TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA DOUTRINA EVANGÉLICA NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA

Por:   •  13/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  8.628 Palavras (35 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 35

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

RITA DE CÁSSIA REBOUÇAS DOS SANTOS

A INFLUÊNCIA DA DOUTRINA EVANGÉLICA NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA

SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA

2019

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

RITA DE CÁSSIA REBOUÇAS DOS SANTOS

A INFLUÊNCIA DA DOUTRINA EVANGÉLICA NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA

                                                                  Trabalho apresentado à disciplina

                                                                  Metodologia do Trabalho Acadêmico,

                                                                  do Curso Livre em Teologia, Univer-

                                                                  sidade Teológica Pastoral Metropolita-

                                                                  na Norte (PR/018), Instituto Teológico

                                                                  Quadrangular, como requisito parcial

                                                                  para a conclusão da disciplina.

        Professora: Pra. Ruth Borges

SÃO DOIMNGOS DO ARAGUAIA

2019

Introdução

O objetivo desse trabalho, construído através de um estudo de caso descritivo de pesquisa de campo, é a análise sobre a Influência da Doutrina Evangélica na formação social, familiar, escolar e ministerial dos muitos adolescentes e jovens da cidade de São Domingos do Araguaia, seus aspectos, seus motivos e interesses, enquanto entes sociais. Também vamos abordar os desafios enfrentados pelas Igrejas Evangélicas, enquanto gestoras ministeriais religiosas e enquanto instituição sócio colaboradora na formação do caráter desses adolescentes e jovens, na faixa etária de 12 a 18 anos.

Primeiro Objetivo é a identificação e análise do perfil social dos nossos objetos de estudo, os adolescentes e jovens que são integrantes de grupos de jovens nas igrejas evangélicas da cidade de São Domingos do Araguaia.

Segundo Objetivo é entender os motivos que levam esses adolescentes e jovens a procurarem uma igreja evangélica, bem como as consequências da participação e colaboração dos mesmos em sua vida social, familiar, educacional, profissional, etc.

Terceiro Objetivo faz-se necessário também expor a visão do outro lado, ou seja, a das Instituições religiosas evangélicas, mostrando como elas desempenham seu trabalho com esses jovens e adolescentes.

Justificativa

        Meu interesse em pesquisar sobre a influência da doutrina evangélica na formação de adolescentes e jovens em São Domingos do Araguaia é a análise do paralelo, da minha observação enquanto professora Licenciada em História e atuante em sala de aula com turmas das três séries do Ensino Médio, já há doze anos, em contraste com a minha observação da experiência religiosa enquanto membro ativa da Igreja do Evangelho Quadrangular. Tenho a inquietação de entender o “por quê” de ser perceptível dentre o percentual paralelo de alunos evangélicos que trabalho, o maior interesse, o compromisso, a seriedade, o respeito e a dedicação desses jovens em sala de aula, fazendo com que os mesmos se sobressaiam em resultados de aproveitamento individual e de conteúdo, sobremaneira entre os demais, que não possuem e que não são participantes de uma doutrina evangélica cristã.

        Penso que a relevância desse estudo de pesquisa para a ciência seja justamente de entender se há relevância, na vida pessoal, a doutrinação e a instrução religiosa que as igrejas evangélicas exercem, paralelamente, com a instrução familiar e escolar.

Metodologia da Pesquisa

Este trabalho foi desenvolvido com um estudo quantitativo e qualitativo, feito através da coleta de dados de pesquisa de campo, numa amostragem de 30 formulários de pesquisa entre adolescentes e jovens evangélicos da cidade de São Domingos do Araguaia, acrescidos de 10 formulários de pesquisa entre Pastores e Líderes de Jovens Evangélicos, os questionários de pesquisa se encontram no parte dos “Anexos”.

Levando em consideração o percentual de entrevistados, em detrimento da quantidade estatística, de acordo com o levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número de adolescentes e jovens, na faixa etária de 12 a 18 anos, são de 5.319 (censo de 2010), de um total de 23.130 habitantes. Dentre esse contingente, o total da população evangélica é de 6.000 habitantes, na cidade de São Domingos do Araguaia, ainda segundo censo de 2010.  Fonte: site IBGE/Internet.

O procedimento da pesquisa, como foi recolhido e detido esses dados obtidos: os critérios de escolha dos jovens participantes da pesquisa, foram que estivessem entre a faixa etária de 12 a 18 anos, que fossem membros ativos de igrejas evangélicas, especialmente envolvidos em atividades relacionadas aos grupos de jovens.

Dentro das problemáticas envolvidas ao tema, foram respondidas às seguintes questões pertinentes:

  • Como os jovens são influenciados pelo Evangelho, na sociedade da cidade de São Domingos do Araguaia?
  • Quais as motivações e causas que levaram esses jovens a buscarem ser integrantes dos grupos de jovens das igrejas evangélica, na cidade de São Domingos do Araguaia?
  • Quais as condições sociais, o perfil, perspectivas de vida, as motivações dos jovens que frequentam as igrejas evangélicas de São Domingos do Araguaia?
  • A situação de baixa renda tem influência na procura dos jovens pelas igrejas evangélicas?
  • Houve aumento, nos dois últimos anos, na quantidade de jovens nas igrejas evangélicas?
  • As igrejas evangélicas realizam algum tipo de programa social voltado para as demandas dos jovens, como grupos de orientação e apoio psicossocial, curso de capacitação?

Fazendo uso de leituras, reflexões, ponto de vista de alguns pesquisadores, escritores especialistas em trabalhos com jovens evangélicos, pude encontrar um acervo diversificado de informações que afirmam categoricamente que não há dúvidas sobre a forte influência positiva que auxilia na construção do caráter da geração do século XXI. Onde afirma-se a ideia de que os jovens evangélicos cristãos, recebem nas igrejas evangélicas uma sólida base de preparo para encarar os desafios da pós-modernidade, recebem o conhecimento, entendimento sobre quem é Deus, seu amor, suas leis e doutrina, apoio e acolhimento afetivo da comunidade, orientações para abordagem dos atuais assuntos emblemáticos e comuns da “geração internet”. Segundo o Pastor Àpio Júnior (2012, p.141):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com