TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mulher Samaritana

Por:   •  12/5/2017  •  Dissertação  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  1.444 Visualizações

Página 1 de 10

A MULHER SAMARITANA

Texto básico: JOÃO 4. 1-42

INTRODUÇÃO

Jesus estava voltando para Galileia, e de forma estratégica decidiu passar por Samaria. O texto diz: “era-lhe necessário atravessar a província de Samaria” - não era uma necessidade geográfica, ou seja, esse não era o único jeito de chegar a Galileia partindo do sul. Ele podia ir para a Galileia sem passar por Samaria, até porque a relação entre judeus e samaritanos era muito ruim, e, portanto, era sempre arriscado atravessar as terras samaritanas. Porém, como o evangelho de João nos diz, “era-lhe necessário atravessar a província de Samaria”, então, pode se concluir que foi uma determinação de Jesus, ou alguma orientação que Ele recebeu do Pai, de que Ele tinha de passar por Samaria.

Jesus chega à beira do poço de Jacó na hora do almoço, lá em Sicar. Ele estava com sede e os discípulos foram comprar comida na cidade. Naquele momento veio uma mulher samaritana buscar água. O horário que essa mulher foi buscar água era absolutamente incomum, pois a região era semidesértica, fazia um calor escaldante, e as mulheres não iam atrás de água ao meio dia. O fato de aquela mulher estar lá naquela hora significava que ela tinha algum problema com a comunidade dela. Ou ela não andava com as mulheres da comunidade, porque haviam sido proibidas de andar com ela, ou ela decidiu que não iria andar com as mulheres. Não sei. Porém uma coisa é certa, algo havia acontecido.

Jesus com sede pede que ela lhe ceda água, todavia ela argumenta que um judeu não deveria pedir água a uma samaritana. A partir dai Jesus passa a ter um diálogo teológico e se revela como o Messias e revela a vida da mulher por completo que teve 5 maridos e o 6º não era seu.

O certo é que quando a mulher chega aquele poço Jesus diz a ela: “Dai-me água para beber!" Ao pedido do Mestre, a mulher reagiu: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? Porque os judeus e os samaritanos não se cheiravam."

Ao tratar com a mulher Jesus quebra preconceitos, ensina sobre a adoração verdadeira e muda a vida da mulher que se entusiasmou até ao ponto de chamar a cidade inteira para ouvir o Mestre. Assim, diante da riqueza deste texto vou lhes falar sobre três

TRÊS MENSAGENS QUE ELE TRASMITE

1. DA QUEBRA DOS PRECONCEITOS

O vocábulo preconceito significa avaliar antes, ou “avaliar os outros sem pleno conhecimento dos fatos.”

1.1. Quando Jesus encontra com a Samaritana a beira do poço de Jacó ele começa quebrar o preconceito racial, cultural, religioso e o preconceito contra a figura da mulher. E para se ter uma ideia do quanto aquele encontro de Jesus era intrigante é preciso observar que: Primeiro, um mestre não devia falar com uma mulher; segundo, principalmente se essa mulher fosse samaritana; terceiro, um judeu não podia se alimentar ou beber em prato ou cuia de samaritano, pois, se isso acontecesse, ele ficaria quarenta dias debaixo de maldição, inclusive, impossibilitado de participar do culto a Deus; quarto, um mestre era proibido discutir teologia com uma mulher. Até porque as mulheres não tinham o direito de receber nenhuma informação sobre a revelação, sobre as Escrituras e sobre a vontade de Deus. E o ódio dos judeus aos samaritanos era tão grande, que todo judeu, principalmente os fariseus, ao se levantarem de manhã, davam graças a Deus por não terem nascido nem mulher e nem samaritano;

1.2. A verdade, contudo era que aquela mulher samaritana estava sendo salva por um Deus que quebra tabus, desconsidera preconceitos e liberta os homens dos efeitos destes preconceitos, assim conclama aos preconceituosos que se arrependam enquanto é possível;

1.3. Aliás, Jesus começou a quebrar tabus e preconceitos a partir de sua genealogia. Dela fizeram parte: Tamar; Raabe; Rute, Bate Sebas e Maria. No seu ministério terreno Jesus foi financiado por mulheres como: Joana, Suzana e Maria. E quando Jesus esteve na casa das irmãs Marta e Maria, as duas tiveram atitudes distintas. Enquanto Marta se afadigava com serviço doméstico, Maria estava totalmente absorta, ouvia os ensinos do Mestre Jesus. Bebia cada uma de Suas palavras. Ela sabia que o serviço era coisa secundária e não prioritária. Até porque uma mulher não podia ficar aos pés de um mestre para lhe ouvir palavras. Jesus não foi preconceituoso;

1.4. Jesus quebrou tabus e preconceitos. Esta mensagem da quebra de preconceitos por Jesus é para este país das desigualdades no qual 57 mil pessoas são assassinadas por ano, sendo a maioria de jovens da cor negra e da camada mais pobre da sociedade... Esta mensagem é para este país em que os abusos sexuais contra mulheres negras são cada vez mais frequentes e crescentes. Esta mensagem é para os homens que violentam suas próprias esposas e fazem delas um objeto dos seus desejos... Esta mensagem é para muitos seguimentos ditos cristãos que nivelam a graça por baixo quando acham que ela não é suficiente para ir ao presídio, ao prostíbulo, ao antro de perdição. Esta mensagem da quebra do preconceito é para gente que não acredita no potencial do outro. Que desconsidera o dom de Deus e os potenciais na vida do seu companheiro e irmão na fé.

Billy Graham Disse que “preconceito é sinal de fraqueza e nunca de força; é instrumento do fanático, mas nunca do verdadeiro Cristão. Constitui um dos maiores problemas deste século, já em si tão complexo. E é problema que se avoluma à medida em que o homem moderno se afasta do caminho da misericórdia e compreensão Cristã, e se lança pela vereda escura da intolerância e da intriga. [...]. O preconceito é uma forma de roubo, pois que rouba à vítima dele o direito de se defender à barra do tribunal da razão. É também homicídio, pelo fato de tirar daqueles que se enchem de preconceitos a oportunidade de progredir e avançar.”.

O preconceito faz duas vítimas. O que sofre o preconceito que às vezes não pode se defender e o que pratica o preconceito que não conseguirá progredir e crescer na vida como pessoa.

Preconceito é o suprassumo (é o ponto máximo e mais elevado da auto veneração, do auto endeusamento e da megalomania). Qualquer pessoa que discrimine a outro ser humano é réu do inferno.

2. DA ADORAÇÃO COMO O MOTIVO MAIOR DA NOSSA EXISTÊNCIA – vv. 19-24

2.1. Jesus ensina a mulher de Samaria que não é partindo para o Judaísmo que os samaritanos deveriam se achar convertidos nem é para Jerusalém que deveriam fazer peregrinações a fim de adorar. Até porque, em Jerusalém Jesus também não achou “verdadeiros adoradores”. Pelo contrário, o Mestre achou cambistas desonrando a casa de Deus. Os verdadeiros adoradores não podem ser identificados por sua ligação a um santuário particular. Não serão achados em Jerusalém e nem tão pouco no Monte Gerezim. Até porque, os adoradores verdadeiros são aqueles que adoram o Pai em espírito e em verdade. Deus potencializou o homem para adorá-lo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com