TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia Pastoral Fichamento

Por:   •  20/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO VOCACIONAL QUADRANGULAR

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

FICHAMENTO     

                                                      

DISCIPLINA: Teologia Pastoral

PROFESSOR: Reinaldo

ALUNO (A): Cíntia Aparecida Pereira                                         TURMA: 1º ano sábado

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Autor(es): Jaime Kemp

Título: O pastor e seu espelho

Cidade:   São Paulo                  Editora: Hagons                       p.: 139-152

Outros Dados: 1ª Edição - maio 2006

1. ARGUMENTO PRINCIPAL: (ideia central do texto)

A integridade dos homens de Deus, como como se apresentar para o seu rebanho como obreiro aprovado. É preciso avaliar a cada dia que passa o comportamento que tomar diante do mundo. Repensar as ações que é tomado frente ao pastoreio, não se deixando levar pelas sutilezas de cultura e mídia.

2. FICHAMENTO: (síntese do aluno, resumindo o conteúdo do texto)

Não necessitamos que alguém nos ensine como ser desonestos. Mesmo após termos sidos regenerados pela ação do espírito santo, senão nos submetermos ao senhorio de Cristo, voltaremos a uma vida de engano e mentiras, semelhantes a suínos que depois de limpos sempre voltam ao lamaçal. Como pregadores da palavra de Deus não devemos procurar que concordem conosco, mas com a verdade essa verdade precisa ser vivenciada diariamente em nossa vida e ministério.

Por falta de integridade tanto no abuso do poder pastoral ou na queda dos relacionamentos familiares existe uma decadência assustadora na integridade, mas comum entre os líderes masculinos, O que causa grande instabilidade na credibilidade diante de um mundo crítico e observador.

Há pouca diferença entre a ética dos religiosos e a dos não religiosos é o mais chocante.

Embora não seja possível generalizar, pois, existe muitos servos fiéis que não querem ver sua criança manchada pela falta da integridade ou por transgressões.

Para a falta de integridade existe diversas causas, mas podemos destacar uma fundamental: somos desonestos e mentirosos por natureza, nosso coração é mau (Jeremias 17.9). Existem pastores que sofrem a tentação de mascarar mentiras, transformando-as em espirituais deixando o pecado sofisticado para que os fiéis não suspeitem do seu erro.

Como o nosso coração é enganoso e mal não existe a necessidade que alguém ensine a ser desonesto, mesmo que o espírito santo tem nos regenerados se não nos tornarmos como Cristo continuaremos numa vida de mentiras e enganos.

Os pastores evangélicos estão se submetendo as sutilezas de cultura e mídia fazendo os distanciar dos valores verdadeiros e eterno. Assim como é citado na Bíblia sobre Ananias e safira que tentaram levar vantagens e acabaram caindo a sepultura por esse ato. Pensando nesse fato bíblico é possível imaginar que se fosse hoje em dia os cemitérios estariam cheios. Esse trecho bíblico nos mostra o quanto Deus considera a hipocrisia e a falta de integridade muito grave. Na formação da igreja primitiva, Deus quis demonstrar a importância da integridade e honestidade, esses ferem o corpo de Cristo isso é um pecado contra Deus. É preciso homens que não mintam e que esteja livre da hipocrisia. Nesse mundo perdido a igreja precisa fazer diferença sendo íntegra para que as pessoas sejam libertas da desonestidade e da corrupção. Isso porque existe no coração das pessoas mundanas um desejo de se livrar de sentimentos falsos, para isso é preciso que a igreja se torne sal e luz do mundo, sendo assim é preciso que a igreja mostre uma vida íntegra.

Um exemplo de integridade na Bíblia é a de Jó que apesar de passar todas as dificuldades diz que nunca afastará dele a integridade (Jó 27.5).

Existem algumas áreas da luta pastoral em relação à integridade que são muito duras: o homem íntegro não engana, não defrauda e não rouba, quantas vezes é possível ver homens evangélicos que devem não só para entidades jurídicas, mas também para pessoas envolvidas no seu cotidiano, é preciso admitir tais dívidas e se esforçar para quitá-las. Deve ser coerente com suas convicções bíblicas, quando se é pregador da palavra de Deus não deve se preocupar em que o povo concorde com sua posição, mas sim com a verdade de Deus, para isso a verdade precisa ser vivenciada todos os dias. O homem íntegro não promete aquilo que não pode cumprir, e quando trabalha com aconselhamento guarde confidencialmente o que foi compartilhado, mas que tenha sabedoria para ajudar como for preciso.

Um pastor precisa desenvolver relacionamento com todos os membros de sua igreja, mesmo que seja superficial uma palavra amiga um toque pode significar muito para alguém que precisa de conforto. Manter uma amizade profunda é precisa, porém não deve ser ostentada para o rebanho, a descrição é a chave. É melhor buscar amizades fora de sua congregação, entre a sua própria denominação ou outras semelhantes. É preciso tomar cuidado com os presentes recebidos no meio do rebanho, eles podem causar desconforto, ou até mesmo dificuldade para agir com imparcialidade é preciso fazer algumas perguntas assim mesmo na hora de tomar decisões, aquilo que vou fazer glorificar a Deus? É para o bem dos outros? Será aprovada e entendida pelo rebanho? Quando olho no espelho a quem vejo?

 É preciso ser como Jó que chamou a atenção de Deus por ser um homem íntegro e reto.


3. CITAÇÕES: (seleção de dois trechos do texto comentados pelo aluno)

Transcrição 01:                                                                                                P.: 140

Não necessitamos que alguém nos ensine como ser desonestos. Mesmo após termos sidos regenerados pela ação do espírito santo, senão nos submetermos ao senhorio de cristo, voltaremos a uma vida de engano e mentiras, semelhantes a suínos que depois de limpos sempre voltam ao lamaçal.                                                                                                                

Comentários:

Esse trecho mostra o quanto lutamos dia a dia para não ser desonestos, se não estivermos firme no caminho de Deus, já o que é desonestidade é algo que nasce conosco. É preciso vigiar

Transcrição 02:                                                                                                 P.: 145

Como pregadores da palavra de Deus não devemos procurar que concordem conosco, mas com a verdade essa verdade precisa ser vivenciada diariamente em nossa vida e ministério.

Comentários:

Esse trecho traz a verdade que é divina, muitos pregadores querem que concordem com as suas palavras deixando de lado a palavra de Deus, porém, se a palavra for a verdade de Deus não é preciso esforço para convencer o próximo, a melhor maneira de apresentarmos essa verdade é vivenciá-la.

4. CONCLUSÃO: (opinião do aluno sobre o texto)

É um texto de fácil leitura e de grande aprendizagem, seria difícil não presentear algumas pessoas com esse livro por causa da edificação que se encontra nele. É preciso que o povo de Deus independente de sua denominação volte a ser íntegro volte a mostrar a verdade divina através das suas vidas. Quando mostramos através da bíblia grandes desafios que os homens de Deus tiveram vemos o quão é difícil prosseguir no caminho, ainda sim, eles conseguiram se manter de pé mesmo com dificuldade. Esses homens são exemplos a serem seguidos, e ver as suas histórias é inspirador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com