TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mordomia Cristã

Por:   •  7/6/2017  •  Artigo  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  1.483 Visualizações

Página 1 de 7

MORDOMIA CRISTÃ

Daniela Fagundes Benedito

Prof. Osni Renato Benedito

Instituto Teológico Quadrangular -ITQ

Curso Livre de Teologia -EAD

VIVÊNCIA CRISTÃ

04/04/2017

Resumo

  A mordomia cristã é um estilo de vida. É o estilo de vida de uma pessoa que conhece e aceita o senhorio de Jesus Cristo, e trabalha em sociedade com Deus, atuando como seu agente na administração de Seus negócios na terra. Os mordomos reconhecem o senhorio de Deus e lhe entregam, através do discipulado, todas as áreas da vida. O discipulado, que move toda a vida na direção de Deus, acontece sob a direção do Espírito Santo, que vai recriando no crente a imagem de Deus. A fiel mordomia é o estilo de vida cristão e o resultado feliz de uma relação pessoal de segurança em Cristo Jesus, Desse modo, a mordomia cristã permeia cada área da vida de uma pessoa e, por conseguinte, da igreja. Ela provê o fundamento e a motivação para ministrar e testemunhar. Viver em sociedade com Deus, é modelar as prioridades e o enfoque. À medida que os crentes crescem nessa sociedade, o Espírito Santo os guia para prover o apoio financeiro para a igreja, como corpo de Cristo.

Palavras - Chaves – Mordomia, estilo de vida, fidelidade.

1 INTRODUÇÃO

    Nos termos mais simples possíveis, um mordomo é uma pessoa encarregada de gerenciar e ser responsável pela propriedade ou negócio de outrem. O termo pode ser simples, mas o conceito é amplo. O Espírito Santo deve operar, senão as nossas boas intenções não nos levarão a nada. As boas obras que fazemos é Deus quem faz por nós , segundo Isaías 26:12 “... todas as nossas obras tu as fazes por nós.” Não existe cristianismo sem uma sociedade íntima com Deus. A maior paixão do mordomo fiel é Cristo Jesus e este crucificado. O assunto da mordomia, em forma mais plena, abrange muitos aspectos da vida e da experiência cristã, tais como nosso tempo, nossas influências e nosso serviço. Mas não há dúvida de que a mordomia de nossos meios é um aspecto vitalmente importante desse assunto.

2- DEFINIÇÃO

      A palavra MORDOMIA vem do termo MORDOMO que significa “O maior da casa”, e é tão antigo quanto o costume de se ter criados na casa; era alguém a quem o dono da casa confiava tudo o que possuía para ser por ele administrado. Nada era dele, porque tudo era do seu senhor, inclusive ele mesmo. Que é o caso de Eliezer, servo de Abraão (Gn.24.2) e José, servo de Potifar (Gn.39.4) por exemplo.

     A palavra mordomo em português, vem do latim majordomus, que tem o mesmo significado do grego oikonomo V( oiko V- oikos, casa e nomo V –governo). Major, em latim é maior ou principal servo, o que administra a casa do seu senhor.

     Toda a mordomia cristã começa com a graça divina, o amor de Deus para com o ser humano. Essa graça demonstra a nós pecadores, uma amor que nos procura e nos redime sem contar o custo.

2.1 BASE DA MORDOMIA CRISTÃ

      Deus é o dono de tudo. Davi declarou esta verdade: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl. 24.1). Todas as coisas foram feitas por Deus , não existem dois princípios criadores, apenas um e este é Deus. Portanto, Ele é o proprietário da sua criação. O homem é mordomo de Deus e o próprio Deus o constituiu assim, seu despenseiro, depois de criar tudo: “E Deus os abençoou e lhe disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que rasteja pela terra”(Gn.1.28).  

     O crente tem um motivo próprio, não nos pertencemos a nós mesmos, pertencemos a Deus duas vezes: primeira, porque Ele nos fez; segunda porque Ele nos remiu. Esta é a nossa motivação para servi-lo.

3.  A EXTENSÃO DA MORDOMIA

 A igreja, como instituição, recebeu de Deus uma mordomia, ela é responsável diante de Deus pelo bom desempenho dessa mordomia. A integridade de um fruto de mordomia nós podemos ver quando Jesus ensinou por parábola: “O seu senhor lhe disse: Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor.” (Mt.25.21). O mordomo fiel ainda que tenha recebido poucos talentos, será colocado sobre o muito. O infiel, no pouco ou no muito será punido pelo Senhor.

Sobre as possessões matérias, todas as propriedades tem um papel social. Deus nunca teve a intenção de acumular um mordomo com bens materiais sem que este fizesse a distribuição proporcional de suas rendas. O estado tem sua porcentagem e Deus também, as viúvas e os órfãos tem sua parte, os pobres, e assim Deus estabeleceu para cada mordomo as devidas prioridades.

O mordomo contribui com dízimos e ofertas voluntárias, tempo, talentos, trabalhos, etc. A igreja foi fundada por Jesus Cristo, ela é a agência do Reino de Deus na terra, cada membro da igreja é um mordomo e tem responsabilidades. A igreja está apta para receber as dádivas do mordomo e administra-las para o crescimento do Reino de Deus na terra.

Somos mordomos também dos dons, Paulo fala da diversidade dos dons que o Espírito Santo deu a igreja e declara que a manifestação do Espírito Santo é dada a cada um para o que for útil.  

           

  A busca diária de uma vida ajustada por Jesus é o surgimento de uma nova imagem de nós mesmos. Ele nos selou como sua propriedade e colocou sobre nós o seu espírito em nossos corações para que o mundo possa enxergar através das nossas vidas a graça abundante de Deus de modo que as outras pessoas saibam mais sobre Deus por nos conhecer. Este é o desafio da igreja também, quando falamos sobre espiritualidade e que esta espiritualidade está voltada a Deus, temos que compreender que isso tudo tem que ser resultado da maneira com que enxergamos as pessoas, é preciso ser feita a diferença, serem apresentadas alternativas de comunhão com todos e principalmente com Deus. Todo ser humano tem a necessidade espiritual, o pensar sobre Deus, mas por vezes isso não é o que acontece, o que se prega hoje neste mundo voltado ao crescimento financeiro, é que de fato leva as pessoas a serem como máquinas, esquecendo do seu criador, onde o que tem mais, o que sabe mais, o poder e o status são as maiores cobiças dos homens. Cabe a igreja então ter de fato caminhos para este indivíduo encontre a Deus, este caminho de espiritualidade começa pela integração, um exercício não muito fácil, ai nos lembra os passos do Apóstolo Paulo, onde nos mostra que se tivermos a ousadia de conseguirmos reunir diferentes categorias que existem na cidade, teremos dado um grande salto no que diz respeito a toda espiritualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com