TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mordomia Cristã

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 9

               [pic 1]

           INSTITUTO TEOLÓGICO QUANDRAGULAR

  ITQ SC/014

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

CONCEITO GERAL E BÍBLICO DE MORDOMIA        

CONCLUSÃO        0

 REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

        Na atualidade  percebe-se  a linha de pensamento filosófico hedonista, aonde o prazer do momento  é visto como o maior objetivo de cada pessoa, não importando as consequências vividas por ela. As pessoas se vêem como dona de seu próprio nariz, e suas próprias vontades fazendo como quer de sua vida. Deixando aflorar a vontade de fazer o que passa na mente, com issa consciência própria é o marco de proibições e permissões, onde o que vale é o hoje e o agora e não o que é correto e certo perante as Escrituras Sagradas e mandamentos que tem na Bíblia  para nós.

               Mas o que essas pessoas fariam se tivessem a consciência de que nasceram e vivem apenas para que suas vidas dêem motivos a mais para o nome do Senhor ser engrandecido e adorado. Não pertencemos a esse mundo  somos embaixadores de Cristo e nosso reino é no céu, portanto não podemos  nos  conformar com o mundo que vivemos. Precisamos a cada dia mudar nossos hábitos para  fazer a vontade do Senhor e estabelecer padrões do nosso reino aqui na terra, e não vivermos de maneira contrária, e sim levando a visão do nosso reino. Isso não é sacrifício para nós mas sim prazer em estarmos no centro da vontade de Deus. Pois quando menos esperamos Jesus vai voltar e como vamos estar para subir com ELE?

        A bíblia declara que a vida é como o vento em Jó 7:7. Os dias passam como num piscar de olhos e os anos são abreviados diante de nossa face, sem que possamos perceber.

        E quando tudo se acabar? Haverá uma prestação de contas, tudo que Deus nos deu e esse trabalho terá por objetivo levar a uma auto indagação: Eu realmente estou à serviço do meu Senhor? E se hoje eu tivesse de dar contas ao Senhor? O q estou fazendo de mim mesmo em relação à Deus? Ou será que iremos subir? Em questões de nossas atitudes e vivência cristã.

A Bíblia é a luz de fontes cibernéticas, esse trabalho irá ampliar a visão nas áreas de mordomia cristã.

Na linguagem mais comum, um mordomo é uma pessoa encarregada de gerenciar e ser responsável pela propriedade ou negócios de outros. O termo pode ser simples, mas o conceito é amplo. O Espírito Santo deve agir e operar nessa questão, se não as nossas boas e perfeitas intenções não nos levarão a nada. As boas obras que fazemos é Deus quem as faz por nós, segundo  apostolo Paulo em Filiepenses 1.7 "....Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus", e realmente é isso Deus que começou a boa obra e Ele é fiel para completá-la na vida de cada cristão, porém não podemos nos acomodar, ou ficar na mordomia que tudo vai cair do céu. Não existe cristianismo sem termos intimidade com Deus. A maior paixão do mordomo fiel é servir Cristo Jesus ressurreto.
O assunto da mordomia, em sua forma mais plena, abrange muitos aspectos da vida e da experiência cristãs, tais como nosso tempo, nossa influência e nosso serviço. Mas não há dúvida de que a mordomia de nossos meios é um aspecto vitalmente importante desse assunto.

        


CONCEITO GERAL E BÍBLICO DE MORDOMIA

        Em geral, Mordomia tem origem no grego, e significa administração de um lar.
Entretanto, biblicamente, mordomia nada mais é do que a administração dos deveres existenciais e espirituais, bem como dos bens pelos quais a pessoa é responsável.
No Antigo Testamento, o conceito se baseava na escravidão. O senhor escolhia um escravo e o incumbia da administração do lar e todo o seu patrimônio, inclusive ele se tornava responsável por ensinar e disciplinar os membros da família, como outros escravos e as crianças. Podemos citar o exemplo de José na casa de Potifar, encontrada em Gênesis 39:4: “José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.”
Lendo o Novo Testamento, o termo mordomo é relacionado a administração dos dons de Deus. Observamos que no Antigo Testamento o homem que era um mordomo e servia, ele tinha autoridade sobre todos menos ao seu senhor.

MORDOMOS NA OBRA

Mordomos são responsáveis principalmente pela maneira como se conduzem em relação às pessoas. Em Lucas 12:45, declara que o mordomo injusto começou a espancar dos criados, a tratá-los com desrespeito. Na carta pessoal de Paulo à Tito 1:7 relata o seguinte: “Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;”

Então, nós como servos do Senhor devemos cumprir o segundo maior mandamento: amar ao próximo como a si mesmo, e não o oposto a esse mandamento.


MORDOMIA AOS NECESSITADOS

Estudando vimos no Novo Testamento uma passagem que o mordomo foi designado a gerenciar e cuidar dos outros em Lucas 12.42. Ele deveria usar os bens do seu senhor para atender às necessidades dos membros da casa do seu senhor. Isto nos leva a crer e entender que, sob o senhorio de Deus, nós devemos atender às necessidades dos servos de Deus. O mandamento específico, “dar a tempo a ração”, sugere que as necessidades físicas básicas dos servos do Senhor interessem à Ele. Semelhantemente, nós devemos atender às necessidades dos pobres, dos famintos e doentes deste mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (755.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com