TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família nuclear no âmbito da teologia bíblica

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

A Família nuclear no âmbito da teologia bíblica, não fica a menor dúvida que é o homem, mulher e na maioria dos casos, os filhos.

A família foi a primeira e é a mais importante instituição criada por Deus.

Quando Deus cria o homem, diz em seu coração: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda." (GÊNESIS 2.18), então cria Eva e lhe presenteia como esposa e auxiliadora.

        Passado um inestimável tempo, Deus diz para o casal a mesma frase que seria dita a Noé futuramente: “Crescei, multiplicai-vos e dominai a terra” (GÊNESIS 1.28; 9.1), ou seja, determinou ao casal as suas nobres funções.

        Não só criou e delegou funções, como também ensinou como viver no âmbito familiar, disse para o casal que “O marido cumpra o seu dever para com a sua esposa e da mesma forma também a esposa o cumpra para com o marido” ( I CORÍNTIOS 7.3), sendo assim o casal é advertido em todas as áreas:

  • Com relação à sexualidade, afirmando que: “A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa. Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência” (1 CORÍNTIOS 7.4-5).
  • Com relação às mulheres diz para: “Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor” (COLOSSENSES 3.18).
  • Com relação aos homens, deixa a afirmativa: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. (EFÉSIOS 5.25-28)

Quando a Bíblia enfatiza o contexto familiar no que concerne aos filhos, traz-nos algumas lições práticas:

  • Fica sob a responsabilidade dos pais instruí-los na formação de seu caráter: “Instrui o menino no caminho {Não basta mostrar o caminho, tem que ir no caminho para que o filho o siga. Grifo nosso} em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (PROVÉRBIOS 22.6).
  • Para os filhos, fica um mandamento condicional: “Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra {Dt 5.16; Êx 20.12 Grifo nosso}” (Efésios 6.1-3).
  • Também para os pais é dito que: “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados” (Colossenses 3.21).

É muito difícil pensar a nossa sociedade sem a noção de família. Em torno dessa instituição, no sentido mais amplo, rodeiam formas de organização coletiva e social, direitos e deveres, referências para os nossos relacionamentos. A ideia da família como base da sociedade não se sustenta apenas no senso comum, mas também é institucionalmente reconhecida, como se vê no artigo 226 da Constituição Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com