TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porta Autom

Ensaios: Porta Autom. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

COORDENAÇÃO DE ELETRÔNICA E TELECOMUNICAÇÕES

IMPLEMENTAÇÃO DE CIRCUITO DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE PORTAS AUTOMÁTICAS

RECIFE,

2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

COORDENAÇÃO DE ELETRÔNICA E TELECOMUNICAÇÕES

IMPLEMENTAÇÃO DE CIRCUITO DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE PORTAS AUTOMÁTICAS

Relatório apresentado ao professor

Pedro Paulo Marques, como um

dos requisitos para aprovação na

disciplina de Eletrônica Digital II.

Aluna: Priscilla Karine Nascimento de Carvalho.

Professor Orientador: Pedro Paulo Marques.

RECIFE,

2009

RESUMO

Portas automáticas? Como sensores auxiliam no controle de tais objetos? Objetiva-se

com este trabalho, responder a essas perguntas explicando e exemplificando através de um circuito implementado com a finalidade de demonstrar como é possível o gerenciamento de portas utilizando sensores e temporizadores.

Atualmente os avanços tecnológicos nos permitem explorar recursos para tornar nossa vida mais cômoda e dinâmica. Quando analisamos estabelecimentos de grande porte, percebemos que existe a preocupação de acoplar modernidade com conforto e é nesse aspecto que se enquadram as portas automáticas.

Por meio de sensores de presença pode-se acionar a porta quando existe alguém em frente a ela, fazendo com que o circuito responsável abra a porta imediatamente. Os comandos que asseguram este mecanismo utilizam flip-flops para controlar os estados da porta, e temporizadores que determinam quanto tempo a porta deve permanecer aberta.

Para elucidar questionamentos como estes, utilizou-se uma metodologia baseada em livros, consultas a sites e análise de circuitos que se apropriam da mesma técnica, a fim de que o assunto fosse abordado da maneira mais coerente.

Palavras chave: Portas automáticas, Sensores de presença, Gerenciamento de portas.

SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................... 4

2. O que são portas automáticas............................................... 4

3. Análise do circuito.................................................................. 5

4. Síntese do circuito.................................................................. 6

5. Vantagens obtidas com o uso de portas automáticas.......... 6

6. Conclusão................................................................................ 6

7. Referências Bibliográficas..................................................... 6

8. Anexos..................................................................................... 6

1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos percebemos que o ser humano tenta aprimorar suas técnicas, contribuindo assim para o nosso desenvolvimento e qualidade de vida. Para isso é necessário que se pense em facilidades que proporcionem lucro e acessibilidade.

É com base nesses aspectos que se pensou em portas automáticas e em seu gerenciamento, pois além de auxiliar em lugares com grande fluxo de pessoas, tornando-o mais ágil, pode ajudar no controle de climatização de ambientes, tais como os sistemas de ar condicionado encontrados em shoppings, que necessitam de um rigor maior para que o tempo de permanência de portas abertas seja mínimo.

Visando, portanto, benefícios financeiros e tecnológicos, tal processo foi desenvolvido com a finalidade principal de proporcionar conforto e tornar viáveis determinados locais.

Para melhor compreensão do projeto é necessária uma análise dos processos utilizados na construção do mesmo, passada esta etapa, pode-se fazer então uma síntese do funcionamento do circuito, bem como entender seu desempenho.

2. O QUE SÃO PORTAS AUTOMÁTICAS?

Ao chegarmos e nos posicionarmos em frente a uma porta automática, ela de imediato abre e assim permanece por determinado tempo, fechando em seguida com a condição de não existir ninguém passando por ela no momento.

O que fica em incógnita é como se dá tal processo e o modo como são elaboradas e programadas para que haja um perfeito controle.

Quando falamos em portas como estas, não podemos nos referir apenas ao seu desempenho e sua execução, mais também ao que está acoplado ao objeto possibilitando tal função. Para habilitar a porta é necessário que se construa um circuito de comando no qual os estados, ou posições, são associados a dispositivos de registro (flip-flops) e contadores de tempo que determinam o quanto a porta deve permanecer aberta (temporizadores).

Existem diversos circuitos construídos com esta finalidade e o projeto que será apresentado neste trabalho se enquadra nestes aspectos fazendo uso de sensores que captam a presença de alguém em frente à porta e informam ao circuito que a mesma deve ser aberta até que não haja mais ninguém passando por ela.

Portanto, observa-se que para que a porta possa abrir e fechar independente de toques ou fechaduras se faz necessário o uso de um gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com