TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO E DA TEOLOGIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO E DA TEOLOGIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

A pesquisa foi realiza na Terceira Igreja Batista em Rocha Miranda, situada na rua Jatuarana, 328, Rocha Miranda. A igreja completou 31 anos e foi fundada em 22 de março de 1986.

Ao pesquisar qual corrente teológica a igreja adota e comparando com as correntes de Calvino e Armínio, pude notar uma mistura de pensamentos mais com característica voltadas para o arminianismo.

 Em relação a depravação humana, as pessoas entrevistadas concordavam que o ser humano estava corrompido com o pecado e por isso estava distante de Deus, corroborando com a idéia de Calvino.

Em relação a eleição, concordavam que o preço da salvação foi pago por Cristo na Cruz e que o ser humano deveria dar uma resposta a isso através da fé, corroborando com a idéia de Arminio.

Redenção ilimitada. Acreditam que Jesus deu sua vida para a salvação de toda raça humana, idéia Arminiana.

Resistibilidade da Graça. Esse assunto trouxe divisão dos entrevistados, alguns acreditavam que a graça poderia ser aceita ou rejeitada. Outros acreditavam que a graça é irresistível e o homem não pode negá-la.

Perseverança dos Santos. Os entrevistados acreditavam que aqueles que foram salvos não poderiam perder a salvação, sendo uma pessoa salva, sempre salva, corroborando com a corrente Calvinista.

Qual a Importância da Reforma Protestante para o cristianismo do século 21? 

A Reforma Protestante foi, sem dúvida, um divisor de águas para o cenário religioso, político e social da época medieval. Devido a grande insatisfação com a venda de indulgência da Igreja Católica, Lutero começou o que se tornou conhecido como Reforma Protestante.

A Reforma, simbolicamente, deu início em 31 de outubro de 1517 quando Lutero pregou suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, iniciando, assim, a grande mudança da época.

Os cinco solas definem os princípios fundamentais da Reforma Protestante. Os solas são o credo teológico dos reformadores que tinha o objetivo de resgatar a essência do cristianismo tirada pela igreja Católica.

Sola Fide declara que a justificação é recebida somente pela fé sem a necessidade das boas obras, embora a fé produza boas obras, as obras não podem salvar.

Sola Scriptura declara que a Bíblia é a única palavra autorizada e inspirada por Deus e é a única fonte para a doutrina cristã, sendo que todos devem ter acesso.

Solus Christus ensina que Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade e que não existe salvação através de nenhum outro.

Sola Gratia declara que a salvação vem por meio da Graça divina, um “favor imerecido” concedido por Deus ao pecador. Graça é dom imerecido de Deus dado por causa de Jesus.

Soli Deo gloria diz que toda a glória é devida somente a Deus, pois a salvação é realizada unicamente pela sua vontade e ação.

A Reforma foi o período que marcou uma grande mudança em todo pensamento da época. A mudança foi tão grande que as conseqüências da Reforma nos afetam até os dias de hoje.

Hoje em dia, observamos muitas igrejas, tida como protestantes, com muitas teologias, doutrinas e ensinamentos. As igrejas com maior número de pessoas são as igrejas que pregam sobre a teologia da prosperidade e outras teologias que falam a respeito de um deus que barganha com seu povo. O foco dessas igrejas é apresentar um deus que se a pessoa não der seus bens, ele irá castigar, não vai abençoar e a pessoa não experimentará o que Deus tem para ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com