TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEOLOGIA PÚBLICA

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

1. ATIVIDADE DA AULA 02

Os Direitos Humanos enquanto conceito, foram sendo construídos ao longo de séculos no Ocidente, caracterizando um dos mais importantes conceitos jurídicos e políticos da Modernidade. Neste sentido, tem sido um desafio catalogar as fontes teóricas e práticas que contribuíram para sua concepção contemporânea.

Sendo assim, realize uma pesquisa no material didático e na internet e livros e responda:

a) O que são os Direitos Humanos?

b) Qual a importância dos Direitos Humanos na atualidade?

c) Qual foi a contribuição que a tradição judaico-cristã deu à sua elaboração teórica / conceitual e no sentido de transformação social que respeite a dignidade humana?

Fundamente suas respostas (mínimo de 30 linhas ao todo).

Observamos no material disponibilizado, os primeiros documentos reivindicatórios de direitos humanos, surgiu no ano de 1976 quando se deu a Independência dos Estados Unidos, que teve como redator Thomas Jefferson, onde se manifestou no desenvolvimento de uma ideia genial já existente, constituindo os diretos e deveres de uma pessoa garantindo proteção aos direitos básicos, sem discriminação de qualquer tipo, como raça, cor, sexo, etnia, idade, idioma, religião, opinião política ou outra; e no Brasil, a Declaração dos Direitos Humanos, foi assinada em 1948, que também teve uma contribuição de forma e direta e indireta das Escrituras Sagradas para o seu desenvolvimento, onde tem a função primordial de salvar e guardar toda a vida humana.

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicas que devem usufruir todos os seres humanos, tendo acesso às condições elementares para o gozo de uma vida, além de garantir a liberdade de pensamento e de expressão e a igualdade perante a lei.

Estes são direitos universais que protegem indivíduos e grupos contra ações que possam interferir em suas liberdades e dignidade. Ou seja, eles servem para garantir que todos tenham os mesmos cuidados.

Diversas tradições e doutrinas do judaísmo são criadas e desenvolvidas com o passar do tempo. Essas tradições são seguidas de acordo com a interpretação de cada ramificação judaica. Entre as tradições mais conhecidas estão o uso de objetos religiosos, os costumes alimentares e culturais, além do uso hebraico como língua litúrgica. Definidos como um grupo etno-religioso, eles se consideram membros da tribo de Judá e são chamados de povo escolhido de Deus. Para a tradição judaica, todos os judeus são descendentes diretos dos primeiros judeus: Abraão, Isaac e Jacó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com