TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moderna "teologia do trabalho"

Seminário: Moderna "teologia do trabalho". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

A esse modo de entender o trabalho foi (está a ser) contraposto um outro, moderno, que o dignifica (Raymond Ruyer chega a identificar o trabalho com a liberdade) até à sua divinização nalguns casos (como na Alemanha, segundo Scheler) .

Uma “teologia do trabalho” contemporânea pretende igualmente recuperar o trabalho, baseada na ideia do homem como artífice que, à imagem e semelhança de Deus, realiza uma obra. O trabalho tem sete grandes significados:

1. O trabalho proporciona renda, lucro, sobrevivência, esperança.

2. O trabalho determina o status social da pessoa permitindo ao indivíduo ser reconhecido e valorizado.

3. O trabalho estabelece vínculos de convívio, amizade, relação interpessoal.

São os colegas de trabalho, os clientes e fornecedores.

4. O trabalho organiza o tempo: O tempo livre, o tempo de lazer, o tempo da família, o tempo de férias.

5. O trabalho determina o espaço: lugar de trabalho, lugar para guardar o material, lugar para encontros, lugares exclusivos.

6. O trabalho promove a auto-estima: realização pessoal, autovalorização, satisfação pessoal, concretização dos sonhos, valorização de si e dos outros.

7. O trabalho dá sentido à vida porque transforma a natureza e espiritualiza a pessoa.

Precisamos de uma educação para o trabalho e por outro lado de uma “reeducação do trabalhador”, não segundo o “evangelho do capital”, mas segundo a dignidade do trabalhador e do próprio trabalho. Engels certamente exagerou quando escreveu que o “trabalho criou o homem”, mas é bem verdade que o trabalho é uma benção, embora não seja o único e nem o mais alto fim do homem .

O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza para obter sustento e bem-estar, criando entre as pessoas as relações sociais que marcam o cotidiano, no entanto, às vezes o trabalho é algo penoso, forçado, um esforço obrigatório, pouco reconfortante. Isso pode ser percebido na origem da palavra trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império Romano .

Em outras palavras pode-se dizer que trabalho é ter qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo. O trabalho sempre fez parte da nossa vida, ele surgiu na revolução industrial com o surgimento das empresas familiares, na execução de obra ou serviços para outrem, mediante pagamento de contraprestação, o trabalho era executado nas residências e arredores familiares a exemplo temos os agricultores que trabalhavam em terrenos cedidos pelo senhor geralmente aos arredores de sua casa, sapateiros nas oficinas familiares, nesta época o trabalho familiar era muito valorizado, quanto mais filhos trabalhando melhor seria o rendimento produtivo .

Com a queda do sistema Feudal surge uma nova estrutura social, a do sistema capitalista. O crescimento comercial e a produção cada vez maior determinaram o crescimento, pois é na transformação dos produtos em mercadorias que o sistema capitalista vai se firmar, o espaço físico do trabalhado deixa de ser o lar para dar espaço as fábricas, o trabalho das mulheres e crianças ganha intensa procura, tendo em vista que as mulheres ganhavam muito menos do que os homens, e as crianças ganhavam muito menos que as mulheres além de diminuir os custos recrutar essa mão-de-obra era muito mais fácil .

Dá-se início ao processo de industrialização que culminará, na Inglaterra de forma mais aparente, na Revolução Industrial, com a alta produção de mercadorias os burgueses buscam formas de aumentar o lucro reduzindo as despesas, e para isso não importava qual maneira seria usada fosse pela incrementação tecnológica das unidades produtivas, fosse pela exploração dos operários (jornadas intermináveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com