TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição De Amizade

Exames: A Definição De Amizade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  5.372 Palavras (22 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 22

Texto Áureo

“Em todo o tempo ama o amigo; e na hora da angústia nasce o irmão”. Pv 17:17

Verdade Aplicada

Confiança e transparência são o material com o qual as verdadeiras amizades são construídas.

Objetivos da Lição

Mostrar que a amizade de Davi e Jônatas é uma grande lição de amor para nossos dias;

Ensinar que Jônatas era um grande amigo e encorajador para Davi;

Apresentar Jônatas como uma figura tipológica do próprio Jesus Cristo por suas ações.

Glossário

Vulnerável: o ponto pelo qual alguém pode ser atacado; estar fraco;

Tecelão: individuo que tece teares; referido a Deus, aquele que une;

Entrever: ver sem muita clareza.

Textos de Referência

I Sm 18:1 - E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.

I Sm 18:2 - E Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai.

I Sm 18:3 - E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.

I Sm 18:4 - E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.

Introdução

A amizade entre Davi e Jônatas nos apresenta pelo menos três grandes coisas: uma grande lição de amor para os nossos dias; que amigos da extirpe de Jônatas são encorajadores; e no sentido espiritual, Jônatas aparece como uma figura tipológica do próprio Jesus Cristo (Amigo) por suas ações, cuidados e renúncias.

O Senhor conhece as fraquezas e dificuldades comuns aos homens, afinal, Ele nasceu de mulher; sentiu dores; experimentou a tristeza em muitas situações, alegrou-se em outras; trabalhou com as mãos e do seu rosto escorreu o suor; viveu numa comunidade; muitas vezes sentiu fome e sede (veja os evangelhos). Em resumo, o Senhor foi um homem comum. Despojado da glória celeste; sujeito aos mesmos erros e dissabores dos demais humanos. Era com muito esforço e luta (Jejuns, orações, pureza, etc.) que conseguia ter comunhão com o Pai. Ele conseguiu e afirmou-nos que podemos também!

Ele sabe o quanto custa obedecer a Deus num meio que é hostil a Deus. E nos temos de aprender a obediência e exercitá-la em nossa vida. É muito comum ouvirmos as pessoas falarem que pagariam qualquer preço para servirem a Deus, no entanto, quando o Espírito os convoca e apresenta situações desconfortáveis, voltam atrás em suas declarações.

Às vezes, a obediência a Deus implica a separação de pessoas ou coisas que amamos. Em muitos casos, de coisas boas em si, que dele próprio havíamos recebido, ou, ainda, de pessoas muito amadas ou familiares que são retirados de nós ou porque a obediência a Deus, requer que os laços sejam desfeitos. Talvez seja necessário abandonarmos a vida profissional, ou, ainda a obra espiritual que desejávamos fazer e, dizermos não ao “sistema cristão”, às tradições que enchem as igrejas (pentecostais ou não), e à nossa cultura cristã pré-concebida que só podemos servi-Lo dentro de uma igreja e outros conceitos humanos.

Jesus, Amigo e Sacerdote – Elias R. de Oliveira

1. A amizade de Davi e Jônatas

Analisando o contexto social da época em que Davi e Jonatas se conheceram vemos que a atitude de Jonatas para com Davi foi algo admirável (I Sm 18:1,3 e 4).

Davi e Jônatas. Talvez a mais conhecida amizade na história seja a de Davi com Jônatas, filho do rei Saul. O ciumento rei tentou matar o jovem Davi, escolhido por Deus como seu sucessor. Pelo mesmo motivo, Jônatas poderia ter olhado para Davi com inveja ou ódio. Se Deus não tivesse nomeado Davi, o próprio Jônatas seria rei depois da morte de Saul. Mas Jônatas não mostrou tais atitudes. Ele manteve uma amizade especial com Davi durante toda a sua vida. Quando Saul tentou matar Davi, foi Jônatas quem protegeu o seu amigo (I Samuel 20). Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional (II Samuel 1:17-27). Mesmo depois da morte de Jônatas, Davi mostrou bondade para com seu filho aleijado, Mefibosete (II Samuel 9).

Amizades – Dennis Allan

A Importância da Amizade

1.1 Uma amizade surpreendente

Conceitos orientadores: parceria; fraternidade; solidariedade; desprendimento; companheirismo; mutualismo; trivial X extraordinário

Jônatas teve grande apego por Davi após a conversa deste com Saul. Jônatas, o filho mais velho de Saul, assumiria o trono de Israel. Porém, o Senhor já havia ungido a Davi. Logo, a amizade entre os dois foi singular.

Ao dar suas vestes oficiais e armas a Davi, o colocou como seu amigo e um igual: reconheceu que, um dia, Davi tomaria seu lugar no trono. Possivelmente Davi tenha relatado sobre a ida de Samuel à sua casa e a unção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com