TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exposição da Bíblia Sagrada em 1 Timóteo 1:15

Por:   •  4/2/2023  •  Dissertação  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 6

EXPOSIÇÃO DE 1TIMÓTEO 1:15

Contexto:

Paulo escreve para Timóteo que era pastor em Éfeso, onde começa alertando o jovem pastor dos falsos ensinos que estava surgindo dentro da igreja. Possivelmente, tinha alguns membros da igreja que afirmava doutrinas contrarias ao Evangelho, dizendo que a graça de Deus mediante a fé em Jesus somente não era suficiente para a salvação, eu precisava guardar a lei e fazer alguma coisa para herdar a vida eterna.

De modo que Paulo mostra para Timóteo e a igreja sobre o que é o Evangelho, e que a salvação é de graça mediante a fé em Jesus somente. Para isso, Paulo começa descrevendo seu próprio testemunho de conversão.

V13 - Paulo fala como sua vida era perversa, pois foi alguém que perseguiu a igreja. Paulo não nasceu num berço cristão, mas sim foi alguém que odiou Jesus e seus seguidores, de modo que matou e prendeu muitos cristãos. Ele fazia isso por pensar que os cristãos que afirmava “Jesus ser o Filho de Deus, Salvador do Mundo e alguém está vivo para sempre”. Eles estavam simplesmente mentindo, por isso diz que fez tudo isso na “ignorância e na incredulidade”.

Então, diante de toda essa vida na qual Paulo vivia, algo simplesmente aconteceu que mudou tudo. Um certo dia ele estava indo para uma cidade chamada Damasco com o plano e autorização de prender os cristãos de lá. Mas de repente, enquanto ele estava no caminho para Damasco Jesus apareceu a ele, agindo Deus com misericórdia e salvando esse pecador.

Portanto, Paulo usa do seu testemunho para mostra a Timóteo a única maneira do pecador ser salvo, através o Evangelho de Jesus. Ele mesmo deixa claro que era alguém totalmente perverso e que merecia a condenação no inferno, mas foi a graça e misericórdia de Deus em Jesus que mudou sua vida e seu destino eterno, de modo que agora ele foi salvo e feito apóstolo do Senhor Jesus.

Por conta disso, Paulo diz no v15:

“Fiel é a palavra e digna de toda aceitação:”

-Fiel no sentido de verdadeiro. Essa Palavra (Evangelho) não é algo que eu inventei na minha cabeça, é algo verdadeiro que o próprio Jesus ensinou e eu próprio experimentei na minha vida.

-Por ser verdadeira essa Palavra, ela também é digna de ser aceitada, recebida, crida e obedecida

“que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”

A frase dita por Paulo já resume o Evangelho:

1 - Veio salvar pecadores já pressupõe que o mundo é formado de pecadores.

O próprio Paulo em Romanos 3:23 deixa claro isso. Jesus também afirma sobre a corrupção do coração humano(Mt 15:19), além de toda a Escritura afirmar essa verdade de forma nítida: Todos, sem exceção são pecadores. Seja criança ou idoso.

O que é ser um pecador?

É ser alguém que quebra a lei de Deus. O Senhor foi quem nos criou, e nos criou com um proposito. O propósito era que todas as pessoas vivessem para glorificar e fazer a vontade dEle. Mas, por conta do pecado o homem agora virou as costas para seu Criador, fazendo o contrário daquilo que Deus ordenou.

Paulo se vê como o MAIOR pecador, devido toda a sua vida perseguindo a igreja. De fato, foi perversa a vida de Paulo, ele matou e prendeu muitos cristãos. Porém, isso não deve me fazer pensar que por Paulo se considerar o MAIOR pecador eu sou um menor pecador, isto é, alguém menos pecador do que Paulo. A questão principal está em entendermos quem verdadeiramente somos. Quando percebemos o quão corrupto é nosso coração, o quão ele está inclinado para o mal nós então iremos nos enxergar como Paulo se enxergava.

EX: a) É ordem e da vontade de Deus que falemos somente a verdade pela nossa boca. Mas, por conta do pecado todos nós falamos mentiras. Pelo menos alguma vez na minha falamos coisas que desagradam a Deus. De forma que pecamos contra Deus. Não existe ninguém que possa dizer que nunca falou alguma mentira, por isso fica nítido que todos somos pecadores.

b) Deus também ordena os filhos a honra os seus pais. Quem dentre nós pode se dizer um filho perfeito? Quem nunca desobedeceu a seus pais? Foi um filho rebelde? Falou o que não deveria? Por isso, é claro quando a bíblia diz que todos são pecadores.

c) Quantas vezes não desejamos coisas no coração e pensamos coisas na nossa mente que são terríveis?

d) Nem uma criança escapa disso, pois apesar de ser uma criatura fofa, ela tem o pecado dentro do seu coração. Isto é evidenciado rapidamente durante das “birras” feitas.

2 - O fato de Jesus ter vindo para SALVAR mostra que todos nós pecadores estávamos perdidos sem Ele.

Perdidos quer dizer alguém que se perdeu do propósito na qual foi feito. Todos nós fomos para Deus e viver com Ele eternamente, mas o pecado fez o homem perder isso, de modo que agora o homem viverá eternamente longe do Seu Criador, destinado ao inferno para todo sempre.

O próprio Jesus deixa claro em Lucas 19:10.

Os pecadores estão perdidos e sem exceção alguma disso. Com nenhuma possibilidade de se auto salvar. Senão não teria a necessidade de Cristo vir ao mundo resgatar pecadores perdidos do inferno se o próprio pecador conseguisse se resgatas sozinho.

Essa é a verdade descrita nesse versículo como também encontrada em toda bíblia, todos somos pecadores e estamos perdidos. É uma terrível verdade e uma péssima notícia.

3 - É preciso compreendermos essa péssima notícia para entendermos o Evangelho de Jesus Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com