TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

Por:   •  28/5/2018  •  Monografia  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 7

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

TEXTO: Lc 10:25-37

TEMA: JUSTIFICADO EM CRISTO

INTRODUÇÃO

        Certamente uma das mais conhecidas parábolas de Jesus, se tirar os versos 30 a 37 do seu contexto nos sentiremos tentados a pensar que para ser um bom cristão temos que ser como o bom samaritano, parábola muito usada para exortar sobre o amor ao próximo, porem a Palavra nos mostra dois diálogos que se encaixam perfeitamente:

  1. PRIMEIRO DIÁLOGO  (Vers 25-28)
  1.  VERS 25 – QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA?

 Intérprete da Lei estudioso profundo das sagradas escrituras. Se levanta para perguntar, um ato comum, naqueles tempos o professor sentava e os alunos sentavam ao seu redor, para redigir uma pergunta ele se levanta. Nesse não foi como ato de respeito, mas na tentativa de tentar Jesus. Fato já conhecido pessoas que fazem perguntas para Jesus para realizar armadilhas contra Ele (Lc 20:20 Então, eles se dispuseram a vigiá-lo, e para tanto, subornaram espiões que se fingiram justos para apanhar Jesus em qualquer eventual deslize verbal e com isso poder entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador). A ideia fazer  para herdar chega ao ponto de ser bizarro, pois não se faz para herdar, herança não é pagamento por algo, necessário é fazer parte da família.

  1.  VERS 26 - 27 - QUE ESTÁS ESCRITO NA LEI?

 Você como conhecedor o que entende? O mestre da Lei cita a referência de Dt 6 e Lv 19. Jesus que uniu esse mandamento (Mc 12:30-31). Porém nesse mesmo texto, Jesus responde a pergunta. “Qual é principal mandamento”, não que se cumprisse herdaria a vida eterna.

  1.  VERS 28 – RESPONDEU CORRETAMENTE, FAZE ISSO E VIVERÁS.

Podemos ver que de certa forma que a pergunta está errada, Razão de o primeiro mandamento ser amar a Deus é porque Ele é o centro de tudo, e se sempre conseguíssemos amar de todo nosso coração, toda alma, e de todas as forças, jamais pecaríamos, o que tem que ser feito é obedecer completamente e fazer coisas boas, se você acha que essa é a forma para herdar continue, vai seja perfeito, ame a Deus e ao próximo e você terá a vida eterna. Qualquer pessoa com mínima consciência entende que isso é suficiente para levar ao desespero.

       Em nossa imaginação não somos nós mesmo o centro do universo?

ILUSTRAÇÃO: Chega certo momento alguém que se formou contigo no colégio, essa pessoa alegre vem e diz olha essa é a foto da nossa turma, quem você vai procurar primeiro na foto?

Suponha que você teve uma discussão com alguém, após passar essa situação, mas ainda nervoso pensa em todas as coisas que poderia e deveria ter dito. E então fica passando isso em sua cabeça, me diga quem ganha a disputa? Sejamos sinceros conosco, você realmente ama a Deus? Você realmente ama seu próximo como você mesmo? A resposta de Jesus não é dar a ele um conselho de como será salvo, mas expor a rasura de seu pensamento.

  1. SEGUNDO DIÁLOGO
  1.  VERS 29 – QUEM É O MEU PRÓXIMO?

Muitos Judeus na época de Jesus (SÉCULO I) pensavam que eram capazes de guardar toda a lei, homens de muita disciplina e quando deslizassem existia o sistema sacrificial que os livraria. Havia um debate continuo de quem é o próximo. No A.T que há dois versos importantes sobre amar o próximo o conterrâneo e estrangeiro. (Lv 19:18; Lv 19:33) Tenho que amar o próximo, mas quem ele é? Ele faz a pergunta querendo justificar-se.

Faz uma pergunta para tentar colocar a lei ao seu favor, o pecado que cometemos possui um componente de autojustificativa embutido.

ILUSTRAÇÃO: Logo no primeiro pecado da humanidade Adão culpou a mulher, Eva culpou a serpente. (Gn 3:12-13) Frequentemente nos auto justificamos , grande parte de discussões é porque há a necessidade de justificarmos (abrir exemplos).

Começaremos a mudar quando entendermos que somos justificados por Deus e que vem de fora para dentro,

  1. VERS 30-36 QUAL DESTES FOI O PRÓXIMO?

Pontos interessantes da Parábola, Distância de Jerusalém a Jericó média 25KM.

Grupos eram identificados por duas características, forma de falar e roupas. Ex.: Sacerdotes – Hebraico, Campesinos – Aramaico. Através disso era possível dizer de onde vinham e que tipos de sociedade viviam.

Homem deixado para morrer, possivelmente inconsciente e nu certamente não poderia identificar quem era.

SACERDOTE – Muito deles tinham seus turnos de serviço no templo de duas semanas, provavelmente estava voltando, neste caminho evidente que existe ladrões, a condição do homem era quase morto, se o sacerdote toca em corpo morto se torna impuro, teria que retornar e ficar uma semana de purificação.

LEVITA – Assistente do sacerdote, fez a mesma coisa.

SAMARITANO – Herança complicada, raíz judaica, mas misturado com outros povos e raças, os judeus não gostam dos samaritanos e os samaritanos não gostam dos judeus. Ele não faz pergunta, salva o homem, cobre as despesas e ainda mais promete pagamento para que não os torne escravo. Jesus não o responde quem é o próximo, mas de quem eu serei o próximo, o intérprete circula e responde aquele que mostra misericórdia.

  1. VERS 37 VÁ E FAZE DA MESMA MANEIRA

Jesus expõe novamente de maneira diferente e profunda quão longe esse homem esta de entender a verdade, ele estava perdido em trilhar o caminho da vida eterna com suas próprias forças e obras.

  1. CONTEXTO DE LUCAS

Os quatros evangelhos são narrativas da paixão de Cristo, o final dos mesmos é a morte e ressurreição, no capítulo anterior (Lc 9:45;51) Jesus revela a ida em Jerusalém para sua morte ressurreição e então até o final ele está trilhando esse caminho. Não há como ler essa parábola como uma forma de ganhar acesso a Deus separada desse contexto. No final do capítulo 10 vemos a história de Marta e Maria (Lc 10:38-42) O problema não é o trabalho de Marta, claro que precisamos de mãos como de Marta, mas o problema é a amargura do seu coração. Marta, Marta está ansiosa e afadigada com muita coisa, é como se ouvíssemos falando, Marta você não precisa de trabalho para mostrar que você é mais justa, Confiar em Jesus, ouvir suas palavras, e conhecer quem é Ele, é o melhor caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com