TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Igreja e o Vaticano II

Por:   •  10/8/2018  •  Resenha  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8
  • A Igreja à luz do Concílio Vaticano II: vídeo e debate

Mundo em mudanças: Guerras, Golpe militar no Brasil, Diante das questões a Igreja foi divida, a ideia da Revolução, um engajamento politico e social, e em segundo plano a organização do povo de Deus, da eclesiologia. O mundo estava dividido em duas áreas de influencia capitalismo e socialismo, Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Criação do Estado de Israel, A instituição da ONU, processo de descolonização da África, América Latina Ditaduras novas. Revolução em Cubas, o capitalismo vinha de forma agressiva com suas multinacionais. Natureza dos concílios e seus impactos- surpresa da sua convocação-

Sobre a luz das Constituições Dogmáticas

Lumen Gentium- Natureza da Igreja e sua missão, novas relações com Deus e com o outro, comunidade eclesial. Dois movimentos: 1. Aprofundamento da noção de Igreja, Igreja como sacramento sinal de salvação. 2. A Igreja é tratada como comunidade, povo de Deus e não em hierarquia.

Gaudium Et Spes-  Missão de evangelizar no mundo, o mundo é o outro em relação a Igreja, anuncia e denuncia, reconhece a autonomia das realidades, uma Igreja que não é cega que enxerga o sofrimento, as dores, a humanidade.                     

Sacro Santo Concílio- A palavra de Deus é a realidade que vivemos e nela se da a liturgia, o evangelho é o mistério no qual mergulhamos.  

Dei Verbum- Documento que fala da centralidade da Palavra de Deus, o logos o próprio Jesus Cristo, a Igreja nasce da Palavra de Deus. É um Documento fundamental do concílio, menos evoluído.

A igreja antes do concilio tinha uma visão de mundo particular, ela em sua trajetória é viva e dinâmica e passa por transformações profundas, o concilio revirou a vida da Igreja e suas estruturas, na espiritualidade, na teologia, na liturgia acolhendo muitas coisas dos movimentos e das pastorais. Não existem duas Igrejas, a igreja é a mesma, Ela se desenvolveu, um desenvolvimento interno. Pastoralmente houve um antes e um depois, para melhor.

A Igreja que renasce do Concilio, tudo floresceu no campo da liturgia, teologia espiritualidades e ganhou estruturas e legitimidade e toda a afirmação de dialogar com o mundo moderno.

Teólogo Alemão (Peter), disse que houve uma ruptura no entre a igreja pré- conciliar e pós Concílio, já o Papa Bento disse que houve continuidade, a igreja não sofreu ruptura. Continuidade descontinua ou uma descontinuidade

Aquilo que é essencial da Igreja continua, exemplo a eucaristia, o valor da Igreja, como o Transcendental. Mas a forma da Igreja ser no mundo, mudou, ela passa de uma Igreja identificada como Reino de Deus na Terra, para ser o seu Sacramento, um sinal de salvação, então a igreja não é mais o reino de Deus na terra, mas passa a ser sinal do Reino, é o sacramento do Reino, e isso é uma grande mudança, é fundamental. Porque começamos reconhecer que é possível se salvar também fora da Igreja.

O Concilio se interessam em saber quais são as outras expressões religiosas e cristãs, também há sinais de salvação e possibilidades de salvação.

A atuação Laical, os leigos que começam de fato a adquirir cidadania eclesial, o papel da hierarquia, antes do concilio dizia “Onde esta o bispo esta a Igreja”, pós- Concilio tem outra fala onde esta a hierarquia ali a igreja esta a serviço do povo de Deus, de fato traz um novo sentido de “Missão”, somos chamados a discernir os sinais do espirito já presentes nas culturas, A inculturação.

O relacionamento com o Mundo Gaudium et Spes, a Igreja aprende também com o mundo, ela se abre, cria um dialogo. O Ecumenismo, a Igreja começa a provocar um dialogo com outras Igrejas cristãs.

Revolução em termos Bíblicos, a Dei Verbum ajudou muito nessa construção. EX: Bíblia para todos os cristãos. A Lumen Gentium documentos que ajudaram a construir este debate, ela trouxe toda a colegialidade.

João XXIII, Convocar o concílio, muitos achavam que não era necessário, foi muito questionado e para muitos foi uma surpresa. Este concílio não é para questionar doutrina, mas como se comunicar com o mundo moderno, é um concilio pastoral, para que o povo possa receber a mensagem. O Concilio é algo que esta a caminho, uma Igreja a caminho.

