TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Pastoral

Por:   •  5/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 5

Teologia Pastoral (cód. 23)

1 – Cite três problemas que mais acontecem na vida do ministro.

        Dentre vários problemas que mais acontecem na vida de um ministro, escolhi citar estes três:

  1. Solidão;
  2.  Falta de ser pastoreado e de ter amizades profundas e significativas;
  3. Estar disponível 24 horas por dia.

2 – Mostre como o ministro pode evitar cada um dos problemas citados.

  1. No caso do primeiro, buscar em primeiro lugar o apoio da família e tentar se aproximar de outros ministros em ministérios de liderança, pois há uma grande dificuldade em se estabelecer laços mais profundos de amizades entre pastores e ovelhas, embora eu não esteja aqui desencorajando isso.
  2. Citei três problemas muito parecidos e as respostas se complementam; realmente um pastor ser pastoreado é uma coisa muito difícil, o único caminho que vejo nesse caso é buscar o auxílio do supremo Pastor Jesus Cristo. Ter amizades profundas e significativas é um problema não só de ministros, mas da maioria das pessoas em muitas posições de liderança, realmente a liderança é um lugar solitário, e a solução que vejo para isso é à força de vontade do ministro em investir em amizades que tenham algo em comum consigo.
  3. Se sentir solitário e ao mesmo tempo estar disponível 24 horas por dia para atender as pessoas, são algumas contradições da vida de um ministro, estar rodeado de pessoas e ao mesmo tempo ser uma pessoa que se sente sozinha. Neste caso, creio que o ministro deve se dedicar a atender suas ovelhas sempre que precisarem, mas não deixar de ocasionalmente tirar momentos para um recolhimento em particular, para um descanso especial, um passeio com a família, para que assim não seja sugado exaustivamente por suas atividades ministeriais.

3 – Leia e comente em relação ao ministro em Hb. 5. 1-4.

        Algumas qualificações são necessárias para um verdadeiro sacerdócio.  O sacerdote deve ser compassivo, manso, e paciente com aqueles que se desviam por ignorância, por pecado involuntário e por fraqueza. Ele também deve ser designado por Deus.

4 – Leia e comente em relação ao ministério em 1 Co. 4. 1-2 e Rom 10. 13 a 15 em tópicos separados diferenciando-os por letras ou números (Exemplo: 1, 23 ou a, b, c.)

  1. Despenseiro: de acordo como o dicionário Aurélio, despenseiro é aquele “encarregado da administração e fornecimento de gêneros alimentícios”, no campo espiritual, poderíamos comparar a aquele que busca na dispensa de Deus o alimento necessário para a alimentação das ovelhas do dono da despensa.
  2. Fiel: também de acordo com uma das várias definições do dicionário Aurélio, fiel é aquele que “cumpre seus contratos, é constante, perseverante, confiável”, o ministro deve ser digno da confiança de Deus e de seus irmãos.
  3. Romanos 10. 13 a 15 já destaca para nós “quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas...”, destaca-se aqui o caráter da caminhada cristã daqueles que são responsáveis por anunciar as boas novas, o ministro fiel deve ter sua caminhada cristã a cada dia mais polida em seu testemunho diante de Deus e dos homens.

5 – Analise João 10. 1-14 e descubra três características do Supremo Pastor que devem ser aplicadas a um ministro cristão.

  1. As ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz. Uma das principais características que um ministro cristão deve ter, as ovelhas o seguem porque conhecem sua voz, isso implica em ser não só conhecido, mas reconhecido pelas suas ovelhas.
  2. O bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas.
  3. Conheço as minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido.

6 – Por que o ministro é um anjo?

        Segundo o dicionário Aurélio, anjo; "Ser espiritual que segundo a teologia cristã, a hebraica e a islâmica, serve de mensageiro entre Deus e os homens". Nos dicionários bíblicos, encontramos a mesma palavra definida como: Literalmente, um mensageiro de Deus;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com