TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Pastoral

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 7

 INTRODUÇÃO

A definição de ética segundo dicionário Aurélio é “a disciplina que estuda a moral”, podemos associar este conceito com a ética pastoral, dizendo que é o estudo relacionado aos valores referentes à “Santidade”.

A ética pastoral é o conjunto de princípios e normas, biblicamente fundadas, que servem para nortear a vida pessoal e ministerial do pastor, diz respeito ao pastor como pessoa em relação: A si mesmo; À sociedade; À família; A líder/servo de Deus; Sua igreja; Sua denominação; Sua comunidade. Na ética pastoral, existem valores que formam sua base, são eles: o respeito, confiança, discrição, sigilo, dedicação e principalmente amor ao rebanho.

A razão pela qual o pastor precisa destes padrões éticos se dá principalmente por ele ter que tomar decisões morais todo dia, e precisar estar sempre pronto a ajudar ao próximo.

Para desenvolver essas habilidades na tomada de decisões morais, o pastor precisa compreender e ter bom caráter, para saber lidar com valores e ter boa conduta, de maneira a desenvolver integridade através da visão moral. Para isso deve estar voltado sempre a palavra de Deus, a Bíblia é o principal livro na tomada de decisões dentro da ética e moralidade.

Diariamente o pastor enfrenta inúmeros problemas relacionados com sua vida pessoal e seu ministério, esses devem ser resolvidos pautados na Bíblia e preenchido com Espírito Santo.

  1. SER PASTOR – O CHAMADO

 O chamado de um pastor é um dos assuntos mais evidentes nas Sagradas Escrituras. Seu perfil e caráter são revelados tanto no Novo como no Antigo Testamento de forma impressionante e segura. “É um grande privilégio ser escolhido por Deus para fazer a sua Obra, mas é um grande dever do escolhido preparar-se para realizá-la”. ( Sandro dos Anjos).

Infelizmente muitas vezes o chamado e vocação pastoral são ignoradas por alguns grupos cristãos, principalmente no que se refere aos princípios para a sua ordenação. O que vemos muitas vezes são “pastores” realizando funções protocolares no ministério, do que ministros desempenhando o dom espiritual do apascentamento e cuidado da Igreja de Cristo. Por não terem o chamado de Deus, esses pastores estão levando o povo ao pecado, pois aprendem o que devem dizer com falhos seres humanos e usam suas próprias naturezas humanas para ensinar. É por isso que as igrejas estão desacreditadas! “Pois a pessoa só é aprovada quando o Senhor a aprova e não quando é aprovada por si mesma.” (II CORÍNTIOS 10 v. 18)

As pessoas estão sendo escravas desses pastores que pregam somente as doutrinas da natureza humana e não pregam os ensinamentos do Espírito Santo. Usam sua própria sabedoria para pregar o que o povo quer ouvir. E por isso Deus disse: “Os pastores do Meu rebanho não entendem nada; todos seguem os seus próprios caminhos e procuram os seus próprios interesses.”(ISAÍAS 56 v. 11)

Devemos compreender os significados das palavras “vocação” e “chamado”, já que ambas encontram-se interligadas. O termo vocação, do lat. vocare é a inclinação e aptidão para determinada função. Denota uma disposição natural para uma coisa; e Chamado é a confirmação da vocação para a determinada Missão. Denota o mecanismo de ação da vocação (BELMONTE, 2015).

Isso fica evidente a partir da descrição bíblica ilustrativa do pastor de ovelhas do Antigo Testamento, pois nessa esfera, a vida do pastor em muitos aspectos é sintonizada em um paralelo com os relacionamentos espirituais do líder cristão, sendo usada pelos escritores bíblicos, repetidas vezes, como uma luz eficaz para a transmissão de experiências quanto ao ministério e chamado do pastor. O pastor de ovelhas no Antigo Testamento guiava o rebanho, socorria, protegia e cuidava. Assim o pastor precisa ser, cuidar do seu povo, dedicar a vida a ele como fez Jesus.

Torna-se claro o verdadeiro chamado de um pastor. Trata-se do servo que desde seus primeiros passos na jornada cristã, junto aos seus (sua igreja e seu pastor) possui real preocupação, primeiro na proteção da igreja de Cristo, que compreende o bloqueio das contaminações do mundo, dos falsos ensinos, dos caminhos tortuosos; segundo, o zelo pelo melhor alimento através da pregação da Palavra de Deus, que edifica, exorta, consola e desperta. Um servo que revela o chamado para pastorear sempre transmitirá mensagens dentro desses quatro aspectos; e terceiro, pela liderança espiritual que faz com que vidas desenvolvam seus ministérios e alcancem seus sonhos. O pastor é um líder e seu chamado está condicionado ás suas qualidades de liderança (BELMONTE, 2015).

2. A ETICA PASTORAL

A palavra ética origina-se da língua grega; vem de “éthos” que significa ‘costume’, ‘uso’, ‘característica’. Na língua portuguesa culta esta palavra é utilizada tecnicamente pela filosofia, sociologia e antropologia dentre outros para designar o sentido: Modo de ser, temperamento ou disposição interior, de natureza emocional ou moral.

A Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.  A Ética Pastoral é a disciplina dos cursos de Teologia que estuda a conduta daquele que está investido da autoridade pastoral para liderar uma igreja local, no sentido de mostrar à luz dos evangelhos e dos escritos apostólicos aquilo que é certo ou aquilo que é errado, do ponto de vista do bem e do mal (ITQ).

Muitos querem ser pastores, mas não pensam nas responsabilidades que vão ter. Acham que ser pastor é fácil: é só chegar na igreja, ler um trecho da Bíblia, interpretar a sua maneira e recolher o dízimo. Estão muito enganados, Só o Espírito Santo pode explicar corretamente as passagens bíblicas e mostrar o que deve ser pregado. Não podemos nos esquecer que vamos ter que prestar contas a Deus por todo mal que causarem às ovelhas e pelas palavras inúteis que disserem.

Diante disto, a ética pastoral torna-se fundamental para o ministério. Quando Deus escolhe um homem para ser pastor de Suas ovelhas, Ele lhe dá sabedoria para conduzir o Seu rebanho, pois só o Senhor sabe como ensinar, educar e disciplinar Suas ovelhas. Mas infelizmente, hoje os homens não esperam o chamado de Deus, eles só fazem um seminário e acham que podem pastorear as ovelhas, desta forma, se os pastores colocassem em prática os ensinamentos de Jesus, a igreja do Senhor mudaria o coração e o modo de vida das pessoas, não seria essa bagunça que está; os membros não se sentiriam melhores do que os outros, não humilhariam os outros, não viveriam fofocando e não iriam para a igreja pensando em se exibir só porque têm bens materiais ou se vestem melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com