TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA - JOVENS E ADOLESCENTES NO MUNDO DO CRACK

Artigos Científicos: PROJETO DE PESQUISA - JOVENS E ADOLESCENTES NO MUNDO DO CRACK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 OBJETIVOS 6

2.1. Objetivo Geral 6

2.2. Objetivos Específicos 6

3 JUSTIFICATIVA 7

4FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8

5METODOLOGIA 11

6CRONOGRAMA 12

7 ORÇAMENTO 13

7REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Na pesquisa será analisado por que crianças e adolescentes das classes baixas da população tem maior tendência em entrar no mundo das drogas. Quais as iniciativas cabíveis, por parte da sociedade para diminuir o índice de Crianças e Adolescentes que entram no mundo das drogas, em especial do Crack e também quais são as políticas públicas existentes sobre o assunto.

O foco da pesquisa será voltado às crianças e adolescentes usuários de crack da cidade de Chapecó, já que, conforme um levantamento elaborado pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Chapecó, No começo do mês de março de 2014, quando os dados foram contabilizados, havia 63 adolescentes infratores de alta periculosidade soltos nas ruas do município, sendo esses adolescentes, praticantes de delitos em sua maior parte relacionados com o tráfico de drogas, já que de 2013 até o começo de março foram 35 ocorrências registradas na Central de Plantão Policial (CPP). Outro dado importante é a faixa etária desses menores, tendo a média de idade de 15 a 17 anos.

Outro dado relevante, segundo LARANJEIRA et al. (2012), os usuários de crack passam a ficar com segredos, a faltar compromissos e também amentir; começam a gastar o dinheiro muito mais do que antes e podem passar a vender objetos pessoais ou da família para conseguir comprar a droga. Subsequente podem passar a roubar e assaltar para o mesmo fim. É notável que a diminuição do cuidado consigo mesmo e a perda dos valores morais e sociais ocorrem muito mais rápido com os consumidores de crack, possivelmente devida à capacidade de esta droga provocar dependência mais rapidamente.

Considerando as informações citadas, o tema torna-se assim, um assunto muito relevante que demanda uma atenção especial, pois pode interferir no cotidiano de várias pessoas.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Demonstrar o que leva a criança e o adolescente chapecoense a se inserir no mundo do crack.

2.2 Objetivos específicos

• Quais são as consequências para o indivíduo, para a sua família e também para a sociedade. .

• Investigar qual o bairro da cidade com maior número de usuários.

• Os problemas de saúde, causados pelos trabalhos extras realizados pelos dependentes, para manter o vício.

• Verificar associação do crack com outras drogas.

• Identificar as maiores dificuldades na reabilitação.

• Expor as leis existentes de combate as drogas.

3 JUSTIFICATIVA

Entre varias questões do dia-a-dia, o tema droga, recebe uma atenção especial e diz respeito a toda sociedade. Falar sobre o assunto nunca é fácil, mas a informação pode ser decisiva na hora de ajudar familiares e usuários. Toda droga faz mal, mas algumas são mais letais que outras, como no caso do crack, que é uma substancia psicoativa, e altera o funcionamento do organismo, principalmente do sistema nervoso central, proporcionando uma sensação de poder, excitação, hiperatividade, insônia, intenta euforia e prazer e como o efeito tem pouca durabilidade, leva o jovem a usar mais vezes e em curtos períodos de tempo, tornando-se dependente da droga. O uso excesso do crack pode deixar o usuário agressivo, chegando até mesmo a ficar paranoico, apresentando graves problemas mentais e respiratórios. Partindo dessa ideia, foi escolhido esse tema com enfoque de que o crack pode levar à morte em um numero significativo de usuários, tanto pela ação direta como a overdose, ou pela indireta, morrendo por compilações sociais, como: vingança de traficantes, ação policial, agravamentos de saúde, por acidentes, entre outros. Dessa forma, foi buscado nesse projeto, expor os riscos que as crianças e os adolescentes correm ao se inserir no mundo do crack.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A toxicologia social classifica como estimulante toda a substância que altera a consciência do indivíduo, levando a um estado de euforia ou depressão. Muitas destas substâncias estão proscritas farmacologicamente, como é o caso do crack (OGA, 2008).

A cocaína é um alcaloide proveniente das folhas de Erytroxylumnovogranatense e Erytroxylum coca, que se transforma na pasta de coca, sendo utilizada para o tráfico. No entanto, ela também é utilizada como um poderoso anestésico local, atuando no Sistema Nervoso Central. Por isso é empregada como droga de abuso. O uso não médico da cocaína tornou-se clandestino a partir da década de 1970 quando foi proibida a sua utilização devido à falta de comprovações sobre sua segurança terapêutica, bem como de sua propriedade de causar dependência, quando utilizada diariamente (KATZUNG,2003).

A cocaína pode ser encontrada sob várias formas. No entanto, a forma de comercialização mais comum é a base livre, também chamada de crack. A cocaína nessa forma de base livre se volatiliza a 90ºC e, quando aquecida permite que seu vapor seja inalado, bem como tragado. (OGA, 2008).

Segundo Sanchez e Nappo (2002), a maior utilização dessa droga encontra-se entre os adolescentes, sendo que a baixa escolaridade, o desemprego e a falta de moradia são alguns dos fatores associados ao uso do crack. Alguns estudos demonstraram que os usuários foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com