TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA DE PAULO

Por:   •  21/8/2019  •  Dissertação  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

A LIDERANÇA DE PAULO

Bruna B

Instituto Teológico Quadrangular

Curso Livre em Teologia

RESUMO

Este estudo tem como objetivo conhecer o padrão bíblico de liderança do apostolo Paulo, seguindo o modelo de vida de Jesus Cristo.

INTRODUÇÃO

Paulo, nome romano de Saulo, nasceu em Tarso, na Cilícia. Embora tenha nascido um cidadão romano, Paulo era um judeu da Dispersão, um israelita circuncidado da tribo de Benjamin, e membro zeloso do partido dos Fariseus.

Em Atos diz que quando Estevão foi apedrejado, suas vestes foram depositadas aos pés de Paulo (Atos 7:58). Após a morte de Estevão, Paulo assumiu uma posição importante na perseguição aos cristãos, se tornando líder para tais perseguições e, desejava a morte dos cristãos (Atos 26:10).

Ele “respirava ameaça e morte contra os discípulos do Senhor” (Atos 9:1). Promovia a perseguição em Jerusalém, e solicitava a prisão de qualquer pessoa que fosse um seguidor de Cristo. Paulo era um verdadeiro perseguidor da igreja.

O que sabemos sobre a conversão de Paulo é que ele partiu furiosamente em direção a Damasco com o intuito de destruir a comunidade cristã daquela cidade. De repente, algo inesperado aconteceu, algo que causou uma mudança radical, não só na vida de Paulo de Tarso, mas no curso da História. ( Atos 9:3-6).

DESENVOLVIMENTO

Paulo viu o Cristo ressurreto e ouviu suas palavras. Esse encontro foi tão importante para Paulo que a base da sua afirmação para o seu ministério está foi fundamentada nessa experiência (1Corintios 9:1; 15:8-15).

Essa experiência transformou a vida de Paulo completamente:

  • Respondeu ao chamado de Cristo
  • De perseguidor, se tornou pregador do Evangelho
  • Mudança de vida total

Depois que Paulo nasceu de novo, ele exerceu uma vida cristã com a qualidade de um exemplar filho de Deus.

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé (2 Timóteo 4.7).

Paulo prosseguiu para o alvo do seu chamado, assim sendo um exemplo que nós cristãos devemos olhar e imitar. 

Paulo tinha uma conduta cristã verdadeira e levava essa luza para outras pessoas. “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses 4.9).

O que Paulo diz nesse versículo vai alem da teoria, ele deseja que os Filipenses colocassem em pratica os ensinamentos.

Paulo cita que para uma pessoa ser um verdadeiro cristão, é necessário ser um exemplo para outras pessoas, ter maturidade espiritual, estar baseado na Palavra de Deus, ter mudança no comportamento, na conduta e postura de vida, ter amor ao próximo, manter a fé em Cristo Jesus em qualquer circunstancia, sendo exemplo para outros cristãos como o próprio apóstolo o era, com a convicção correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com