TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da pesquisa no trabalho científico

Por:   •  16/11/2017  •  Artigo  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTANCIA DA PESQUISA NO TRABALHO CIENTÍFICO

Fernando Jacyszen

Professora Sandra Ribeiro

Instituto Teológico Quadrangular Campo Comprido

Curso Livre de Teologia (Turma EAD) – Introdução à Teologia

17/04/2017

RESUMO

        

Este paper tem o objetivo de expor a importância da pesquisa no trabalho acadêmico, pois através dela alcança-se confiabilidade e é possível obter respostas aceitáveis para a solução de problemas que surgem diante da humanidade.

Palavras Chave: Pesquisa; Credibilidade; Respostas.

1 INTRODUÇÃO

        O homem sempre aprendeu e sempre aprenderá com o passar do tempo. Cada descoberta, cada novo degrau alcançado modifica o cotidiano e muda a forma de enxergar ou agir em determinadas questões. A pesquisa, no ambiente acadêmico, é uma forte aliada para trazer novas descobertas e permitir este ciclo contínuo. É através dela, que as soluções aplicadas por processos científicos, possibilitam confiabilidade nas respostas obtidas.

Para o sucesso do trabalho científico, o pesquisador deve ser motivado e ético, sabendo que só há resultado positivo, quando há seriedade, além da necessidade e vontade de alcançar os objetivos propostos. Não há como ter problemas solucionados ou respostas satisfatórias sem respeitar métodos e metodologias corretas e ainda é imprescindível que fontes confiáveis sejam a base para novas interpretações e reflexões para novas produções científicas.

                

2 A PESQUISA E SUA IMPORTANCIA

        A pesquisa, como instrumento de aprendizado, seria um diferencial de extrema relevância se ensinada desde a iniciação escolar. Segundo os professores NERVO e FERREIRA (2015, p. 31), na Revista Eletrônica Educação em Foco, citam:

A educação brasileira infelizmente ainda é muito fragilizada, a falta do hábito pela pesquisa está desde cedo presente no processo de aprendizagem dos jovens, e acaba por influenciar na sua vida acadêmica, [...] A pesquisa de longe é um instrumento essencial para a concepção de um conhecimento primoroso, a rotina da leitura, da pesquisa e a construção do conhecimento são aspectos intrínsecos ao ingressante de nível superior. [...] A pesquisa é, portanto, para o Ensino Superior uma ferramenta indispensável e deve certamente ser estimulada pelos professores, uma vez que atuam como responsáveis pela difusão do conhecimento e a introdução à pesquisa científica. [...] (NERVO e FERREIRA, 2015, p.31).

        A partir disso, vemos a dificuldade de inserir no meio acadêmico a ideia da pesquisa como item essencial para alcançar respostas que, além de ensinar, podem ser utilizadas por comunidades em problemas encontrados. A pesquisa, se incentivada desde cedo, incuti no aluno a vontade de indagar, investigar, buscar e por fim, encontrar.

        Analisar a qualidade do ensino atual e as formas de mostrar ao aluno como ser questionador monta um cenário propiciador para nascimento de pesquisadores em potencial. E isso não significa, obrigatoriamente, formar pesquisador para área científica exclusivamente, pois pode permitir que pessoas sejam mais capacitadas e multiplicadoras de conhecimento. Logo, teríamos ambientes com melhor capacidade intelectual. A leitura constante, o áudio, os vídeos, na sala de aula, poderiam contribuir desde o início para a evolução do estudante, considerando conteúdos relevantes para gerar discussões, debates e consequentemente, pesquisas a fim de chegar a conclusões aceitáveis.

        Assim como a pesquisa é valiosa, com ela existe a necessidade de buscar fontes seguras, e confiáveis, que trazem autencidade. As soluções, para serem práticas e realmente concretas, não devem ser originadas sem seguir padrões definidos para alcançar metas possíveis e, obviamente, precisam estar nas mãos de pesquisadores sérios.  

        O pesquisador deve etender que seu papel vai além da vontade em descobrir algo novo. É com a pesquisa séria que o homem evolui, que responde a dúvidas sugidas há décadas e ultrapassa limites que nem mesmo ele acredita. O conhecimento é valioso e de importancia incalculável para a vida do ser humano. Para amplia-lo, a pesquisa garantirá, se de forma adequada, através de processos e ferramentas corretas, a continuidade deste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com