TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Invenção do Automóvel

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.470 Palavras (22 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 22

PONTFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

ANA CAROLINA MONTEIRO

ENZO MAIOCHI

GABRIEL BARRENSE

GIULIANNA BATISTA

JOÃO PEDRO VARELA

ISABELLA HUMPHREYS

MARIA CAROLINA MANSOUR

PEDRO EMILIO FREITAS

A INVENÇÃO DO AUTOMÓVEL

 

Trabalho para avaliação parcial da disciplina de Introdução ao Pensamento Teológico, no curso de Graduação em Ciências Econômicas da turma MA1, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

SÃO PAULO

2017

SUMÁRIO

1.     Introdução        5

2.        Como surgiu o automóvel        6

3.        A evolução do automóvel (como o avanço tecnológico entrou na indústria)        7

4.        O Desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil        9

5.        Vantagens e Desvantagens do automóvel particular        11

6.        Impactos do automóvel na sociedade        12

7.        Veículo elétrico        14

8.        Problemas e soluções do automóvel elétrico        16

9.        Combustíveis Ecológicos        18

10.  Mudanças sociais após a Revolução, invenção do automóvel e Morin        19

11.   Conclusão        21

  1. Introdução

          Nesse trabalho apresentaremos diferentes visões sobre como o surgimento do automóvel mudou o mundo, a partir das modificações socioeconômicas causadas pelos avanços tecnológicos automotivos, e como este tema pode ser relacionado com o texto escrito por Edgar Morin, “Os sete saberes necessários para a educação no futuro”, relacionando assim com a revolução industrial que se destaca por ser o berço da criação do automóvel e como as mudanças sociais que ocorreram com esta revolução se relacionam com a educação.

          A partir disso, esse trabalho irá tratar sobre o propósito da criação do automóvel e como foi seu desenvolvimento, os impactos desta invenção na sociedade e como ela aderiu a esses impactos, dando ênfase em como as potências da época investiram na indústria, mostrando vantagens e desvantagens sobre os impactos do automóvel na sociedade e para o meio ambiente, apresentando problemas e soluções para explicar o quanto ele é viável para a indústria e como a sociedade vai se adaptar.

  1. Como surgiu o automóvel

O automóvel foi o resultado de uma longa e lenta evolução. Nicolas-Joseph Cugnot, em 1796, criasse a carruagem movida a vapor, uma das primeiras versões do que viria a ser o automóvel. O automóvel que conhecemos hoje em dia exigia um novo salto tecnológico, como a descoberta de que se podia usar petróleo como combustível, o que ocorreu a partir de 1850.

O primeiro veículo com o uso de gasolina a ser produzido foi um automóvel que possuía três rodas e foi criado no ano de 1885, pelo alemão Karl Benz. Foi em 1886, que outro engenheiro alemão conhecido por Gottlieb Daimler inventou o primeiro veículo de quatro rodas. Karl Benz e Gottlieb Daimler montaram duas fábricas concorrentes de automóveis movidos a gasolina e, por isso, são considerados os descobridores do carro moderno.

Foi a partir desse momento que começou a corrida pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa francesa conhecida pelo nome de Panhard et Levassor. Em 1892, Henry Ford fabricou o seu primeiro carro, o Ford. Os ingleses demoraram mais em relação aos outros países europeus em consequência a lei da bandeira vermelha que proibia veículos de transitarem a mais de 10km por hora e deveria levar uma pessoa na frente segurando uma bandeira vermelha para sinalizar aos outros que estava passando.

Após a primeira guerra mundial a fabricação dos carros populares, veículos compactos e produzidos em series era moda. No Brasil e no resto da América Latina, a produção em série do carro só se concretizou após a Segunda Guerra Mundial. Foi nesse período que o Brasil viveu uma explosão da indústria automobilística.

  1. A evolução do automóvel (como o avanço tecnológico entrou na indústria)

        A história do automóvel se tem início no começo do século XIX, quando são criados os primeiros carros movidos por um motor de combustão interna a gás combustível, porém foi apenas em 1885 que o primeiro motor à gasolina conseguiu locomover um veículo, na época um automóvel de 3 rodas, graças ao inventor alemão Karl Benz.

        Com isso se iniciou uma corrida industrial sobre o automóvel, gerando cada vez mais avanços tecnológicos, tanto na própria indústria como nos carros que estavam evoluindo. A mudança mais notável da época, primeira revolução industrial, se deu por conta da indústria de automóveis e Henry Ford, o modelo do fordismo. Ford, dono de uma fabricante de carros, desejava mudar o estilo de montagem do seu produto, para que fosse mais acessível ao trabalhador com menor renda e com uma produção mais rápida e eficaz, com isso ele teve a ideia de que os carros deveriam ser massificados, do mesmo modo a sua produção, e que na indústria a tarefa deveria ir ao trabalhador e não ao contrário, como ocorria na época. Deste modo, a aplicação de esteiras nas fábricas e especialização do trabalho por parte de cada operário, ocorrendo uma divisão nas tarefas, foram implantadas nas indústrias de Ford e o sucesso e eficiência do modelo fez com que houvesse uma revolução no modo de produção industrial, conhecida por modelo fordista de produção. Até hoje a linha de montagem, outro nome dado ao modelo de Ford, é considerada a maior revolução no modelo automobilístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com