João XXIII Desejava um concilio para uma atualização dentro concilio e navegar na esperança. Este Papa sentiu o desejo de Deus em seu coração, desejo de uma Igreja viva, que diz algo para o tempo presente, uma Igreja sensibilizada, e que olha o mundo e caminha em Missão, e que pode curar suas feridas trabalhando o essencial a caridade, a comunhão. Reinserir a Igreja no mundo, o que a sociedade gostaria de falar para a Igreja.

A doutrina do Vaticano II é atualizada, ela acolheu os valores da modernidade, a Igreja se pergunta: o que é a Igreja e o que como podemos levar a luz de Cristo até o mundo?

Impactos na construção dos Concílios: Bispos novos, de diferentes lugares, deixar os documentos antigos de lado e recomeçar o Concílio pela base, muito diálogo democrático.

O concílio Vaticano II vem para atualizar a Igreja, uma importante evolução na caminhada eclesial, a busca pelo serviço e pela evangelização, dizer ao mundo o que é a Igreja (Lumen Gentium). Dar possibilidade do povo de Deus de participar da liturgia, participar da missão da Igreja.

Como a Igreja deve compreender sua missão e o mundo, compreensão do homem e da própria religião e como interagir o evangelho no meio das realidades do mundo, diálogo ecumênico e dialogo inter-religioso.

Momento importante do Concílio conseguiu elaborar o Documento sobre a Liturgia, Sacro Santo Concílio, a participação dos fiéis. Documentos luminosos e decretos.

Nostra Aetate- a verdade em outras religiões.

Documento Sacro Santo Concílio. Participação do povo, mudança na Liturgia.

Dialogo com o mundo, com os problemas sociais uma Igreja profética e crítica.

  • Identidade: Povo de Deus,
  • Carteira de Identidade: Bíblia
  • Igreja que tem missão no mundo
  • Igreja que vive na Eucaristia- Comunga, celebra.

Lumen Gentium:

  • A santidade é para todos; A santidade universal da Igreja.
  • Voltam das raízes, as fontes da Igreja, ela esta disposta a mudar, a melhorar;
  • Dimensão pneumatologica- O espirito Santo é co- fundador da Igreja;
  • O protagonismo e a participação do povo de Deus, que evangelizam por mandato batismal- o batismo os transforma em evangelizadores;
  • O dialogo com o sujeito, com o mundo, Deus estabelece um dialogo com a humanidade, a igreja é convidada a aprender de Deus, a fazer este dialogo de salvação da humanidade, sendo porta voz de Jesus no mundo. Chamamos de categoria de teológica- um elemento de revelação bíblica, mas uma igreja que dialoga com o mundo, uma proposta de missão, a igreja aprende com Deus a buscar este dialogo.
  • Estes elementos traz a mesma Igreja, com um rosto renovado para o tempo atual;
  • Povo de Deus reunido em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo;
  •  Conceito e Igreja povo de Deus, fundamento na palavra de Deus, o concílio vem utilizar este conceito vem redirecionando e configurando toda a dimensão missionaria e pastoral.

Gaudium Et Spes

  • Igreja vem iluminar o mundo moderno, para que ele encontre os caminhos da justiça social, os caminhos da verdadeira paz, Igreja vive no mundo, e qual o relacionamento com o mundo, olhando para nós e para fora.
  • Responder os desafios do mundo com a luz da fé; A igreja sempre terá que procurar respostas novas para o mundo onde se vive;
  • Constituição pastoral, como a Igreja no mundo de hoje deve compreender sua missão e o mundo, como compreender as realidades do mundo e como interagir com elas?
  • Volta a fontes bíblicas e patrísticas; documento instigante e desafiante; provoca a Igreja a se atualizar; busca uma postura de dialogo e uma igreja que se coloca a serviço da humanidade;
  • Ela abraça o movimento da Doutrina Social da Igreja, questão social- Ela quer promover na sociedade a esperança; documento de como a Igreja vê a sociedade.
  • Mostra a preocupação com a humanidade; com as realidades;
  • O documento vem trazer que a Igreja que ser perita em humanidade;
  • A Igreja em sintonia com a humanidade: sofrimentos e alegrias da sociedade, são os mesmos da Igreja;
  • Como a Igreja provoca o Dialogo e vivencia no mundo de hoje.
  • Justiça social, pensar nos pobres.
  • Criar uma ponte entre a Igreja e o mundo.

Pai-

Criou o universo pela sua bondade e chamou os homens a participar da vida divina;

O Reino de Cristo, no mistério, cresce no mundo pelo poder de Deus.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com