TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENTIDO DA VIDA

Artigos Científicos: O SENTIDO DA VIDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

A ciência contraria a visão antiga do homem como ser criado por Deus, com um lugar à parte e privilegiado na criação. Para a ciência somos descendentes das bactérias e, mais directamente, de símios. Muitos dos nossos genes são comuns a animais como o rato ou mesmo a mosca.

Ensaio/Comentário

Ciência e Sentido da Vida

Todos os seres orgânicos que vivem sobre a Terra, descendem provavelmente de uma única forma primordial, na qual a vida foi insuflada pela primeira vez.

Charles Darwin, 1809-1882, naturalista inglês, A Origem das Espécies.

O ascendente directo do homem é provavelmente um quadrúpede peludo, com cauda e orelhas pontiagudas, eventualmente vivendo em árvores.

Charles Darwin, 1809-1882, naturalista inglês, The Descent of Man

Da guerra da natureza, da fome e da morte, advém directamente o mais elevado objectivo que podemos conceber, nomeadamente a produção de animais mais perfeitos.

Charles Darwin, 1809-1882, naturalista inglês, The Descent of Man

O homem, com todas as suas nobres qualidades… ainda conserva na sua estrutura corporal o selo indesmentível das suas baixas origens.

Charles Darwin, 1809-1882, naturalista inglês, The Descent of Man

Que livro poderia o secretário do diabo escrever sobre a imperfeição, os desperdícios e os disparatados, baixos e horrivelmente cruéis trabalhos da natureza.

Charles Darwin, 1809-1882, naturalista inglês, Correspondence of Charles Darwin

A selecção natural é um relojoeiro cego; cego porque não antecipa, não planeia consequências, não tem um fim em vista, embora os seus resultados nos impressionem vivamente e pareçam ser a de um mestre relojoeiro, envolvendo design e planeamento.

Richard Dawkins, sociobiólogo inglês, The Blind Watchmaker

Somos máquinas de sobrevivência - veículos robotizados cegamente programados de modo a preservarmos as moléculas egoístas a que chamamos genes. Essa é a verdade que me enche de espanto.

Richard Dawkins, sociobiólogo inglês, The Selfish Gene

Dentro de cada um de nós há um trilião de cópias de um enorme documento escrito num código digital e preciso, sendo cada uma dessas cópias tão real quanto um livro de verdade. Estou a falar, claro está, do DNA das nossas células.

Richard Dawkins, sociobiólogo inglês, em The Richard Dimbleby Lecture: Science, Delusion and the Appetite for Wonder

Eles estão em si e em mim; eles criaram-nos, corpo e mente; e a sua preservação é o fim último da nossa existência racional… Eles dão pelo nome de genes, e eles são as nossas máquinas de sobrevivência.

Richard Dawkins, sociobiólogo inglês, The Selfish Gene

Não há qualquer força espiritual guiando-nos, palpitando, pesando, pululando, protoplásmica, qual geleia mística. A vida é apenas bytes, bytes, e bytes, ou informação digital.

Richard Dawkins,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com