TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia Moderna e a Crítica da Bíblia

Por:   •  23/5/2022  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do texto:  A Teologia Moderna e a Crítica da Bíblia

C. S. Lewis

Em relação ao texto de C. S. Lewis, trata-se uma abordagem muito interessante e com bastante conteúdo em relação as críticas que a antiga ortodoxia sofre quanto ao Novo Testamento. É de se desconfiar o que esses homens vêm fazendo como críticos. C. S. Lewis vai dizer que são fracos em relação ao bom juízo literário e mostram-se incapazes de perceber a própria qualidade dos textos que examinam.

Para ele, um homem que chega a dizer que há algo lendário ou romântico nos evangelhos, precisa dizer quantas lendas e romances ele já leu, o quanto está desenvolvido o seu gosto literário para chegar a tal conclusão.

Quanto a abordagem e as críticas que são feitas ao livro de João, evangelho este que é riquíssimo em detalhes dos fatos, podemos citar o diálogo entre a Jesus e a mulher samaritana, a cura do cego de nascença, C. S. Lewis vai dizer que leu poemas, romances e literaturas a vida toda, e que nada chega ao nível de detalhes do quarto evangelho. E o leitor que não consegue perceber os detalhes dos fatos, ainda não aprendeu a ler.

O texto faz uma dura abordagem e excelente reflexão aos críticos, pois são conseguem ler entre as linhas dos textos antigos, mas todas as evidências levam a notar a incapacidade de eles lerem as próprias linhas. O que dá a entender é que os ensinamentos de Cristo foram mal interpretados por seus seguidores e que somente os eruditos modernos puderam, após anos, entender da forma correta.

É bastante estranho a forma que abordam a respeito dos milagres, pois para eles nunca ocorrem. Os eruditos a esse respeito não falam com mais autoridade do que qualquer outra pessoa. Quanto a isso, os críticos falam apenas como homens obviamente influenciados pela época que cresceram. Por não terem acompanhado o processo, dificilmente acreditam em algo que não puderam contemplar e utilizam-se de ideias imaginárias.  

C. S. Lewis coloca que a reconstituição da história de um texto, quando é antigo, pode parecer convincente, porém quem quiser provar o contrário estará apenas malhando, pois, os resultados obtidos não poderão ser reunidos com os fatos. Os firmes resultados da erudição moderna, na tentativa de descobrir por que motivo algum livro antigo foi escrito, podemos concluir que são apenas firmes os que sabiam dos fatos já morreram e não podem argumentar frente aos críticos que afirmar as suas críticas com tanta confiança.

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BETEL

ALUNO: GUSTAVO NOGUEIRA DAMASCENO

PROFESSOR: EDINEY FARNELA

QUESTÕES TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com