TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Religiosidade Na Guiné

Pesquisas Acadêmicas: A Religiosidade Na Guiné. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

A religiosidade na Guiné-Bissau

A população da Guiné-Bissau é composta por mais de 30 etnias, sendo este um dos factores mais importantes para que exista a diversidade de religiões neste país. Estima-se que cerca de 50% da população pratique o animismo, 45% islamismo e 5% de Cristianismo.

A religião animista baseia-se no fenómeno da animação de objectos, ou seja, existe uma força/espírito superior na água, no fogo, no vento, na terra, em plantas, em animais, entre outros, sendo estes possuidores de sentimentos, emoções, vontades ou desejos. A crença de que os fenómenos naturais e as forças da natureza (chuva, trovões, vento, dia, noite) são responsáveis pelas atitudes dos humanos é o fundamento da ideologia religiosa animista, defendendo também que todo o ser humano é dotado de uma alma. Acredita-se também que, no culto do animismo, quando alguém morre o seu espírito é transferido para a natureza.

Já na religião islâmica existe apenas um só Deus, sendo este Alá (ou Allah). Religião que acredita em apenas um ser superior e as suas criações. No islamismo existe a crença no seu Deus único, em anjos, no julgamento final sendo este resultado de acções de cada pessoa que serão avaliadas, a crença na predestinação, ou seja, Alá sabe e possui tudo e tem o poder de decidir tudo o que acontece a cada pessoa, em profetas enviados à humanidade como Maomé e a crença nos livros sagrados como o Torá e o Alcorão. Esta religião chegou a África devido às fugas devido a perseguições em Meca e também foi divulgada devido a mercadores e marinheiros persas através do Egipto e da península do Sinai, sendo esta uma religião que ainda está em expansão mas que conta com um enorme número de seguidores.

O cristianismo uma religião monoteísta que consiste na adoração de Deus mas também de anjos, santos. É uma religião baseada na vida e nos ensinos de Jesus, sendo este considerado um messias a qual se referem Jesus Cristo. Os cristãos acreditam que a fé em Jesus Cristo lhes proporciona a salvação e a vida eterna. Após a morte os cristãos acreditam que vão para as portas do céu e que lá são escolhidos para seguir para o céu ou para o inferno dependente das suas acções tomadas durante a vida e da sua fé. Na religião cristã acredita-se que Deus exerce todo o poder sobre a natureza e seus elementos, controlando-a sistematicamente. Também acreditam que Deus é omnipotente e omnipresente, levando os cristãos a acreditar que estar a ser avaliados pelas suas acções e formas de pensamento, tentando evitar assim os pecados. Para os cristãos a morte, doença, catástrofes naturais, entre outras, são a vontade de Deus que poderá ser uma punição ou recompensa pelos seus actos levando-os à necessidade de reavaliar a sua fé.

Todas estas religiões também utilizam o fetischismo como forma de representação simbólica da sua religião, seja este um objecto animado ou inanimado, natural ou artificial, que tem como intenção valorizar e demonstrar a fé perante a sua religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com