TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auto Manifestação de Deus

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 6

        Instituto Teológico  Quadrangular

Bibliologia – Pastora Charline Cristina

Autoatividade do capitulo 1,2,3,4 e 5

Nome : Gladson de Jesus Martins  

Capítulo 1

  1.  O que significa a automanifestação de Deus ? Por que ela teve um objetivo relacional?

Tudo o que sabemos e ainda saberemos a Seu respeito, se deve ao estudo da Sua palavra, o que só é possível, porque Ele quis manifestar-se. Deus se revela a nós como pessoa, nos mostrando seu caráter e personalidade. O Objetivo da Bíblia é relacional. Automanifestação de Deus através da Bíblia não é somente para conhecermos as coisas de Deus, mas através do conhecimento das coisas Dele, podermos conhecer o próprio Deus.

  1.  Explique as três categorias teológicas de Revelação ?

Revelação Geral : Deus se comunica  com os homens através da natureza, história e constituição do ser humano.

Revelação Especial : Deus se comunicando com certas pessoas, em tempos e lugares

específicos.  Essa revelação específica, para promover  um relacionamento pleno com o homem.

Revelação Sobrenatural :  Deus se comunica através de dos prodígios, sinais e maravilhas, o manifestar da voz de Deus através dos milagres.

  1. O que significa  dizer que a Revelação foi de natureza Antrópica e Analógica ?

Antrópica: Por Deus ser superior ao homem é impossível conhecê- lo. Deus usou formas naturais para comunicar-se com os seres humanos.

Analógica: Deus usa aspectos humanos para compreendermos o campo divino.

        

  1. Por que a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere á Revelação ?

Por que ela revelou com máxima perfeição o caráter de Deus, percebido a partir do caráter de  seu filho. Através de Jesus, Deus viveu entre os homens e manifestou suas qualidades, atribuições e emoções, quando Jesus falava, era Deus em pessoa falando.

  1. Por que há implicações para o homem e para a Igreja quanto á Revelação ?

A Revelação implica em responsabilidade, o que se faz com o conhecimento geral que se tem respeito de Deus, mesmo que uma pessoa não tenha acesso á Revelação Especial, responderá á Revelação Geral. Já a Igreja tem pleno acesso á Revelação Especial, então, além da responsabilidade natural de cuidar com suas ações, ela tem a responsabilidade de anunciar o evangelho para que as pessoas possam crer e alcançar a salvação.

  1. Deus é Todo-poderoso, poderia usar de qualquer meio para comunicar-se, mas porque ele o fez usando homens e através da escrita? Por que a Bíblia é necessária para a humanidade?

Porque a comunicação é melhor quando o receptor compreende a mensagem,         assim Deus resolveu usar nossos próprios meios para obter a maior compreensão dos seus planos, utilizou nossa linguagem e nossas experiências, pois Ele é ilimitado em seu conhecimento e poder e jamais conseguiremos compreendê-lo com nossas limitações. A Bíblia é a Revelação de Deus aos homens, ela preenche as condições para a comunhão e para a restauração do relacionamento e comunicação eram diretos e promoviam comunhão intensa entre criador e criatura.

Capítulo 2

        

  1. Qual é a diferença entre Revelação e Inspiração ?

Revelação é o ato de Deus comunicar diretamente a verdade antes desconhecida para a mente humana, a qual só poderia ser conhecida desta maneira. Através da revelação, a descoberta da verdade divina.

Inspiração esta ligada a comunicação da verdade e a maneira como a revelação foi registrada, através da escrita. A inspiração divina supervisiona a comunicação da verdade revelada.

  1. Explique o processo de Inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.

O processo de inspiração contém quatro elementos específicos:

Deus como causa: Deus é a fonte originária da Bíblia e este é o fator fundamental da doutrina as inspirações Bíblicas.

Ação do Espírito Santo: Ação do Espírito Santo ocorreu e dois sentidos no vertical e horizontal.

O homem como instrumento: Deus foi a causa primeira da transmissão da verdade bíblica e os cerca de quarenta escritores escolhidos tornaram-se a fonte secundárias, os instrumentos mediadores na transmissão da verdade.

Autoridade escrita: A bíblia é o resultado final da verdade revelada pelo próprio Deus através dos profetas e isto a reveste de autoridade escrita.

  1. A Inspiração plenária é a posição teológica completa  e adequada de inspiração, justifique.

A  Bíblia reivindica a inspiração plenária divina de todas as suas partes, ou seja, total e absoluta. Esse conceito afirma que todas as palavras escritas são inspiradas por Deus. Verbal significa as palavras e pleno significa inteiro, completo, contrário a parcial. Afirma-se aqui a inspiração plenária da Bíblia.

  1. O que é iluminação ?

A iluminação ocorre com todos os cristãos, se refere a influência do Espírito Santo que ajuda a entender as coisas de Deus, a iluminação esclarece as coisas de Deus, as coisas espirituais aos espirituais, a iluminação das coisas espirituais são uma benção prometida a todos os que creem e pode ser experimentada por eles.

  1. Quais são os itens que demonstram a Unidade Geral da Bíblia, explique-os.

Tema Central: Todos os escritores versaram sobre um único tema, a maravilhosa unidade de tema é apresentada de Gênesis a Apocalipse o tema da Bíblia é a redenção dos homens.

Assunto Central: Encontramos o desenvolvimento de um assunto único, a história  do plano de salvação do homem através da obra redentora de Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com