TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MORTE, A RELIGIÃO E O SENTIDO DA VIDA

Por:   •  11/6/2020  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

A morte, a religião e o sentido da vida.

Uma das principais características que nos fazem ser reconhecidos como seres humanos é o fato de questionarmos tudo, Platão mesmo dizia “Homem: um ser em busca de significado”, e é isso que sempre estamos atrás. O significado de “por que nascemos ?” ou até mesmo “por que morremos?”, o ciclo inevitável da vida.Com isso vem um grande questionamento “O que há após a morte?” culturas e religiões tendem a responder seguindo suas próprias crenças, desde de reencarnações há festas comemorativas em cemitérios.

Somos naturalmente propensos a procura sentido em tudo então quando há morte em volta, afinal todos um dia podem perder um ente querido, temer a morte pode ser inconsciente fazendo pensar o que há após. Pois uma das únicas questões em que a concordância e que a morte é inevitável faz parte do ciclo da vida, nascemos de um pai e de uma mãe, crescemos (criamos sabedoria) e por fim morremos não há como evitar Sigmund Freud dizia “Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte”. Mas o que há após a morte é o que cria divergências.

Divergências que variam entre culturas e religiões cada uma contando suas histórias e suas crenças. E ainda tem as pessoas que passaram por experiencias traumáticas que afirmam que há algo após a vida e outros afirmam a luz a ser seguida, onde no final há Deus.

A vida após a morte é um pensamento que vem sendo cultivados já a anos, desde o Egito Antigo, onde há vestígios nas tubas dos faraós contendo descrições de feitiços religioso e mágicos para passar de vida para vida após a morte. Ou até a crenças mais conhecidas como céu e inferno.

E com o passar do tempo a ciência não ficou de fora, mostrando um novo meio de se ver e pensar sobre a vida após a morte. Começou com estudos de casos de pessoas que tiveram ataques cardíacos, aqueles que tecnicamente estiveram mortos e retornaram , mostrado pela ciência o corpo tem um período de tempo que ele começa a se decompor/morrer então os médicos tem esse período de tempo para que possa ser possível reviver o corpo e após analisam as sensações/experiencias  que essas pessoas tiveram quando estavam no estado de morte,. Mas no sentido de alma onde várias culturas acreditam que ela não morre a ciência a define como consciência. Com esses estudos ele tem objetivos de conseguir “trapacear a morte”, e que talvez num futuro próximo seja possível colocar sua essência, consciência em um sistema para quando o corpo morrer a consciência continuar vivendo e ser possível conhecer seus próprios antecedentes.

Mesmo com a ciência progredindo como foi desde sempre afinal com nosso processo de desenvolvimento e evolução conseguimos sair de selvas e da vida selvagem para uma humanidade que tem remédios para a cura de quase tudo, ela ainda não consegue criar maquinas que atingem as mesma racionalidade que o homem, já que essas maquinas não tem a alma do homem e a ciência também ainda não conseguiu levar a vida a imortalidade, e sabendo disso as pessoas tendem a se empenhar em ser lembrados já que sabem que vão morrer no final de qualquer jeito.

“A morte não nos preocupa, pois enquanto existimos, a morte não está aqui. E quando ela chega, nós não mais existimos “
- Epicuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (366.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com