TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte No Falar

Monografias: A Arte No Falar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 5

Frases a evitar

Desde muito cedo em nossas vidas ouvimos ditados, conselhos e lições de moral, grudam em nossa mente e, com o tempo, se transformam em bloqueios, culpa, insegurança.

Aprenda a identificar essas frases e tente se libertar dessas armadilhas, pois geram muita angústia desnecessária.

Pare um segundo e pense: Tem alguma frase que você costuma dizer ou escuta muitas vezes ou que surge em sua mente naqueles momentos onde você tem que tomar uma decisão ou dar um passo importante?

Muitas vezes a gente nem nota que está se aprisionando, repetindo afirmações disfuncionais como se fossem verdadeiras.

Tudo o que falamos formam o molde de nossas ações, pois as crenças internas comandam todos nossos sentimentos e atitudes.

É isso que ensina a psicologia cognitiva. A palavra cognição significa pensamento. Os pensamentos que você permite que andem pela sua cabeça vão determinar tudo em você, vão determinar as atitudes que você vai tomar, determinam se você reage bem diante de uma fechada no transito, ou se você grita feito um louco com o outro. Os pensamentos que você permite que andem pela sua cabeça determinam se você permite que seu marido, esposa, namorada, noivo, o que for, te trate com desrespeito. Seus pensamentos determinam se você vai ficar deprimida ou se você vai ter atitude e dar a volta por cima.

Seus pensamentos determinam se você vai passar a vida ansiosa, com pânico, com medo do outro, com fobia social, ou se vai finalmente viver a vida e não se arrastar na vida.

Porque deixamos que pensamentos disfuncionais comandem nossa vida?

Segundo estudos, o cérebro não consegue guardar na memória as milhares de informações que recebe durante a vida toda, precisa que selecionar algumas. Nossa memória arquiva partes de cada informação. O perigo está justamente em considerar esta parte como o todo. É como se seu cérebro fizesse um resumo de tudo que recebe durante o dia, e serão retidas na memória as informações que foram vividas com maior carga emocional. Estas frases que mencionarei a seguir normalmente são ditas com grande carga emocional, mas não significa que sejam verdadeiras.

Analise comigo o significado de oito frases que eu selecionei e podem causar angústia e prejudicar as relações. E veja porque a psicologia te aconselha a varrê-las da sua mente.

1- “Eu sou assim e pronto!”

Parece a síndrome de Gabriela “Eu nasci assim, eu sou mesmo assim, Gabrieeela!!”. Lembram da musica?

Perceba que ninguém é a mesma coisa o tempo todo. Querer se manter como você já se viu alguma vez só significa que você sofre da síndrome do “chinelo velho”, ou seja não abre mão do velho e confortável conhecido por mais que ele seja horrível.

Vamos aprender a desfrutar de novas possibilidades, para novas formas de ser.

2- “Nunca dá tempo para nada!”

“Estou exausta!” e “Nunca consigo fazer o que quero”. Repita isso muitas e muitas vezes e verá sua vida travada de vez. Já vi muita gente “dar pulinhos no lugar” o dia todo, e no final do dia não realizou nada. Porque? Normalmente é porque a desorganização não permite.

A dica é: Use um pouco do seu tempo para aprender um pouco de logística, de organização, e perceberá que será o melhor tempo já “gasto” na sua vida.

Comece tentando sozinho, às vezes dá, mas quando não estiver conseguindo procure um psicólogo!

3- “Seja forte, você pode agüentar!”

É muito bom se perceber forte. Existe um termo em psicologia “capacidade de resistência à frustração” que é levado a sério demais por algumas pessoas. Perceber que nem tudo é uma catástrofe é ótimo, mas achar que você sempre vai poder suportar tudo, é exagero.

Se dê o direito de delegar tarefas, de pedir ajuda, de contar com outras pessoas. Tem até outra frase que ajuda a contra equilibrar esta “O que não tem solução, solucionado está”. Isto é diferente de agüentar. Isto é aceitar.

4- “Filho de peixe peixinho é!”

Já foi muito bonito ter todos na família com a mesma profissão, morando no mesmo bairro, com total identificação de valores e costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com