TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Por:   •  13/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Capítulo 1 – A ORIGEM DO PENSAMENTO TEOLÓGICO

Teologia é o estudo sobre Deus ou sobre as coisas de Deus. Nela é expressa a declaração de fé e os conhecimentos adquiridos através de um modo de viver santo. Podendo fazer teologia todos que anseiam por conhecimento e crescimento como estudioso da Palavra, o tornando de fato um teólogo. Outro fator que influencia bastante a busca pelo conhecimento nesta área são as indagações humanas que é de cultura ocidental. A teologia se torna ciência a partir do momento que esta, procura “racionalizar a fé” mediante um conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos.

A teologia possui criticidade para diferenciar aquilo que é crença popular do que é opinião teológica, tem sistematicidade estruturando saberes estruturados, e na dinamicidade procura trazer outras ciências como a antropologia e desenvolvendo reflexões com base histórica não tornando-a uma ciência autônoma.

A fundamentação teológica existiu primordialmente na forma de tradição oral, posteriormente foram registrados alguns relatos para preservar tais narrativas na mente e no coração do povo, então mais tarde a junção de tais documentos veio a ser chamado de “Os Livros” ou “Bíblia” (derivado do plural de biblion).

A Bíblia então foi escrita, originalmente escrita e traduzida para muitos idiomas trazendo um papel civilizatório muito grande, onde a mensagem de Deus foi comunicada muitas vezes e de muitas maneiras até ser finalmente revelada em Jesus. As Escrituras expõem o caráter e a vontade de Deus, o significado da existência humana e a natureza do Reino espiritual.

Na interpretação das Sagradas Escrituras, há um princípio que diz: quando o sentido literal das Escrituras fizer sentido não procure outro sentido para elas. Outro ponto importante é que cada afirmação das Escrituras deve ser lida em seu contexto adequado. O cuidado ao buscar a interpretação de um texto, ou assunto específico das Sagradas Escrituras é em ter cuidado para não contradizer o ensinamento total, sendo assim é melhor recorrer a outras passagens que tratem do mesmo assunto de forma mais clara. Deve-se estar atento ao fato de que as cópias e traduções existentes do manuscrito original poderá implicar para a formação da compreensão do texto bíblico, pois poderá estar incompleta ou incorreta.

Das concepções teológicas é destacado o Teocentrismo que considera Deus como o centro de tudo. Tudo foi criado por Ele e para Ele é dirigido. Deus é apresentado ao homem como Aquele que tudo vê, tudo ouve e tudo pode para fazer e diante de sua onipresença é chamado O Grande “Eu sou”. (Êxodo 3.14)

Também é evidenciados o Monoteísmo que é um sistema religioso que admite um só Deus sendo essencialmente bíblico portanto, o cristão é monoteísta. Já o Politeísmo abrange a crença em vários deuses vindos das forças da natureza e astros, assumindo formas concretas reduzidas a uma única figura com características divinas como a Grande-Mãe.

Dentre os seguimentos religiosos monoteístas podem ser destacados o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. As “Escrituras Sagradas” são similares entre as três comunidades.

Tanto a Bíblia hebraica como a Bíblia cristã foram consideradas a canonicidade, ou seja, considerada como algo inspirado pelo próprio Deus. Já o alcorão Islâmico é adicionado às escrituras a vida de Maomé, considerado “O profeta de Deus”, ali é retratado seu comportamento costumeiro propondo um modelo ideal da conduta mulçumana.

O judaísmo é dividido em Ortodoxos, que observam de forma primitiva e rigorosa os costumes e rituais do Talmude e Torá, os Conservadores, que consideram a Torá como uma escrita feita por profetas inspirados por Deus porém não de sua própria autoria, os Reformadores, que adaptam as ideias e práticas judaicas ao momento atual desobrigando os judeus a seguir a Lei judaica preservando a soberania individual sobre o que observar, e os reconstrucionistas semelhante ao judaísmo reformista, tem como princípio: positivismo a cultura moderna e a rejeição quanto a crença de que os judeus sejam o povo escolhido bem como a rejeição de todos os milagres e do teísmo.

A fé cristã é embasada em acontecimentos concretos, em acontecimentos históricos reais onde a fé no Jesus ressurreto produziu a igreja e sua cristologia. Ao longo da história o cristianismo primitivo se transformou até chegar no conceito atual dividindo-se em três grandes ramificações: Catolicismo Romano, Ortodoxia Oriental ou Catolicismo Ortodoxo, e o Protestantismo. Entretanto sob o ponto de vista bíblico, o cristianismo é mais uma questão de relacionamento do que religião.

No Islamismo existem cinco obrigações religiosas principais. São elas: professar sua fé a Alá e seu Profeta Maomé, recitar cinco vezes por dia uma oração voltada para Meca, dar esmolas aos pobres, jejuar no Ramadã e pelo menos uma vez na vida fazer uma peregrinação a Meca.

Capítulo 2 – TEOLOGIA SIMBÓLICA DO ANTIGO TESTAMENTO

O antigo testamento não representa somente o ponto histórico, mas revela aspectos magníficos e importantes da pessoa ou obra de Cristo, seu caráter e ministério.

Em um tipo há uma relação entre certas pessoas, eventos ou coisas do Antigo Testamento com Jesus Cristo no Novo Testamento. Tipos são figuras que foram utilizadas por Deus para revelar acontecimentos futuros e o cumprimento dessas revelações na vida do Messias é chamado Antítipo.

São tipificados na bíblia a figura de Cristo em Abel “Que ofereceu seu mais excelente sacrifício”, na Arca de Noé “Onde só há uma porta para a Salvação” no caso Jesus Cristo hoje, o oferecimento de Isaque por Abraão em Gênesis 22:2-13 “Deus oferece seu único filho”, dentre outros exemplos.

O Tabernáculo era um tipo visível de Cristo, assim como o Altíssimo habitava no santuário sobre a arca, seu filho Amado também residiu na natureza humana.

Existiam cinco tipos de sacrifícios principais: demonstrar adoração, gratidão e devoção; e expiação a culpa e o pecado. As ofertas de animais indicavam a entrega de sua vida para Deus por meio do animal. Tudo isso era temporário a espera da vinda de Jesus como sacrifício definitivo.

Os verdadeiros Cristãos são sacerdotes espirituais e suas roupas de linho fino devem ser confeccionadas de atitudes justas como santos. Como os sacerdotes tipificavam Cristo, assim também seus seguidores devem imitar o Salvador que executou seu ofício sem mácula apesar da comunhão com pecadores.

Capítulo 3 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com