TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autoestima Da Mulher

Pesquisas Acadêmicas: A Autoestima Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 8

Autoestima da mulher

Estamos no século 21 – As mulheres conquistaram o direito de estudar, discordar, discursar, votar, trabalhar… Vivemos numa sociedade privilegiada onde temos acesso às mais diversas invenções para facilitar o dia a dia: ferro elétrico, lavanderia, fogão à gás, forno elétrico, micro-ondas, freezer. Temos acesso também a todo avanço da indústria de cosméticos: creme antirrugas,escova progressiva, maquiagem definitiva, depilação a laser, botox, etc, etc, etc… Deveríamos ser a geração mais feliz e realizada que viveu nesta terra, com nossa autoestima nas alturas, entretanto, pesquisas indicam que apenas 2% das mulheres se acham bonitas.

Somos bombardeados por imagens o tempo todo, pela TV, internet, cinema, revistas… imagens que refletem um padrão do que é ser bonito, o que é ser inteligente, o que é ser bem sucedido. E essas imagens vão formando no nosso subconsciente uma espécie de banco de dados sobre estes conceitos. Criamos então uma imagem artificial na nossa mente e a imagem real começa a ser rejeitada.

Somos então acometidos com o câncer dos estereótipos: bonito é alguém que…inteligente é alguém que…, bem sucedido é alguém que…, espiritual é alguém que…, etc… E esse câncer vai corroendo nossa autoestima, nos adoece emocionalmente, fisicamente, nos paralisa, confunde, e nos afasta da boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas. Isso tem feito de nós, mulheres infelizes, amargas, insatisfeitas e gerado uma série de problemas para nós mesmas e para os que estão perto de nós.

E como mudar isso? Ouvindo palestras sobre autoestima? Ouvindo como somos especiais e únicas? Nos olhando no espelho diariamente e afirmando: eu sou bonita, eu sou legal, eu sou competente, eu posso, eu consigo, eu…. ?

A resposta é: não! Aliás, vamos ver que quanto mais olhamos para nós mesmas, mais sofremos e nos amarguramos e alimentamos nosso complexo inferioridade.

A cura para a nossa autoestima não está na psicologia, não está no salão de beleza, não está na ponta de um bisturi. A cura para a nossa autoestima está em Cristo.

Um trecho da Bíblia que pode nos ajudar bastante aqui é o Salmo 73. Este Salmo foi escrito por Asafe. Ele era um levita, músico e cantor, um dos líderes dos quatro mil levitas responsáveis pelo culto no tempo de Davi. E passou por uma terrível crise existencial, entrou em depressão e quase desistiu da fé. Vamos aprender com ele.

*

1. Nossa autoestima é comprometida quando começamos a olhar para a vida dos outros.

Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto à mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade dos ímpios. Eles não passam por sofrimento e tem o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como outros homens. Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas.” (Salmo 73:1-5, 12)

Os problemas com a nossa autoimagem começam quando deixamos de olhar para Cristo, autor e consumador da nossa fé, e começamos a olhar para a vida dos outros. A comparar o que os outros tem com o que temos.

O corpo da mulher vende tudo hoje em dia, e quando vemos imagens de mulheres super-magras, com pele e unha e cabelos perfeitos, começamos a comparar com nossa própria imagem e nos desesperamos! Isso porque as imagens que chegam até nós são falsas, frutos do trabalho intenso de fotógrafos, cinegrafistas, iluministas, maquiadores, cabeleireiros… São imagens pro-du-zi-das.

*

*

Nós recebemos essas imagens e a alimentamos com pensamentos destrutivos, construindo nosso senso de beleza em cima da mentira, do photoshop, de uma ditadura imposta por homens, de uma ditadura imposta pelo próprio satanás. Assim, o corpo da mulher vende tudo hoje em dia, só não vende autoestima para elas mesmas.

Asafe entrou em crise porque ficou observando o que os outros tinham e ele não. Começou a se comparar com eles, a se ressentir e isso foi terreno fértil para que ele perdesse sua própria identidade. Nós, mulheres, precisamos nos disciplinar a não ficar olhando para nossas amigas ou para as modelos e atrizes, com o propósito de fazer comparações e cobiçar o que elas tem (ou o que achamos que tem). Deus, em sua infinita criatividade, nos fez diferentes, cada uma com sua beleza, cada uma com seu propósito. Querer ser como outra pessoa é, é desperdício de vida.

*

2. Nossa autoestima é comprometida quando nos concentramos em nós mesmas.

Assim são os ímpios, sempre despreocupados aumentam suas riquezas. Certamente me foi inútil manter o coração puro e levar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado.” (Salmo 73:11-14)

Além de vivermos a era da imagem e da tecnologia, vivemos também na era do humanismo, onde tudo dever ser centrado em nós mesmos, “eu” preciso ser feliz, “eu” sei o que é melhor pra mim, algo só faz sentido se for me trazer algum benefício.

E esse fator cultural é tão forte que facilmente arrasta toda a sociedade, inclusive nós, cristãos. Buscamos o nosso bem estar, procuramos uma igreja que satisfaça nossas expectativas, nos empolgamos com a teologia da prosperidade. Na tentativa de justificar essas posturas, pinçamos alguns textos da Bíblia, os retiramos do seu contexto e damos a eles a interpretação que nos convém. Exemplos:

a) Mt 22:39 diz “ame ao seu próximo como a si mesmo” – a ênfase está em amar ao próximo, mas na maioria das vezes usamos este mandamento para explanar sobre a necessidade do amor próprio.

b) 1 Co 6:19 diz que o nosso corpo é o templo do Espírito – a ênfase está em manter a santidade do nosso corpo nos mantendo longe de práticas imorais, mas usamos este texto para justificar a necessidade de cuidar bem de nós mesmos.

c) Jo 10:10 diz que Jesus veio para nos dar “vida, e vida em abundância” – Jesus é A VIDA, Ele veio para se dar a Ele mesmo por nós, mas preferimos acreditar que essa “vida abundante” é sinônimo de beleza, fama, sucesso, fartura…

Impressionantemente, em nenhum lugar da Bíblia encontramos Deus nos orientando a nos amar a nós mesmos. Mas sim “cada um considere os outros superiores a si mesmos” (Fl 2:3), “ame o teu próximo” (Rm 13:9), “Cada um busque o que agrada ao seu próximo (Rm 15:2-3), “sujeitai-vos uns aos outros” (Ef 5:21), e assim por diante. Disse Jesus: “Se alguém quiser ser meu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com