TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MORDOMIA CRISTÃ

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR DE ITACIBÁ

CURSO DE TEOLOGIA

[pic 1]

MORDOMIA CRISTÃ

CÁTIA REGINA VIANA SCALZER

GRETI ALEIXO EUSTÁCHIO SOUZA

MIQUÉIAS MIKLEY DOS SANTOS PEREIRA

MYLENA GONÇALVES MARQUES

RONAN PORTE DE OLIVEIRA

TAMIRYS PATROCÍNIO SEPULCRO SILVANO

DISCIPLINA DE VIVENCIA CRISTÃ

PROFESSOR: Pastor Ailton

CARIACICA

2019

Introdução

       Abordaremos nesse artigo A mordomia cristã. Ela prioriza os bens espirituais e materiais que o Criador nos delegou, é a crença de que Deus é Senhor e criador, sendo ele mesmo o dono de todas as coisas. O mundo foi criado por ele, sendo ele mesmo o sustentador de todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis. A palavra do seu poder mantém tudo em perfeita estabilidade e harmonia, estando tudo a serviço da sua glória. Todas as coisas pertencem a Deus: o mundo, a vida, os animais, os bens; enfim, como diz a bíblia: “do senhor é a terra a sua plenitude, o mundo, e todos o que nele habita” (sl 24:1).E quando fala do homem também diz: “Como saiu do  ventre de  sua mãe,   as sim  nu  voltará,  indo-se  como  veio;  e nada tomará do seu trabalho, que possa  levar  na  sua  mão”  (E c   5.1 5).          

Todo o bem procede do altíssimo e por isso deve os homens, principalmente, os seus escolhidos, lhe servirem e administrar da forma como o senhor deseja, todos os bens que ele nos tem dado. Nós somos administradores do reino de Deus, nossas aptidões, tempo, bens, influência, oportunidades, recursos naturais e espirituais, e tudo o mais que deus nos entregou em seu infinito amor e bondade, devem ser fielmente canalizados para o desempenho da obra de Deus. Cabe a cada um de nós vivermos e comunicarmos essa mordomia através do evangelho e de uma vida de testemunho pessoal. 

O estudo da Mordomia Cristã leva - nos à verdadeira filosofia de vida cristã.   Os princípios básicos da vivência cotidiana do crente estão expostos na doutrina da mordomia.  O modelo singular da mordomia cristã é o próprio Cristo, através do testamento dos Evangelhos, nos seus atos e ensinos.  O conhecimento da doutrina da mordomia cristã traz-nos a ideia de que há um Senhor, um servo desse Senhor e entre eles um relacionamento.  No entanto ela centraliza seus princípios na soberania de Deus sobre todas as coisas.  Nós somos apenas seus mordomos.

1.1 O QUE É MORDOMIA CRISTÃ

 

         Nos tempos bíblicos o mordomo era Nos tempos bíblicos o mordomo era alguém a quem era atribuído a responsabilidade de atender às necessidades de todos os membros da família, bem como da casa na qual ele era o responsável. Estava sob sua responsabilidade o suprimento de comida, vestuário, moradia, transporte, educação e até do bem estar tanto dos moradores como da casa. Para isso, ele distribuía as riquezas do dono de acordo com a necessidade de cada um. Na verdadeira mordomia cristã, o evangelho (rm 1:16) é o nosso principal e maior tesouro (mateus 13:44). E os cristãos são chamados à vida de serviço ao rei e ao reino de Deus. Sendo assim, cada minuto de nossa vida é sagrado, porque pertence a Deus. Nosso trabalho não será mecânico, dispendioso, ou enfadonho porque estará envolvido pela graça de Deus. Estamos cooperando com Deus no desenvolvimento e progresso de um mundo criado e mantido por ele mesmo. O mordomo fiel, despertado por uma visão nova e mais ampla, verá Deus e sua mão em lugares e coisas que lhe pareciam despidas de caráter espiritual. Não só a igreja, mas o lar e o seu trabalho participam dessa esfera sagrada, porque Deus é criador e preservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. O conceito cristão de mordomia faz crescer o senso latente na alma de nossa responsabilidade, tendo de prestar contas de toda a nossa vida em todas as suas manifestações. Grandes são as nossas responsabilidades como mordomos de Deus e ciente da nossa fragilidade e incapacidade para bem desempenhar nossa mordomia, o Espírito Santo veio habitar em nós para conduzir-nos à vida abundante de despenseiros da sua multiforme graça (1ª pe 4:10). Ele nos esclarece quanto aos nossos deveres cristãos, fortalece-nos para o desempenho da tarefa, purifica-nos para que sejamos vasos de honra, úteis ao nosso possuidor, e preparados para toda boa obra (2ª tm 2:21).  A mordomia Cristã é a prática de o crente administrar sistematicamente e proporcionalmente a sua vida, o seu tempo, seus dons, suas posses materiais, etc. na consciência de que nada disso é seu, mas que lhes foram confiados por Deus para serem gerenciados no benefício seu e de toda humanidade.  Portanto, a palavra “mordomo” fala da consciência que o crente deve ter de que tudo quanto possui é, acima de tudo, um bem proveniente de Deus (Tg 1.17), e que deve ser administrado fielmente, na certeza de que a qualquer momento será chamado a prestar contas a Deus (2Co  5.10).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com