TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mordomia Cristã

Por:   •  12/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8

MORDOMIA CRISTÃ

Alexandre Maciel da Silva

Instituto Teológico Quadrangular

Curso Livre De Teologia - 1º  Ano - EAD

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Secretaria Geral de Educação e Cultura – SGEC

Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

Curso Livre de Teologia – 1º Ano - EAD

Vivência Cristã

Alexandre Maciel da Silva

Professor Orientador: Pastor Mário Jorge Gonçalves

IEQ – Sede – Ourinhos/SP

Ourinhos, 24 de Janeiro de 2023

RESUMO

O principal assunto desse paper, é tratar a respeito da responsabilidade e do cuidado que o cristão deve possuir com tudo o que provém de Deus, sendo assim discorrer sobre o que é e a importância da Mordomia cristã, isso é, a responsabilidade de cada cristão em relação à administração dos bens espirituais e materiais outorgados por Deus a ele.

Ignorar a importância fundamental da mordomia cristã à luz do ensino bíblico significa cometer um erro muito grave que afronta, inclusive, o propósito básico pelo qual Deus nos criou. Deus criou o homem para sua glória, e o fez a sua imagem e semelhança. Portanto, a Bíblia nos instrui a fazer todas as coisas para a glória de Deus.

Obviamente essa verdade implica na responsabilidade que temos como representantes de Deus que devem refletir a sua glória neste mundo; como servos a quem Ele concedeu a gestão de bens e recursos. 

Palavras-chave: mordomia; administração; responsabilidade.

MORDOMIA CRISTÃ

O termo mordomia tem sido, com o passar dos anos, utilizado de maneira pejorativa e indevida. A palavra hoje é associada a regalias e privilégios que, na maioria das vezes são imerecidos. Ocorre que a palavra possui outro significado, o seu verdadeiro sentido é servir e cuidar da melhor forma daquilo que nos foi confiado.

Sabendo-se disso, podemos extrair o verdadeiro sentido do termo mordomia cristão. Tal mordomia cristã quer dizer cuidar bem daquilo que nos foi confiado por Deus. Inúmeras áreas de nossas vidas, seja no quesito material e/ou espiritual, necessitam ser bem geridas e administradas para honra e glória do Senhor Jesus. Como bons servos precisamos nos atentar a tudo o que Deus pede que cuidemos, e fazer tal ato com amor e gratidão, demonstrando ao Pai que somos bons filhos e bons servos.

Infelizmente, a mordomia cristã tem sido muitas vezes negligenciada por parte de muitas igrejas. Temos vivido em tempos nos quais falar de cuidar de algo que nos foi confiado é algo como um tabu, ou seja, é algo que quando falado pode gerar determinados problemas e desconforto. O homem, quando buscando a sua própria felicidade, muitas vezes ignora uma tarefa que foi proporcionada e dada por Deus, como cuidar e gerir bem das coisas que foram dadas.

        Muitos são os aspectos de nossas vidas que nos foram entregues por Deus, a fim de que possamos cuidar, trazendo benefícios não somente a nós, mas também para aqueles que estão ao nosso redor.

        Cuidar de nós, ter zelo para com o nosso corpo, alma e espírito não são apenas deveres que o Senhor nos deixou, mas verdadeiros atos de amor, reconhecendo todo o sacrifício de Jesus por nós e o tão grande amor de Deus para cada um de nós.

A mordomia é o ofício do mordomo. O mordomo é a pessoa responsável pela administração de uma propriedade, ou seja, o mordomo é um administrador. A palavra mordomo vem do latim major domus que significa “administrador de uma casa”, no sentido de indicar o empregado mais importante de uma propriedade.

Sendo assim, se o mordomo basicamente é um administrador do bem alheio, a mordomia é o papel de exercer esse ofício.

A palavra mordomia está muito mais associada ao cuidado pelas coisas dadas por seu senhor. A palavra mordomo, tal como conhecemos em língua portuguesa tem origem na expressão latina major domu, que significa literalmente “maior da casa” (major = maior / domu = da casa). Entretanto, o mordomo era o “maior da casa” não em termos absolutos, mas apenas em relação aos servos ou empregados. Era o servo da casa (escravo ou livre) que estava encarregado dos demais servos e também dos cuidados com os bens de seu senhor.

Falando literalmente do ofício de mordomo, o Antigo Testamento fala de algumas pessoas que desempenharam com muita responsabilidade essa função. Aqui podemos destacar dois exemplos:

  • O primeiro é o exemplo de Eliézer. Ele foi o mordomo de Abraão, isto é, a pessoa que governava tudo o que o patriarca hebreu possuía (Gênesis 15:2; cf. 24:12-14);

  • O segundo é o exemplo de José, filho de Jacó. Antes de se tornar governador do Egito, José foi mordomo da casa de Potifar (Gênesis 39:4,6);

No sentido figurado, o conceito da mordomia foi explorado muitas vezes no Novo Testamento com o objetivo de ensinar sobre as responsabilidades dos crentes. O próprio Jesus usa a figura do mordomo em algumas de suas parábolas (Lucas 12:42-48; 16:2-4; etc.).

Quando falamos de mordomia cristã precisamos ter em mente, que o fato de servir ao Senhor não nos concede regalias; pelo contrário, mordomia cristã está associada em gerir bem, cuidar bem daquilo que o Senhor nos deixou. O mordomo é a pessoa encarregada de cuidar da casa e de tudo que o seu senhor confiou em suas mãos. Com base nisso temos a necessidade de identificar o que Deus nos deu, para que possamos cuidar, administrar e gerir do melhor modo possível.

A mordomia cristã deve partir do verdadeiro fundamentalismo de que Deus é o criador e o sustentador de todas as coisas. Isso quer dizer que Ele é o dono de tudo, e nada nos pertence. Temos o costume de nos enxergar como donos das coisas, mas na verdade somos simplesmente mordomos.

Como cristão precisamos reconhecer, distinguir o que podemos fazer e o que devemos cuidar bem. Jesus ao se sacrificar na cruz, nos deu salvação, e esse é o primeiro e principal aspecto que precisamos cuidar. Quando aceitamos Jesus como nosso único e suficiente Salvador, estamos dando o primeiro passo em direção à vida eterna, entretanto, não podemos pensar que basta isso, adotando como premissa que uma vez salvos, sempre salvos. Assim como todo presente precioso, temos de cuidar com todo o carinho do bem mais precioso que temos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (235.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com