TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ

Por:   •  29/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 10

AUTOATIVIDADE

CAPÍTULO - 01

Instituto Teológico Quadrangular

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ

NOTA

Nome:

Série:

Data de Entrega:

QUESTÕES

1. Com suas próprias palavras, desenvolva um conceito de educação cristã.

É a educação feita do ponto de vista do cristianismo. É a busca para que todas as disciplinas e atividades reflitam explicitamente a educação cristã. Assim, promovendo e desenvolvimento do ser humano como um todo baseado em um perspectiva cristã. O centro da educação é Deus e não o homem.

2. Quais são as três modalidades educativas e como elas se definem?

"Formal - como o nome diz ela possui uma forma, uma estrutura e conteúdos previamente demarcados. É intencional e planejada para acontecer em um lugar específico. Como exemplo podemos citar o Instituto Teológico Quadrangular.

Não Formal - é aquela que ocorre fora do ambiente formal de ensino, ela é voluntária, onde os formandos procuram voluntariamente a aprendizagem. Exemplos: Bibliotecas, museus, zoológicos, etc.

Informal - é a educação natural, que aparece como produto das influências que o homem recebe do meio em que vive. Que aprendemos com os amigos, família, trabalho, etc."

3. Explique a diferença entre a Educação Religiosa e a Educação Cristã.

A educação religiosa pode contemplar qualquer religião, não necessariamente o cristianismo. Já a educação cristã tem os seus principios baseados na Bíblia Sagrada e centralizados em Cristo. É possível ser religioso sem ser cristão.

4. "Não existe educação neutra" - O que você compreende com essa afirmação? Justifique.

Toda a educação tem uma ideologia por trás dela, pois ela sempre será baseada na visão de mundo do autor. Assim essa educação terá a influência naquilo que será ensinado pelo que o autor acredita.

5. De forma sucinta, elabore as principais características (ou contribuições) dos hebreus, gregos, romanos e judeus para a educação.

Os hebreus baseavam sua educação na crença de um Deus único e de um comporamento social vinculado a Ele. Inicialmente ela ocorria de forma natural sendo passada de forma oral e com o relacionamento diário com as pessoas. Conforme o tempo passou surgiram as sinagogas, onde eram transmitidos os ensinamentos pelos escribas e fariseus. Os gregos são considerados o "berço da pedagogia", ensinados inicialmente nas casas e porteriormente nas primeiras escolas, conceitos para a formação total do individuo na forma moral, religiosa, física e política. A educação romana sofreu muita influência da grega, sendo então conhecida como "greco-romana". A educação romana era mais prática, com um aprendizado associado a vida real. Onde o filho andava com o pai ao seu lado para aprender todos os preceitos e pelo exemplo. A educação judaíca era baseada nas Escrituras, não havia separação entre educação e religião. Eram ensinados nas escolas e com o pais. Se o aluno tivesse um bom desenvolvimento poderia avançar para o mundo rabínico, para se tornar um escriba ou doutor da lei.

6. Cite três contribuições (ou legado) que o Cristianismo trouxe para a educação.

Diversas universidades renomadas têm raizes cristãs, como Harvard, Princeton, Northwestern. O cristianismo popularizou e ampliou o acesso a educação, que antes era direcionada mais as elites. Também conforme o cristianismo se difundiu, foram desenvolvidos padrões educacionais mais formais. Por fim, diversas personalidades que trouxeram grandes contribuições para a educação tiveram suas raízes no cristianismo como Justino, Irinei, Lutero, João Calvino entre outros.


AUTOATIVIDADE

CAPÍTULO - 02

Instituto Teológico Quadrangular

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ

NOTA

Nome:

Série:

Data de Entrega:

QUESTÕES

1. Usando suas próprias palavras, como você definiria uma educação com abordagem cristã?

A educação cristã tem o seu centro em Deus e não no homem. Assim, o objetivo final da educação cristã é para que o homem sirva e glorifique o nome de Deus. Buscando não apenas o desenvolvimento intelectual do homem, mas também prover a comunhão com Deus, o desenvolvimento da fé a conformação da pessoa, do caratér e da personalidade com a mente de Cristo.

2. Quais são os fundamentos da Educação Cristã apresentados neste capítulo? Justifique.

- A Bíblia é a Palavra inspirada por Deus - Sem a Escritura não existe educação cristã, pois é nela onde podemos encontrar todas as verdades absolutas.

- O Homem é a imagem e a semelhança de Deus - não somos animais, a educação deve mostrar o caminho da felicidade, que é estar junto a Deus. O pecado nos afastou de Deus e a reconciliação é um dos compromissos da educação cristã.

- É sustentada pelo Espírito Santo - O pecado afetou o nosso intelecto, e apenas o Espírito Santo pode nos dar o verdadeiro entendimento. Sem a ajuda do Espírito Santo não temos condições de compreender totalmente a Bíblia e outros estudos.

- Voltada para a Sociedade - A educação cristã procurar habilitar o cristão a viver em comunidade, servindo na vida pública ou qualquer outra função, onde o cristão poderá influenciar a sociedade para o caminho de Deus.

3. Em que a abordagem cristã difere das demais abordagens apresentadas? Justifique.

Na educação podemos resumir basicamente em dois tipos: A que exclui Deus, atribuindo o foco em outro ponto, por exemplo o homem, e a que tem a abordagem em Deus. Na educação cristã a abordagem tem como propósito final mostrar o caminho para que o homem sirva e glorifique o nome de Deus. Assim, desenvolver a pessoa na totalidade: cognitiva, afetiva, espiritual e comportamental. Enquanto que em outros tipos de educação o foco pode ser apenas no desenvolvimento intelectual da pessoa.

4. O que o autor quis dizer com a afirmação: "Devido à falta de compreensão, muitos cristãos sustentam a distinção entre educação secular e educação cristã"? Justifique.

Não há distinção entre as duas; o que há é o conhecimento corrompido pelo pecado. A educação vai além do universo material, passando incluir também a realidade espiritual. Abordando o homem criado à imagem de Deus e não meramente como um animal biológico.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com