TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEOLOGIA PÚBLICA

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

1. ATIVIDADE DA AULA 01

Os Cursos de Teologia no Brasil passaram a ser passíveis de Reconhecimento pelo Ministério da Educação, como Curso Superior. Para os cursos reconhecidos, no entanto, o MEC estabeleceu Diretrizes Curriculares Nacionais, com uma lista de capacitações/habilitações que os cursos devem oferecer aos alunos, como consta no Material Didático na Seção 4 da primeira aula, e no Parecer CNE/CES n. 60.

Sendo assim, responda:

a) Em sua leitura, estas Diretrizes Curriculares Nacionais aos Cursos de Teologia representam um avanço para o ensino teológico, ou uma intrusão do Estado na autonomia das Igrejas?

b) Que elementos do documento citado mais lhe chamaram a atenção?

O desafio da temática realizada pelas editoras religiosas e manuais clássicos. Aula 13:50

Preconceito

c) De que forma estas diretrizes poderá afetar positiva ou negativamente o ensino teológico no país?

d) De que forma este documento aproxima o ensino teológico do que é chamado nesta aula de TEOLOGIA PÚBLICA?

Fundamente suas respostas (mínimo de 30 linhas ao todo).

A Teologia como um curso reconhecido pelo MEC representa sim um grande avanço, trazendo uma tradução mais abrangente da revelação crista aos problemas do nosso tempo.

O curso é regido por parâmetros e diretrizes com maior organização, aumentado à qualidade do ensino, com base nas escrituras sagradas.

A proposta de o curso ser reconhecido foi um grande desafio devido a varias diversidades da Teologia encontrada no Brasil.

Observamos que, para que seja reconhecido, foi necessário reagir a parâmetros e diretrizes para uma crescente organização aumentando a qualidade do ensino nas Escrituras Sagradas.

Foram inseridos ainda, currículos organizados por eixos temáticos para melhor competência e habilidade aos teólogos.

Um dos problemas encontrados sobre a diversidade cristã foi sanado realizando audiências publicas e padronizando currículos para a teologia sem ferir a liberdade religiosa e a separação entre igreja e estado.

Podemos evidenciar que um dos elementos fundamentais da Escola da Teologia Pública, a Teologia Feminista, que ao ser estudado a partir de encontros entre mulheres na igreja e na sociedade, visou para buscar conquistas e carências das mulheres mais pobres e ainda verificar a relação de opressão praticada nelas; pois na época não havia teologia para mulheres, não havia diretrizes e propostas para trabalhos com mulheres.

Outro elemento que podemos citar é a Teologia Negra, que surgiu na década de 60 e teve como pastor Martin Lutter King Jr, que se preocupavam em como levar o ensinamento das escrituras sagradas para a humanidade. E no Brasil o, a Teologia Negra iniciou-se com o pastor presbiteriano negro Gayraund S. Wilmoree do teólogo metodista James H. Cone.

Após vários estudos realizados em diversas partes do mundo, a Teologia veio para dialogar, fazer uma ponte na diversidade que há entre as instituições de Teologia, de forma a ampliar as perspectivas da missão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com