TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Edução

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades capitulo 1

  1. A educação é fator preponderante para a vida do ser humano em sociedade. Pois é através da educação que nos tornaremos pessoas civilizadas, integras e iremos adquirir pensamentos críticos em relação ao mundo em que vivemos. Desta forma saberemos com lhe dar com as diversas situações conflituosas que surgiram no decorrer de nossas vidas.

  1. Educação Formal: É um modelo de educação sistematizado, pois é estruturada através de um planejamento acerca de seu desenvolvimento, com o intuito de fornecer o conhecimento mediante conteúdos, metodologias, estratégias entre outros.

Educação não formal: Tem início com o objetivo de um indivíduo em transmitir seu conhecimento através de ações educativas com intuito conscientizar seu público receptor sobre um tema especifico. Porém o que difere da educação formal é a falta de planejamento e estruturação do conteúdo transmitido ao receptor.

Educação Informal: Acontece naturalmente em nosso dia a dia, em nossas rotinas ao nos relacionarmos com outras pessoas, que por sua vez possuem hábitos, culturas, crenças e pensamentos distinto dos nossos. Mediante este contato acabamos transmitindo e/ou recebendo de forma involuntária informações.

  1. Seu surgimento ocorreu na Grécia, onde segundo seus conceitos o homem deveria desenvolver-se integralmente, ou seja, corpo e espírito. Com este conceito de educação estabelecido em seu povo, os gregos julgavam ter alcançado um nível de educação privilegiado, tendo em vista que para eles seus ideais em relação a educação eram completos. O termo Paideia mencionado na leitura da apostila, nos mostra um paradoxo na tal educação integral, uma vez que a mesma era destinada somente aos homens livres. “E no mundo grego havia dezessete escravos para cada homem livre” (GADOTTI, 2005). Na citação acima fica nítida que esta metodologia de educação se estabeleceu de maneira desumanizada e como ocorreu na época dos gregos, nos dias de hoje os propósitos da educação relacionados ao desenvolvimento integral continuam falhando, uma vez que em busca de interesses próprios os indivíduos não seguem os termos estabelecidos do desenvolvimento integral.

  1. Partindo do princípio que será através da educação que o indivíduo obterá discernimento para sustentar suas opiniões, e tomará suas decisões de forma integra perante a sociedade temos três formas distintas de educação, são elas: Formais, é a educação transmitida no ambiente escolar. Não formais, são ações educativas sobre determinado tema. Informal, trata-se da educação adquirida naturalmente, de acordo com o ambiente que o indivíduo está inserido.
  1. É o conhecimento que nos conduz a reflexão e analise da realidade em que estamos inseridos, nos permitindo enxergar as situações do dia a dia de uma maneira crítica e compreensiva, onde temos a percepção dos acontecimentos de uma forma mais abrangente.
  1. O homem ético trata-se do indivíduo que está direcionado a realizar o bem. Segundo Francis Wolf o homem só é considerado civilizado se possuir os três aspectos: Elegância, Instrução e Valores humanistas. Com isto é possível afirmar que o homem ético se enquadra nos aspectos mencionados pelo autor sendo assim também civilizado.
  1. Sim, estamos muito distantes de uma sociedade crítica, pois se analisarmos pesquisas diversas pesquisas disponíveis em fontes governamentais, e instituições voltadas para o desenvolvimento humano, fica nítido o alto índice de analfabetismo em nosso país. Nos últimos anos esta taxa manteve-se estagnada o que revela que estamos passando por uma grave crise educacional. Infelizmente não podemos considerar uma sociedade crítica, onde 53% de entrevistados não concluíram sequer o ensino médio segundo fontes utilizadas na apostila de estudo. A educação que vem sendo fornecida tem surtido pouco efeito no comportamento da sociedade isto fica perceptível ao analisar a imaturidade e desrespeito na conduta dos indivíduos. Porém não podemos criticar apenas os educadores, uma vez que não há investimento adequado por parte dos governantes e considero sim como principal causa deste caos os próprios jovens que não demostram interesse e capacidade mínima de aprendizado, ou seja estamos ficando cada vez mais reféns de analfabetos funcionais.
  1. As metas da educação contemporânea são:
  • Eliminar o analfabetismo
  • Educação para todos por toda vida
  • Sustentabilidade da vida humana e planetária
  • Aprendizagens significativas, entre outras.

Todas as metas acima são de extrema importância para o desenvolvimento do homes educado, porém não surtira efeito se estas metas não forem retiradas do papel e colocadas realmente em pratica, necessitamos que haja uma educação de qualidade para que elas sejam cumpridas e possamos reverter o cenário educacional em que nossa sociedade se encontra nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com