TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A TEOLOGIA

Por:   •  8/8/2017  •  Resenha  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA

Curso Livre em Teologia EAD

20/02/2012

RESUMO

Esse texto tem como principal objetivo especificar os temas que a teologia aborda, quem são o Mediador do concerto, a Base do concerto e o povo do concerto, bem como o que significa Tipo e Antítipo.

No decorrer deste projeto é possível identificar a biografia de Jesus, que é nomeada também como Biografia Sintética, além de apresentar a Contrarreforma e seus principais teólogos.

Por fim, o texto a seguir expõe o entendimento de dogma no Cristianismo, como também os Caminhos da Teologia (Entendendo como alcançar a teologia da Libertação).

Palavras-chave: Teologia, Tipo, Antítipo e Libertação.

1 INTRODUÇÃO

Sabendo que é de extrema importância para o estudante de teologia o conhecimento a respeito dos temais que esse assunto aborda, o texto a seguir especifica quais são esses principais temas.

O texto tem como objetivo esclarecer a biografia de Jesus Cristo, apontando os principais fatos que ilustraram a vida Daquele que libertou e salvou a todos.

Em suma, o projeto também visa explicar que fatos abordaram a teologia da libertação e como a mesma foi constituída.

2 METODOLOGIA DA PESQUISA.

Tendo em vista que a forma como a teologia pode afetar a vida de cada individuo é de extrema responsabilidade pessoal e individual, os temas que ela aborda são: Deus; O homem; O mundo; A salvação e o Estudo do fim dos tempos. Esses temas podem ser apenas entendidos pela ligação de cada um deles, pois o que fala a respeito de Deus, refere-se também ao homem, ao significado da existência e, pode fazer afirmações acerca do mundo e do propósito da criação, assim como o pecado.

2.1. MEDIADOR, BASE E POVO DO CONCERTO.

Para entender a mensagem da Bíblia, primeiramente se faz necessário obter o conhecimento de que a mesma é a mensagem de Deus para o homem, e trata da história da salvação – o concerto de Deus para com os homens.

A partir desse entendimento é possível identificar que Deus traz salvação para o homem, sendo Ele o Mediador do Concerto. É Ele quem confirma o Seu concerto de misericórdia com a raça humana através de Jesus Cristo.

Já, a Base do Concerto trata-se da graça de Deus, que exige do seu povo um reconhecimento, uma resposta de fé e obediência.

Por fim, o Povo do concerto refere-se a cada um de nós, herdeiros da salvação.

2.1.1 Tipo e Antítipo.

Tipo trata das pessoas usadas no decorrer da Bíblia para revelar acontecimentos fituros. Um exemplo de Tipo são as figuras de Paulo, Adão (Como tipo de Cristo), Melquisedeque, entre outros profetas.

Antítipo, por sua vez, é o cumprimento das promessas com a chegada do Messias.

2.1.2 Biografia Sintética.

A biografia sintética refere-se a biografia de Jesus, desde seu nascimento até a sua morte, incluindo características de seu caráter que conquistou inúmeros seguidores.

A vida de Jesus Cristo é marcante por sua história tão humilde de um homem que embora não tivesse estudo era muito sábio. Sabedoria essa, que não era exposta em livros, mas escrita na areia e no coração dos homens.

Seu caráter foi ilustrado por atitudes tão perfeitas que provocaram uma resposta, e essa foi a fé e a transformação de vida para os homens.

.

2.1.3 A Contrarreforma.

A contrarreforma foi uma resposta as Igreja Católica à Reforma Protestante, que, por sua vez, teve início dentro da própria igreja católica, tendo por objetivo restaurar o poder que estava debilitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com