responder sim ou não, para se dirigir a um adolescente.

Ao fazer perguntas específicas frente a perguntas gerais sobre aspectos amplos, a sua efetividade se amplifica para travar um diálogo, perguntar aos adolescentes sobre pessoas ou eventos importantes para eles.

Um fator importante é mostrar sensibilidade e saber escutar atentamente o que eles têm a dizer. Sendo positivo aproveitar algumas situações ou circunstâncias para perguntar

aos adolescentes sobre os seus gostos pessoais. Mas, sem tentar influenciá-los, somente com a intenção de conhecê-los.

Pode-se propor uma brincadeira familiar, com amigos que consiste em fazer perguntas inocentes e divertidas que uma pessoa pergunta e todos devem responder. Além de ser divertido, este jogo permite aos filhos conhecerem os seus pais e aos pais se deixar conhecer.

Acontece que, muitas vezes, pais se queixam que os filhos não se comunicam, que não a conhecem, mas esquecem que talvez, eles pensem o mesmo de nós, e que uma mudança de atitude pode favorecer e melhorar a relação com eles.

Há um fator muito conhecido ao lidar com adolescentes é a questão dos hormônios. A indisciplina e o comportamento emocionalmente instável dos adolescentes eram atribuídos à explosão hormonal típica da idade.

Pesquisas recentes mostram, que essa não é a única explicação para a agressividade, a rebeldia e a falta de interesse pelas aulas, que tanto preocupam pais e professores.

Nessa fase, o cérebro também passa por um processo delicado, antes desconhecido: as conexões entre os neurônios se desfazem para que surjam novas. Simplificando: o cérebro se reorganiza de forma definitiva para a vida adulta.

Entre 13 e 19 anos, é comum os jovens apresentarem reações e comportamentos que independem da vontade deles. Nem sempre palavras ditas de maneira agressiva ou arrogante são fruto da falta de educação.

Para quem convive diariamente com turmas dessa faixa etária que alguns momentos parecem estar no mundo da lua, e quer conquistá-las, a saída é agir de forma firme, mas respeitosa.

A primeira aprendizagem para quem trabalha com adolescentes é não tomar para o lado pessoal qualquer tipo de afronta vinda do mesmo. Responder a uma provocação no mesmo tom só faz você perder o respeito e a admiração do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com