TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia

Por:   •  19/11/2019  •  Bibliografia  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE POSITIVO

AMANDA BEATRIZ

BIANKA SKORA

BRUNA DE SÁ

GABRIELE ALCANHA

HRANNA LUIZA

MARIANA ORTIZ

RPG/DESAFIO COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA: A SOCIEDADE QUE QUEREMOS PARA VIVER

2019

CURITIBA

   O referente trabalho foi realizado por seis meninas que dividiram a situação de 2050 em seis partes diferentes, a aluna Amanda ficou com “Saúde”, Bianca com “Leis, Regras E Valores”, Bruna “Política E Economia”, Gabriele “Por que o país ficou desse jeito, e quem são os responsáveis?”, Hranna com “Segurança” e por fim, Mariana com os “Transportes”. Cada integrante do grupo entrevistou um jovem sobre o referente aspecto escolhido no trabalho, logo após, cada uma deu a sua opinião com relação ao tema. Deste modo, segue a entrevista de cada uma abaixo:

Amanda – Saúde

Entrevista realizada com uma estudante de 22 anos, do curso de Veterinária da UFPR.

   “O caos vivido em 2050 reflete a desordem social, política e econômica vivida ao longo dos anos. As desigualdades cada vez mais acentuadas exercem papel crucial no atual momento. Péssimas condições de moradia, ausência de segurança, sistema de saúde precário e falta de saneamento básico compõem a realidade da grande maioria da população. Direitos se tornam benefícios em meio a uma sociedade que discrimina e segrega. As leis, regras e valores se distorceram, favorecendo apenas alguns. O acesso à saúde torna-se um privilégio para poucos. Hospitais e postos de saúde beiram a plena desorganização, uma vez que faltam medicamentos, macas e quartos para internamento. Índices de mortes no ambiente hospitalar crescem exponencialmente, ao passo que os responsáveis (autoridades e políticos) fingem possuir controle da situação.

   A mudança de realidade é um cenário utópico, na qual só poderia ser realizada através do cumprimento das leis vigentes e da conscientização das autoridades sobre a importância do fornecimento de saúde de qualidade. A população deve exigir seus direitos, e não somente aceitar a ausência destes. “Quem imaginava uma sociedade desenvolvida e tecnológica em 2050, com certeza ficará decepcionado ao ver a desordem em que nos acostumamos a viver.”

Opinião Pessoal:

   “Com o passar dos anos, aumento absurdo da temperatura acarretou em conseqüências preocupantes, os cultivos são forçados a resistir à seca e às inundações, a produção diminuirá significativamente e isso afetou a toda população e a busca por alimento tornou-se uma guerra. Devido aos avanços que a medicina desenvolveu, o homem poderá viver até 120 anos, porém isso é uma realidade possível somente aos favorecidos civicamente e financeiramente. Casos de demência triplicaram nas últimas décadas na população carente, devido à deficiência de vitaminas no organismo causadas pela fome. Organizações clandestinas que intercedem pelos desfavorecidos tentam a todo custo ajudar os necessitados, suprimentos para saúde são desviados de dentro de hospitais de ponta por pessoas que querem ajudar os que precisam, grupos organizados em abrigos subterrâneos oferecem comida, abrigo e cuidados médicos aos que necessitam com o que eles dispõem através do furto, desvio e doações.”

Bianca - Leis, Regras E Valores

Entrevista realizada com uma estudante de 17 anos, curso de Pedagogia da universidade Positivo.

   “Pelo os fatos mencionados, era como se Hitler tivesse retornado, não existia mais liberdade de expressão, na verdade, não existia nenhum tipo de liberdade, devido aos chips implantados na população, eles tinham controle sobre tudo... localização, conta bancaria, membros da família, etc. não haveria outra saída a não ser a retirada dos chips implantados (retirada essa que não era nada fácil) e se unir as greves e manifestações para uma tentativa de um dia poder derrubar os governantes e mandantes do massacre, pois já não havia mais lugares para se refugiar ou esconder.”

Opinião pessoal:

   “Sete em cada dez mulheres no mundo já foram ou serão vítimas de violência. A maior parte das vítimas de intolerância é composta por adeptos de religiões de matriz africana. Brasil registra uma morte por homofobia a cada 16 horas. 71% das pessoas assassinadas no Brasil são negras. Dados de cerca de 30 anos atrás, que culminaram no que vemos hoje, 2050: caos. Os dados mudaram para pior. Raro é a mulher que não passou por nenhuma situação de violência. Qualquer viés religioso diferente do que aqueles que estão no poder seguem, é errado, é pecado, é crucificado. Homossexuais passaram a “não existir” por medo, ou por violência, os sangues deles escorrem pelas mãos daqueles cujo nome vem antecipado por “presidente”. Negros vivem o retrocesso, sentem o século XV novamente. Única forma de todo esse sofrimento parar e as pessoas voltarem a viver, e: voltar no tempo e impedir que pessoas erradas e inconseqüentes cheguem ao poder; Visando a impossibilidade disso, tentar revolucionar e tira-las do poder é a única opção.”

Bruna - Economia e Política

Entrevista realizada com um estudante de 21 anos, curso de Engenharia da universidade Positivo.

   “Economia e política seria centralizado o controle econômico no governo, pois a corrupção/poder dos políticos permitiria esse tipo de controle. Seria mais difícil das pessoas terem liberdade de escolha sobre o modo como querem seu futuro. Iriam ter dificuldades para ter acesso aos bens básicos. Sobre o governo teremos o voto, mas com certeza o resultado será adulterado pelo próprio governo, em alguns países teremos governantes fixos, e nos encaixaríamos em uma ditadura e sobre as redes sociais, internet e celulares o Ideal seria não, celular permite a população ter acesso a informação, o que não é bom para o governo centralizado e com poder.”

Opinião pessoal:

   “Teremos um governo ditatorial em que os beneficiados serão os grandes empresários que ajudam a desenvolver a economia, pagando por uma mão de obra barata já que o País vive uma grande crise, creio que não para conquistar os direitos de ter um trabalho digno e um governo que beneficie a todos devemos parar de fornecer a mão de obra e nos ajudar dentro de nossas comunidades para que não passassem fome, devemos parar o País seja na educação, saúde e segurança procurando atingir aqueles que nos exploram!”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com